sexta-feira, 12 de março de 2021

CEARÁ É O PRIMEIRO DO PAÍS EM TRANSPARÊNCIA; SOBRAL LIDERA ENTRE MUNICÍPIOS BRASILEIROS


O Ceará está em primeiro lugar dentre os estados brasileiros mais transparentes, em uma escala de 0 a 10, segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Conforme a pesquisa, o Estado somou nota 10, junto com Espírito Santo e Minas Gerais.

Sobral,  lidera entre os municípios brasileiros com nota 10. Fortaleza conseguiu nota 9,9. Os dados fazem parte da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT). O indicador mede o grau de transparência em estados e municípios e o cumprimento da legislação.

“Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). Ao todo, foram avaliados 691 entes. Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. A avaliação da transparência passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020. Os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020”, informa a pesquisa.


Juliana Aldigueri (PDT), Prefeita de Granja, município que ficou em 3º no ranking cearense, ficando atrás apenas de Sobral e Fortaleza, destaca que sua gestão tem em seus pilares a honestidade, a integridade e o comprometimento com a população. “Esse dado só reforça que estamos no caminho certo. Fico muito realizada ao ver que nossa cidade, um município pequeno, consegue se destacar entre os grandes e mostrar que é possível fazer uma gestão de qualidade, mesmo com poucos recursos.”

O Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT), é ex-prefeito da cidade e ressalta a satisfação em ver o destaque do município em rankings nacionais e estaduais tão importantes. “Estas são conquistas que começaram a ter sua base construída há muitos anos e há muitas mãos, com auxílio de gestores, secretários e servidores competentes. Acredito que nosso município irá se destacar, ainda por muitas vezes, como um exemplo de gestão pública”.

Na mesma região, outros municípios não tiveram o mesmo êxito de Granja e Sobral, a exemplo de Camocim, que figura na posição 536 do ranking nacional com nota 5,7.