sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Santa Casa de Sobral recebe visita de representantes da saúde indígena no Ceará para alinhar fluxo de comunicação


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) recebeu na terça-feira (30/08) a visita de representantes da saúde indígena no Ceará com o objetivo de alinhar um fluxo de comunicação no atendimento dos povos indígenas da região, facilitando o repasse de informações sobre o estado de saúde dos índios hospitalizados às assistentes sociais responsáveis por transmitirem as informações às famílias nas aldeias.

A visita foi realizada pelo coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Ceará, Ruy Monte, pelo Apoiador Técnico de Atenção à Saúde Indígena, Henrique Rosa, pelo Auxiliar Indígena de Mobilização e Políticas Sociais, Antônio Ricardo, pela Assistente Social do Polo de Saúde Indígena de Crateús, Gizele Porto, e pela Assistente Social da Casa de Saúde Indígena do Ceará Lucilene Martins (Lucinha Tremembé).

Participaram da reunião de alinhamento o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, o gerente de Enfermagem do Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa, Hobber Kildare Sousa Silva, a gerente de Enfermagem do Serviço de Gestão de Leitos da Santa Casa, Adelane de Paula Sousa, e a coordenadora do Serviço Social da Santa Casa, Marcela Pereira.

De acordo com a assistente social da Casa de Saúde Indígena do Ceará, Lucilene Martins, a visita é uma forma de elaborar estratégias de aproximação e comunicação no repasse de informações referentes a pacientes indígenas internados na Santa Casa.  “Nosso objetivo é que tenhamos pontos focais, ou seja, um fluxo definido para entrarmos em contato com o hospital e receber informações sobre o estado de saúde dos pacientes indígenas e assim repassarmos aos familiares que ficam nas aldeias”, explica Lucilene.

Segundo Klebson Carvalho Soares, diretor-geral do Complexo SCMS, contribuir para a qualidade e eficiência no atendimento da população indígena é de suma importância para a instituição. “Buscamos ofertar um atendimento de qualidade e humanizado para todos os nossos pacientes, e também já direcionamos um atendimento especializado aos povos indígenas que chegam à nossa instituição, sempre respeitando seus direitos. Alinhar esse fluxo para melhorar nossa comunicação no momento da assistência prestada a esses pacientes faz parte de nossa missão”, aponta o diretor-geral.