terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

ENTRE AFAGOS E INDIRETA A CIRO: OS RECADOS DE ELMANO NA ALECE

 

O governador Elmano de Freitas (PT) foi à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta segunda-feira (2) para a cerimônia oficial que marcou o início dos trabalhos parlamentares na Casa em 2026, com a abertura da 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura. A leitura da mensagem governamental, que faz parte do rito do evento, foi além do tradicional balanço de ações da gestão e também incluiu alguns recados políticos.

Em vários momentos do discurso, Elmano citou o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), de modo a agradecer pelas parcerias entre os governos estadual e federal.  O governador afirmou que Lula e seus ministros têm sido muito “sensíveis” e “atenciosos” às demandas do Ceará, ajudando em áreas estratégicas. Elmano citou a ferrovia Transnordestina, a implantação do Polo Automotivo de Horizonte e o data center do TikTok, que deverá ser o maior do Brasil.

Elmano ainda agradeceu a Lula e Camilo pelo Hospital Universitário do Cariri, a ser construído em Juazeiro do Norte. Ao falar da educação, voltou a lembrar Camilo e elogiou seu trabalho à frente do Ministério da Educação (MEC), dizendo que “ele carrega consigo a experiência de ter gerido um estado que há quase 20 anos, desde Cid Gomes e Izolda Cela, tem o compromisso de fazer da educação uma política de Estado”.

Ainda falando sobre a educação, área em que o Ceará se tornou referência nos últimos anos,Elmano lembrou os seus antecessores, de Camilo Santana a Cid Gomes (PSB). “É preciso agradecer a cada gestor anterior a mim. Quero aqui agradecer publicamente ao nosso hoje senador Cid Ferreira Gomes, ao ex-governador Camilo Sobreira de Santana, a ex-governadora Izolda Cela, aos ex-secretários e à atual secretária de Educação do Ceará, diretores, professores, equipes de apoio e comunidade escolar inteira”.

A menção a Cid várias vezes chama atenção já que há especulações sobre como o senador irá se posicionar nas eleições estaduais deste ano. Ciro Gomes (PSDB), irmão de Cid, é cotado para disputar o Governo do Estado pela oposição, podendo ser o principal adversário de Elmano. O petista deve buscar o segundo mandato.

Já Cid e Ciro estão em lados opostos na política desde 2022. O senador afirmou em declarações recentes que tem compromisso em apoiar a reeleição do governador Elmano; aliados próximos garantem que esse posicionamento está mantido.

Na Alece, Elmano reforçou a aliança com o senador Cid Gomes. “Este será um ano de muitas entregas. Portanto, um ano de olhar no olho de cada cidadão e, neste gesto, me reabastecer da determinação para trabalhar ainda mais pelo povo cearense, de mãos dadas com o presidente Lula, com o ministro Camilo, com o senador Cid Gomes, de mãos dadas com este parlamento porque o Ceará não para, não para e vai para frente, vai avançar, não irá para trás!”, falou o governador no discurso.

Elmano também se dirigiu à oposição no pronunciamento na Alece. Em uma possível crítica indireta a Ciro, o petista disse que não respeita quem se posiciona “por conveniência”. Agora na oposição ao PT, o ex-presidenciável e ex-governador está próximo hoje de políticos que já foram seus adversários e a quem já fez duras críticas como o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) e o deputado federal André Fernandes (PL).

“E tenho o maior respeito por deputados e deputadas que integram outro posicionamento político, porque são pessoas que têm lado, têm coerência, defendem aquilo que acreditam. E eu aprendi uma coisa na política. A gente respeita quem defende o que acredita e não quem se posiciona por conveniência. E a minha opção, que eu acredito, é de um Ceará melhor, mais forte, unido e junto com o presidente Lula para melhorar a vida do povo cearense”.

DISPOSIÇÃO PARA DISPUTA ELEITORAL

Na entrevista coletiva após a cerimônia na Alece, Elmano reforçou que o foco do governo em 2026 é cumprir as promessas de campanha feitas na eleição de 2022. Sobre as eleições deste ano, disse estar “muito disposto para fazer o debate”.

“Eu estou muito animado, muito confiante de que nós vamos atingir as metas que nós nos comprometemos com o povo cearense e, com muita tranquilidade, ao chegar a hora certa, fazermos o debate de avaliação do nosso governo e aí o povo cearense vai poder julgar se considera que o que tem sido feito é aquilo com o que nós nos comprometemos”.

(O Estado)