quinta-feira, 18 de setembro de 2025

VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS FEDERAIS CEARENSES NA URGÊNCIA PARA APROVAR ANISTIA A GOLPISTAS

Os Deputados federais aprovaram na noite dessa quarta-feira (17) requerimento de urgência para analisar projeto de lei que anistia participantes das manifestações golpistas no País.

Foram 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. A data de votação do projeto, porém, ainda será definida. Com a aprovação da urgência, o texto, ainda a ser definido, não precisará passar por comissões, indo diretamente ao plenário.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que um relator será nomeado nesta quinta-feira (18) para apresentar a versão de um texto que encontre apoio da maioria ampla da Casa. 

De acordo com o presidente, há visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 e, portanto, caberá ao Plenário decidir.

Veja como se comportaram os deputados federais do Ceará

Votaram a favor

AJ Albuquerque (PP) 
Danilo Forte (União)
Luiz Gastão (PSD)
Matheus Noronha (PL) 
Dr. Jaziel (PL) 
Dayany Bittencourt (União)
André Fernandes (PL)

Votaram contra

André Figueiredo (PDT)
Enf. Ana Paula (Podemos)
Júnior Mano (PSB)
Robério Monteiro (PDT)
Yury do Paredão (MDB) 
Nelinho Freitas (MDB)
Mauro Filho (PDT) 
Luizianne Lins (PT)
Leônidas Cristino (PDT)
José Guimarães (PT)
Fernanda Pessôa (União) 
Célio Studart (PSD)

Não votou

Domingos Neto (PSD)
José Airton (PT)
Moses Rodrigues (União)

(Diário do Nordeste)

VICE-PREFEITA DE SOBRAL COMENTA RELAÇÃO COM A GESTÃO: “SINTO QUE PODERIA SER MELHOR TRATADA”

Em entrevista ao programa Izaiais Nicolau, na tarde de quarta-feira (19/9), a vice-prefeita de Sobral, Dra. Imaculada Dias, comentou sobre sua relação com a gestão do prefeito Oscar Rodrigues.

Ao lado do esposo, Dr. João Alberto Adeodato, a vice-prefeita afirmou que, apesar de ser bem acolhida e tratada pelo prefeito, sente que poderia ser melhor tratada, mais ouvida e valorizada, especialmente na participação de reuniões estratégicas quando temas relevantes para a coletividade são discutidos.

Segundo ela, a equipe de assessores do prefeito nem sempre mantém uma sinergia no que se refere a agenda, convocando-a para cobrir a ausência de Oscar de última hora, o que evidencia desafios para que ela possa cumprir sua agenda como Ouvidora Geral do Município.


(Via Sobral em Revista)

GENIAL/QUAEST: LULA MANTÉM LIDERANÇA EM TODOS OS CENÁRIOS DE 1º E 2º TURNOS


A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 18, mostra que Lula segue na liderança de todos os cenários de primeiro e segundo turnos para a disputa pela reeleição em 2026. Lula marca de 32% a 43% no primeiro turno e de 40% a 47% no segundo.

No cenário sem Jair Bolsonaro, recém-condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, os nomes mais competitivos da direita contra o petista em um primeiro turno foram Eduardo Bolsonaro, que marcou de 14% a 21%; Tarcísio de Freitas, que aparece com 17% a 20%; e Michelle Bolsonaro, com 18%.

Nos cenários de segundo turno, Tarcísio obteve numericamente o melhor resultado contra Lula. Com a margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa, o desempenho do governador de São Paulo ante Lula fica empatado tecnicamente com os de Michelle, Ciro Gomes, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.


A nova pesquisa Genial/Quaest fez 2.004 entrevistas entre 12 e 14 de setembro.

Veja abaixo os cenários de primeiro turno:

Cenário 1: Lula 32%; Jair Bolsonaro 24%; Ciro Gomes 11; Ratinho Júnior 8%; Romeu Zema 5%; Ronaldo Caiado 4%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 11%

Cenário 2: Lula 33%; Michelle Bolsonaro 18%; Ciro Gomes 13%; Ratinho Júnior 8%; Romeu Zema 6%; Ronaldo Caiado 5%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 12%

Cenario 3: Lula 35%; Tarcísio de Freitas 17%; Ciro Gomes 13%; Romeu Zema 5%; Ronaldo Caiado 6%; Indecisos 6%; Brancos, nulos e não vão votar 18%

Cenário 4: Lula 32%, Eduardo Bolsonaro 14%; Ciro Gomes 14%; Ratinho Júnior 10%; Romeu Zema 6%; Ronaldo Caiado 5%; Indecisos 6%; Brancos, nulos e não vão votar 13%

Cenário 5: Lula 40%; Tarcísio de Freitas 20%; Eduardo Bolsonaro 16%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 19%

Cenário 6: Lula 40%; Eduardo Bolsonaro 21%; Ratinho Júnior 16%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 18%

Cenário 7: Lula 42%; Eduardo Bolsonaro 21%; Romeu Zema 13%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 19%

Cenário 8: Lula 43%; Eduardo Bolsonaro 21%; Ronaldo Caiado 12%; Indecisos 5%; Brancos, nulos e não vão votar 19%

 

Veja abaixo os cenários de segundo turno:

Cenário 1: Lula 40%; Ciro Gomes 33%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 24%

Cenário 2: Lula 43%; Tarcísio de Freitas 35%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 19%

Cenário 3: Lula 44%; Ratinho Júnior 32%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 21%

Cenário 4: Lula 47%; Jair Bolsonaro 34%; Indecisos 2%; Brancos, nulos e não vão votar 17%

Cenário 5: Lula 45%; Romeu Zema 32%; Indecisos 4%; Brancos, nulos e não vão votar 19%

Cenário 6: Lula 47%; Michelle Bolsonaro 32%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 18%

Cenário 7: Lula 46%; Ronaldo Caiado 31%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 20%.

Cenário 8: Lula 47%; Eduardo Bolsonaro 29%; Indecisos 3%; Brancos, nulos e não vão votar 21%

Cenário 9: Lula 45%; Eduardo Leite 26%; Indecisos 4%; Brancos, nulos e não vão votar 25% .

CÂMARA APROVA URGÊNCIA DO PROJETO DE ANISTIA

 

Com o plenário cheio e sob os gritos de “sem anistia” a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, 17, por 311 a 163, a urgência do projeto de lei que concede anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado. Devido à dificuldade de acordo entre os líderes, a decisão foi tomada sem a formalização de um texto-base da proposta que será posteriormente levada a votação.

O projeto que teve a urgência aprovada é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), mas não deve ser votado na versão original. A ideia é que, a partir da escolha de um relator, seja construído um substitutivo capaz de agregar apoio da maioria da Câmara. As maiores divergências estão relacionadas à inclusão de Jair Bolsonaro e das outras autoridades condenadas pelo STF no processo da trama golpista.

O tema da anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro se tornou prioridade dos aliados do ex-presidente no início de agosto. Na primeira semana de trabalho do Congresso no semestre, as mesas diretoras da Câmara e do Senado foram ocupadas por parlamentares da oposição para pressionar pela votação da anistia. Desde então, deputados bolsonaristas cobram que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), paute um projeto de anistia ampla, para todos os condenados, enquanto líderes do Centrão buscam negociar uma versão “light”, que não beneficie Jair Bolsonaro e outros réus com papel de destaque na tentativa de golpe.

Motta sinalizou na reunião de líderes da terça-feira, 16, que colocaria o requerimento de urgência em pauta. Pouco antes da sessão plenária desta quarta, ficou decidido pelos líderes que o projeto de Crivella seria usado para a urgência.

STF CONFIRMA FIM AUTOMÁTICO DO AUXÍLIO-DOENÇA EM ATÉ 120 DIAS

 

Por unanimidade, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a regra que autoriza o fim automático, em 120 dias, do auxílio-doença concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem que seja necessária a realização de nova perícia médica do beneficiário.

Pela mesma decisão, o INSS também fica autorizado a estimar uma data, anterior aos 120 dias, para a cessação automática do benefício e o retorno do segurado ao trabalho, também sem perícia médica.

O caso foi julgado no plenário virtual, em sessão encerrada às 23h59 desta sexta-feira (12). 

O tema possui repercussão geral. 

Isso significa que a decisão do Supremo é vinculante, isto é, deve servir de base para a análise de todos os casos semelhantes que tramitem em qualquer tribunal do país.

Oficialmente chamado Benefício por Incapacidade Temporária, o auxílio-doença é direito do trabalhador formal que esteja regular com as contribuições previdenciárias.


FESTA DE SÃO FRANCISCO 2025 PROMETE CELEBRAR FÉ, ESPERANÇA E UNIÃO ENTRE FIÉIS SOBRALENSES

O Frei Sérgio Viana, reitor do Santuário de São Francisco de Sobral, anunciou o convite para a tradicional Festa de São Francisco de Assis 2025, que acontecerá de 24 de setembro a 4 de outubro, no santuário dedicado ao santo padroeiro.

Com o tema “Com todas as criaturas celebrarmos a Esperança” e o lema “Deus viu tudo que era bom” (cf. Gn 1,31), a programação traz dias repletos de oração, música, fraternidade e celebração, inspirados na vida de São Francisco, exemplo de amor a Deus, ao próximo e à natureza.

Segundo Frei Sérgio, a festa é uma oportunidade única de fortalecer a fé, renovar a esperança e celebrar a vida em comunidade. Ele reforçou que todas as famílias estão convidadas a participar deste momento especial de graça, mergulhando na espiritualidade franciscana e compartilhando momentos de alegria e devoção.

Não perca a chance de viver essa experiência de fé e união no coração do santuário de São Francisco!

PEC DA BLINDAGEM DEVE ENFRENTAR RESISTÊNCIA MAIOR NO SENADO

 

Aprovada com folga na Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (16/9), a chamada PEC da Blindagem deverá enfrentar resistência maior no Senado.

Senadores da base do governo Lula e até do Centrão ouvidos pela coluna têm se posicionado totalmente ou parcialmente contra a proposta.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA) disse à coluna ser contra a PEC e que trabalhou contra ela na Câmara.

O senador baiano contou que chegou a ir pessoalmente à Câmara para pedir que os deputados de seu partido não aprovassem a medida.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 7,36-50)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40 Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41 "Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43 Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: 47 os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48 E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49 Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50 Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!"

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

ALECE LANÇA PROGRAMA CEARÁ DE VALORES PARA JOVENS COM FOCO EM CIDADANIA, INOVAÇÃO E HABILIDADES PARA O FUTURO

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança, no próximo dia 22 de setembro, às 15 horas, o novo programa Ceará de Valores. O evento será no Hotel Vila Galé Fortaleza, na Praia do Futuro. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 29 anos e vai promover ações de fortalecimento da identidade, incentivo à cidadania e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como o empreendedorismo. 

O programa será executado em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e tem a meta de alcançar 16 mil jovens distribuídos pelas 14 Regiões de Planejamento do Estado. 

A iniciativa busca oferecer formações aos jovens cearenses voltadas a competências socioemocionais, pertencimento cultural e preparação para os novos paradigmas sociais e econômicos. O objetivo é contribuir para a inserção dos participantes em um cenário em que o Ceará se consolida como referência em inovação, tecnologia e economia verde.

“O Ceará de Valores é um programa que nasce do compromisso desta Casa com o presente e o futuro da nossa juventude. O que estamos propondo aqui é mais do que capacitação: é abrir caminhos para que os jovens cearenses possam descobrir seu potencial, desenvolver habilidades e, acima de tudo, fortalecer sua identidade e cidadania. Queremos que cada participante encontre neste projeto uma oportunidade real de ser protagonista da sua história e da história do nosso Estado. O Ceará de Valores é um convite para que a juventude se reconheça como agente de transformação, preparado para inovar, empreender e construir um Ceará cada vez mais justo, moderno e inclusivo”, afirmou o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri. 

Sobre o Ceará de Valores

As atividades serão reunidas em três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; empreendedorismo, inovação e novas economias no Ceará.

A metodologia será híbrida (presencial e on-line). Os encontros presenciais, chamados Sábados de Valores, acontecerão nas 16 cidades-polo do programa, com oficinas, mentorias, rodas de conversa, atividades culturais e desenvolvimento de projetos. Entre os temas abordados estão design, inteligência artificial, cibersegurança e cultura digital.

Além da formação, os jovens irão apresentar seus projetos em uma feira de oportunidades, com premiação final para as iniciativas de maior destaque. Ao todo, serão selecionados 60 projetos, dos quais sairão três grandes vencedores, com premiações de 15 mil reais para o primeiro lugar; 10 mil reais para o segundo lugar; e 5 mil reais para o terceiro lugar. 

As inscrições serão on-line. O prazo e o endereço eletrônico serão anunciados no evento de lançamento.

📌 Serviço
Lançamento do Programa Ceará de Valores
Data: 22/09 (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Hotel Vila Galé Fortaleza (Av. Dioguinho, 4189 - Praia do Futuro)

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOVO GRUPO RELIGIOSO DE OSCAR RODRIGUES


Igreja Adventista do Sétimo Dia, por meio da Associação Cearense, esclarece que não possui nenhum vínculo administrativo, organizacional, doutrinário ou teológico com a nova instituição religiosa Associação Igreja Adventista Missionária (AIAMIS), surgida na cidade de Sobral.

Qualquer atividade, projeto ou iniciativa realizada pela Associação Igreja Adventista Missionária e pelo grupo religioso AIAMIS CHURCH/MINISTÉRIO ADVIR não é de responsabilidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Ceará.

Embora a nomenclatura seja parecida, reforçamos que a referida associação é uma entidade totalmente independente e não faz parte da estrutura oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

ASCOM – Associação Cearense da Igreja Adventista do Sétimo Dia

APÓS ANOS DE BENEFÍCIOS, OSCAR RODRIGUES ROMPRE COM ADVENTISTAS E LANÇA IGREJA PRÓPRIA

Depois de anos usufruindo da estrutura da Associação Cearense das Igreja Adventista do Sétimo Dia, por meio da sua AIAMS – Associação das Igrejas Adventistas Missionárias — entidade mantenedora do seu império educacional e responsável por garantir benefícios fiscais ao empresário —, Oscar Rodrigues Júnior decidiu “voar solo”.

Com divergências financeiras e de propósitos com os gestores estaduais adventistas, o empresário teve rejeitada sua proposta de criar uma “subsede” em Sobral, de onde pretendia comandar finanças, contratar pastores e missionários e ampliar a doutrina adventista sob seu controle.

Contrariado, Oscar resolveu fundar o Ministério Advir, um movimento religioso que nasce em Sobral com a pretensão de expandir-se pelo Ceará e, eventualmente, pelo Brasil, mantendo as mesmas bases bíblicas e proféticas do adventismo, mas sob seu próprio comando, principalmente o financeiro.

Veja a história contada pelo próprio Oscar, AQUI


(Via Sobral em Revista)

PEC DA BLINDAGEM: IDILVAN ALENCAR CLASSIFICA COMO "VERGONHOSO"

 


O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) adjetivou como "VERGONHOSO" a aprovação na Câmara dos Deputados em dois turnos nesta terça-feira (16) da proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem , que amplia a proteção de deputados e senadores em processos criminais.


IDILVAN ALENCAR (PDT):

Em apenas uma noite de discussão, a Câmara dos Deputados aprovou, em 1º turno (353 a favor x 134 contra) e em 2º turno (344 a favor x 133 contra), a PEC da Blindagem.

Na prática, os deputados legalizaram a impunidade. A Justiça só poderá investigar e julgar parlamentares se o Plenário da Câmara ou do Senado autorizar a abertura do processo, em votação secreta. Isso vale para diversos tipos de crimes como corrupção, homicídio, pedofilia, dentre outros. Até em casos de prisão em flagrante, a Câmara ou o Senado deverão dar o aval para a prisão.

Isso não é um problema apenas para o presente, mas também para o futuro, pois abre caminho para que organizações criminosas se instalem (ainda mais) na política e atuem sob a blindagem da lei.

A PEC segue agora para o Senado. A força popular pode reverter essa decisão vergonhosa da Câmara.
Vamos pressionar os senadores para que derrubem essa PEC.

ROGER AGUIAR ARTICULA EM BRASÍLIA EM BUSCA DE APOIO PARA SUA CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL

 

O pré-candidato a deputado federal Roger Aguiar está em Brasília, onde cumpre agenda de articulações políticas voltadas para os interesses do município de Marco – cidade que já administrou – e de outros municípios com os quais pretende contar em sua futura base de apoio.

Durante a visita, Roger aproveitou para conversar com o deputado federal Júnior Mano, que vem se movimentando para consolidar sua candidatura ao Senado com apoio do senador Cid Gomes. Nas redes sociais, Roger registrou o encontro destacando estar “dialogando sobre o futuro político do Ceará e tratando de importantes avanços para a nossa região.


(Via Sobral em Revista)

CEARÁ COMEMORA 18 ANOS DO PAIC INTEGRAL E RECEBE RECONHECIMENTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic Integral) completou 18 anos com cerimônia que destacou o desempenho do Ceará na educação infantil. Durante o evento, foram entregues troféus a nove municípios cearenses que atingiram 100% das crianças alfabetizadas em 2024. Os municípios reconhecidos foram: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. Os resultados constam no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação (MEC).


De acordo com a ferramenta federal, o Ceará foi o único estado brasileiro a alcançar 85% das crianças da rede pública alfabetizadas na idade certa, superando a meta nacional, que é de 80%.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou o desempenho do estado durante coletiva de imprensa realizada na cerimônia:

“O Ceará é uma referência no Brasil, principalmente na alfabetização. Pela primeira vez estamos tendo uma avaliação censitária por aluno, escola e município. Nós queremos fazer do Ceará um exemplo para o Brasil. Quando uma criança não é alfabetizada na idade certa, fica comprometida toda a vida escolar na Educação Básica”.

O governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou que os resultados servirão para aprimorar ainda mais a educação no estado:

“Nós queremos aproveitar essas experiências para poder elevar ainda mais o nível da educação pública do Ceará, e no ensino fundamental já é a melhor do Brasil. Nós já fomos destaque no ensino médio como o terceiro melhor resultado do país”.

O reconhecimento nacional reforça o Ceará como referência em alfabetização e demonstra o compromisso do estado com a educação infantil e o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos escolares.

GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS PARTICIPA DE SÉRIE DE REUNIÕES EM BRASÍLIA PARA TRATAR DE INVESTIMENTOS NO CEARÁ

 

Fortalecendo a parceria entre Governo do Ceará e União, o governador Elmano de Freitas participou, na terça-feira (16), de uma série de reuniões em Brasília para discutir investimentos para o estado. O gestor estadual esteve acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e pelo secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes.

Nas agendas, Elmano se reuniu com o ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a fim de tratar de projetos em parceria com o Governo Federal, como projetos na área hídrica, o Polo Automotivo do Ceará e a atração de data centers para o Estado.

“Falamos sobre a garantia de investimentos no nosso estado, pois em breve vamos lançar mais dois trechos da Transnordestina, uma obra muito importante que está sendo feita em parceria com o Governo Federal”, pontuou. “Além disso, discutimos a política de data centers para o País e para o Ceará, pois temos feito muito esforço para a atração de data centers para o Nordeste e para o Brasil”, completou.

De acordo com o governador, as reuniões tiveram resultado positivo. “As reuniões foram muito positivas para estarmos de mãos dadas e garantir esses investimentos, tanto os que já estão em curso, quanto outros que estamos atraindo”, declarou o governador.

Entre os investimentos estão o Polo Automotivo do Ceará, com R$ 400 milhões; o projeto do Eixão das Águas, de R$ 1,2 bilhão; o Cinturão das Águas, com investimento de R$ 2,08 bilhões; e o projeto de data centers, que tem previsão cerca de R$ 100 bilhões no estado.

“O Governo Federal tem discutido um projeto de medida provisória para atração de data center para o Brasil, isso é uma decisão a ser tomada com o presidente da República. E estamos acompanhando e estamos muito esperançosos que, muito em breve, o País lance essa política”, concluiu.

PRESIDENTE DO PL DECLARA APOIO A CIRO GOMES PARA VENCER O PT NO CEARÁ

Em uma entrevista ao programa “Direto ao Ponto”, da Jovem Pan, o presidente do Partido Liberal (PL)Valdemar Costa Neto, manifestou seu apoio ao pré-candidato Ciro Gomes, destacando a relevância da figura do político cearense na disputa eleitoral. Durante a conversa, Valdemar não hesitou em comentar sobre a postura contundente de Ciro, afirmando: “O Ciro já meteu o pau no Bolsonaro, já meteu o pau em mim, já meteu o pau em todo mundo; é o jeito dele.”

Valdemar recordou um encontro recente com Ciro durante um jantar, onde discutiram questões políticas. Ele mencionou que, apesar de ter três processos contra Ciro, decidiu não prosseguir com as ações judiciais, afirmando: “Tira os três, esquece, porque o Ciro mete o pau até na sombra. Agora é um fenômeno, é um fenômeno. Essa declaração enfatiza a percepção de Valdemar sobre a influência de Ciro na política cearense.

O presidente do PL também destacou a necessidade de uma estratégia eficaz para enfrentar o Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, afirmando: “Para você ver, porque é o único jeito de a gente derrubar o PT no Ceará; não tem outro jeito. O Ciro vai derrubar”. Essa declaração ressalta a importância que Valdemar atribui a Ciro Gomes como um aliado crucial na luta política no estado. As declarações de Valdemar Costa Neto revelam um cenário em que alianças estratégicas e a figura de líderes regionais como Ciro Gomes são vistas como essenciais para a oposição ao PT em um momento decisivo da política brasileira.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PEC DA BLINDAGEM

Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos nesta terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem ou PEC das Prerrogativas, que amplia a proteção de deputados e senadores em processos criminais. O texto, relatado por Claudio Cajado (PP-BA), foi uma das principais demandas na agenda legislativa da oposição.

A PEC recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários no primeiro turno. No segundo, foram 344 favoráveis e 133 contrários. O texto seguirá ao Senado após a votação dos destaques.

O texto prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com autorização prévia da respectiva Casa legislativa, em decisão a ser tomada em até 90 dias. Não havendo parecer nesse período, a ação segue adiante. Prisões só serão possíveis em casos de flagrante de crime inafiançável, e caberá aos parlamentares decidir sobre a manutenção da prisão. Também nesse caso a votação será secreta e dependerá do apoio da maioria dos membros da respectiva Casa.

A proposta também inclui presidentes de partidos, mesmo que fora do exercício parlamentar, o direito ao foro privilegiado.

Parecer do relator

Claudio Cajado proferiu parecer favorável à proposta, negando que se trate de uma prerrogativa excessiva. "Diferentemente do que se apregoa no senso comum, as prerrogativas não podem ser confundidas com privilégios incompatíveis com o princípio republicano. São, em verdade, garantias indispensáveis à própria viabilidade institucional do Poder Legislativo, pilar fundamental do Estado democrático de direito", disse.

Ele argumentou que as prerrogativas previstas na proposta "em nada destoam daquelas constitucionalmente conferidas aos Poderes Executivo, Judiciário e ao Ministério Público", e que o texto protege parlamentares contra abusos e excessos dos demais poderes. "Trata-se de resguardar garantias institucionais que pertencem, na verdade, à sociedade brasileira", reforçou.

Retirada de pauta

Após a leitura do relatório, a Câmara discutiu o requerimento de adiamento de discussão apresentado pela bancada do Psol. "Isso aqui é uma vergonha, é um escárnio com o povo brasileiro. 80% da população está contra isso. Não é prerrogativa direito de voz ou voto de deputado. É livrar deputado de casos de corrupção, de assassinato, de maracutaia de emenda, de pedofilia, do crime que quiser", argumentou o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Parlamentares da oposição defenderam a manutenção do projeto em pauta. "Quem pode ser contra o fortalecimento do Congresso Nacional? (...) Isso aqui é um grande avanço, porque inclusive, nós poderemos decidir se uma ação, se um processo criminal, deve avançar contra deputados que muitas vezes são perseguidos por suas falas. (...) Não é nenhuma blindagem, estamos retornando um texto que já vigorava na Constituição até 2000", disse Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder do bloco.

A bancada do Novo, apesar de favorável ao mérito, manifestou contrariamente à inclusão do foro privilegiado a presidentes de partidos, bem como à votação secreta, orientando a favor do adiamento de pauta. O PT se posicionou a favor do requerimento, mas o governo liberou a bancada, entendendo se tratar de matéria de interesse do Legislativo e não do Executivo.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (
Lc 7,31-35)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 31 "Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 3.2 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!' 33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: 'Ele está com um demônio!' 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: 'Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!' 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor