O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou, na abertura dos trabalhos, nesta quinta-feira (06/05), o retorno das sessões plenárias no modelo híbrido (presencial e virtual), e os protocolos adotados para a segurança dos servidores. O parlamentar destacou o início de tramitação de projetos importantes.
O chefe do Legislativo alertou sobre a importância de seguir os protocolos de saúde, pois as medidas têm por objetivo proteger servidores da Casa e todos que precisam, impreterivelmente, estar presentes em suas dependências.
Mesmo diante da necessidade de distanciamento social em razão da pandemia, segundo acrescentou Evandro leitão, a Assembleia Legislativa não parou os trabalhos em nenhum momento, mantidos de forma virtual. “A Assembleia tem transmitido em seus canais e suas redes sociais desde as sessões remotas, reuniões de comissões, até eventos virtuais. Realizamos ações como o Dia da Mulher, Grandes Debates, inauguramos o Núcleo de Saúde Mental e a reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher, para citar alguns”, apontou.
As ações do Governo do Estado no enfrentamento aos efeitos da pandemia, não só na saúde, mas também no campo social, que receberam aprovação no Legislativo também foram lembradas pelo parlamentar. “Mais de 125 mil famílias em situação de vulnerabilidade social começaram a receber o segundo lote do Vale Gás Social, a partir desta semana. No início de abril, 130.314 famílias de todo o Estado já haviam sido beneficiadas. No primeiro lote, 18 municípios com até 300 famílias contempladas já receberam os vales. São medidas como estas que garantem a dignidade e a segurança alimentar das famílias cearenses”, pontuou.
Projetos importantes aprovados pelos deputados em sessões remotas também foram apontados pelo presidente da AL. São propostas de parlamentares e mensagens do Governo, como o Auxílio Cesta básica; isenção de contas de água e pagamento de contas de energia; pacote de medidas para setor de alimentação fora do lar e de eventos; e aumento salarial para os professores da educação básica do Estado.
