sábado, 12 de dezembro de 2020

PREFEITOS ELEITOS EM 2020 NA REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE

Situada no semiárido cearense, a região do Vale do Jaguaribe agrega a localização de 15 (quinze) municípios. No marco das eleições de 2020, estes complexos urbanísticos, juntos, chegaram ao somatório de 311.896 eleitores, número que representa 4,75% do total de votantes em todo o Estado do Ceará.

Com menos de duzentos mil eleitores em cada uma destas cidades, a eleição para prefeito e vereadores foi definida logo em primeiro turno. 

O resultado projetou a composição dos novos quadros administrativos, com a configuração partidária que se fará a partir de 2021, em que, de forma democrática, foram eleitos os novos prefeitos que assumirão os governos municipais a partir 1º de Janeiro de 2021, em:

Alto Santo - Joeni (PSD)

Ereré - Otoni Queiroz (PDT)

Iracema - Celso Gomes (PT)

Jaguaretama - Glairton Cunha (PP)

Jaguaribara - Juju (PDT)

Jaguaribe - Alexandre de Zé Sérgio (PSD)

Limoeiro do Norte - Dr. Zé Maria (PSB)

Morada Nova - Wanderley Nogueira (PT)

Palhano - Dinho do Zé do Honório (PT)

Pereiro - Estevam (PDT)

Potiretama - Luan Dantas (PP)

Quixeré - Toinho do Banco (PT)

Russas - Savio Gurgel (PDT)

São João do Jaguaribe - Raimundo César (PSD)

Tabuleiro do Norte - Dr. Rildson (PP)

Também se tem na relevância da historicidade destas eleições, o fato de que Jaguaretama foi o único município cearense a registrar um pleito eleitoral com candidatura única, em que o candidato Glairton Cunha, do PP, alcançando a conquista do eleitorado municipal, teve o resultado das urnas em consonância com as regras eleitorais, saindo, portanto, vitorioso no referido pleito. 

Na configuração do mapa partidário dos municípios nesta região, PT e PDT saíram com o mesmo número de prefeituras conquistadas, ou seja, cada um com 4 (quatro) prefeitos eleitos. Em seguida, tem-se mais um empate, desta feita, entre PSD e PP, com a conquista de 3 (três) prefeituras, e, por fim, tem-se o PSB com a conquista de 1 (um) governo municipal.