Em clima de expectativa sobre as eleições municipais de outubro – as
primeiras a seguirem as novas regras definidas pelo Congresso no ano
passado, como a que proíbe a doação de recursos de empresas – o
presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o pleito vai
mostrar que os candidatos precisarão rever suas estratégias de campanha.
Maia alertou que “o brasileiro sempre acha que no final tem jeitinho
mas desta vez não vai ter jeitinho”, disse, durante o lançamento de uma
platarforma de informações eleitorais criado pela Câmara.
“[Os candidatos] não entenderam a mudança. Não haverá financiamento.
Quando havia financiamento privado você conseguia doação para o
material. Hoje não haverá financiamento”, afirmou. O democrata lembrou
ainda que os candidatos que pensaram em estruturas de produção de
material e contratação de pessoas para panfletar nas ruas, por exemplo,
terão que repensar suas estratégias já que, sem a possibilidade de
doações, os mais de 500 mil candidatos que já se inscreveram para
disputar prefeituras e vagas em assembléias legislativas só poderão
contar com recursos do fundo partidário.
