O depoimento é da juíza da 2ª Vara da Infância e Adolescência do Piauí, Drª Elfrida Belleza, que acompanhou a comitiva que visitou o Centro Socioeducativo e Centro de Semiliberdade, ambos em Sobral. O objetivo da visita foi conhecer o Centro Socioeducativo e a metodologia de trabalho para contribuições na elaboração do projeto arquitetônico de construção da nova Unidade de internação no Piauí.
Pelo trabalho realizado em quase sete anos de existência, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) é uma referência nacional no sistema socioeducativo. Várias comitivas de estados brasileiros já visitaram os centros socioeducativos do estado do Ceará com o objetivo de adquirir conhecimento e aplicar boas práticas em suas unidades socioeducativas.
Em Sobral, por exemplo, o Centro Socioeducativo de Sobral foi construído dentro dos padrões arquitetônicos estabelecidos pela Lei Federal, Nº 12.594/2012, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que cometem ato infracional.
O estado do Piauí veio representado também pela superintendente dos direitos humanos, Drª Sônia Maria Dias de Sousa; da Promotora de Justiça, Drª Francisca Vieira e Freitas Lourenço; dos engenheiros civis, Heitor Abreu e Tatiany Márcia Ribeiro, bem como arquiteta Maria Carvalho Pinto, a gerente de Internação, Odaisa de Jesus Teixeira, a gerente do atendimento inicial, Valdirene Pinheiro Dias, e a assessora de magistrado, Thaís Tâmara de Sousa Lopes.
A visita foi acompanhada pela chefe de gabinete Fabiana Pimenta; a coordenadora de Infraestrutura e Logística, Bianca Lobo; o diretor do Centro Socioeducativo de Sobral, Francisco Martins; o coordenador de segurança, Ivanildo Souza; a coordenadora técnica, Brígida Lima, e o gerente Cláudio Porto.