sábado, 30 de setembro de 2023

STF TEM MAIORIA PARA RECONHECER A OMISSÃO DO CONGRESSO EM REGULAMENTAR LICENÇA PATREERNIDADE


Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reconhecer a omissão do Congresso na regulamentação da licença paternidade. Os ministros definiram prazo de 18 meses para os parlamentares legislarem sobre a questão.

O julgamento foi retomado nesta sexta-feira (29) no plenário virtual da Corte, após cerca de um mês paralisado por um pedido de vista da ministra Rosa Weber.

 maioria foi formada justamente com o voto da magistrada, que acompanhou Edson Fachin, Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

A ação foi proposta em 2012 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A entidade pede que seja reconhecida omissão legislativa para regulamentar o direito da licença paternidade, conforme a Constituição.

A Constituição estabeleceu como direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a “licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 120” e a “licença paternidade, nos termos fixados em lei”.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 9,43b-45)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (cf. 2Tm 1,10)
 

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

GOVERNO DIVULGA AS 6.590 VAGAS DO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou, nesta sexta-feira (29/9), a adesão de 20 órgãos e entidades ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Ao todo, serão ofertadas 6.590 vagas (veja lista completa abaixo) no serviço público federal.


O edital do concurso público deve acontecer até 20 de dezembro, de acordo com a pasta da Gestão e da Inovação. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que estabeleceu as diretrizes e a estrutura do CNU. 

O CNU consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos, aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Veja a lista:

  • Ministério da Gestão e cargos transversais (ou seja, que atendem também outros órgãos): 1.480
  • Ministério do Trabalho e Emprego: 900
  • IBGE: 895
  • Incra: 742
  • Ministério da Agricultura: 520
  • Funai: 502
  • AGU: 400
  • Ministério da Ciência e da Tecnologia: 296
  • Ministério da Saúde: 220
  • Ministério da Justiça: 100
  • Ministério da Educação: 70
  • Ministério do Planejamento: 60
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Extrerior: 50
  • Ministério da Cultura: 50
  • Ministério dos Direitos Humanos: 40
  • Previc: 40
  • Aneel: 40
  • ANS: 35
  • Antaq: 30
  • Ministério dos Povos Indígenas: 30

O CORAÇÃO É UM SÍMBOLO UNIVERSAL DE AMOR E VIDA! ❤


Dia Mundial do Coração é uma oportunidade para lembrarmos que o cuidado com esse órgão vital deve ser uma prioridade. Cada batimento cardíaco é uma dádiva que nos permite viver plenamente, amar, explorar o mundo e criar memórias preciosas.

Atitudes simples podem ser imprescritíveis para proteger o coração e melhorar a saúde cardiovascular. Adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, é um ótimo começo, assim como evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e gorduras saturadas, manter uma rotina de atividades físicas e evitar estresses.

A Unimed Sobral te convida a cuidar do seu coração, adotando hábitos saudáveis que o manterão forte e vibrante por muitos anos.

#diamundialdocoração #coração #cardiologia #unimed #unimedsobral

ELEIÇÕES DE 2024 NÃO TERÃO NOVAS REGRAS


A minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara não será votada em tempo de valer para as próximas eleições. O texto foi encaminhado, ontem, para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas ninguém acredita que possar dar tempo para ser aprovada pelo plenário do Senado até o dia 3, um ano antes das eleições de 2024.

Na CCJ, o relator é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), para quem as mudanças propostas pela Câmara significam avanços na legislação eleitoral. Ele senador ponderou que o objetivo dos deputados federais é que as mudanças da minirreforma possam valer já para as eleições de 2024. Mas, para isso, a proposta tem que virar lei, pelo menos, um ano antes do pleito, ou seja, até 6 de outubro.

Isso porque a Constituição prevê que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. É o chamado princípio da anualidade eleitoral. “A minha dúvida é se nós teremos tempo hábil para aprovar tudo até o dia 5 de outubro, para que possa viger na próxima eleição — disse o relator.

Pela internet, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Teresa Leitão (PT-PE) criticaram a minirreforma. “O rabisco eleitoral só agrava: é casuístico, afrouxa a fiscalização, visa impunidade, avança mais sobre o $ público e pune negros e pardos. No Senado não cola. Devemos a reforma – digna desse nome – com debate público e democrática, sem ligeireza ou sofreguidão”, publicou Renan.

Já a senadora Teresa Leitão postou trecho de entrevista que concedeu a uma rádio: “a minirreforma foi uma maxi reforma em relação às mulheres. Mulher não é peça de xadrez, que você tira daqui e leva pra ali”. As mudanças da minirreforma simplificam a prestação de contas dos partidos e candidatos, permitem a doação de campanha por Pix, liberam o uso de recursos da cota feminina nas candidaturas de homens e exigem transporte público gratuito nos dias de eleição.  

Ainda estão previstas autorização para compra ou aluguel de veículos, aviões e embarcações com o dinheiro do Fundo Partidário, além de despesas pessoais dos candidatos. A minirreforma define, ainda, que a inelegibilidade de um político condenado por crime comum será limitada a oito anos, a contar da condenação ou renúncia. 

O texto aprovado pelos deputados também proíbe as chamadas candidaturas coletivas e altera o cálculo para vagas que não são preenchidas a partir da relação entre os votos dos partidos e o número de cadeiras (quociente eleitoral e quociente partidário).

O STF TEM NOVO PRESIDENTE: LUÍS ROBERTO BARROSO


O ministro Luís Roberto Barroso foi empossado na quinta-feira (28) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. O ministro Edson Fachin assumiu como vice.

O evento seguiu o rito de tradicional. Barroso assinou o termo de posse e fez juramento à Constituição.

“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, jurou.


A cerimônia prossegue com o discurso de representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Barroso também vai discursar.

O evento foi marcado pela participação da cantora Maria Bethânia, convidada para cantar o Hino Nacional, e também foi acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Perfil

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

GOVERNADOR ELMANO ANUNCIA CRIAÇÃO DA PATRULHA RURAL DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ


governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (27), a criação da Patrulha Rural da Polícia Militar do Ceará. O objetivo do grupamento é atuar como Policiamento Ostensivo Geral (POG) mais próximo às comunidades rurais, tanto da região metropolitana quanto do interior do estado. O chefe do Executivo cearense pontuou que a ação é fruto do diálogo com agricultores e produtores rurais.

É um pedido que escuto do povo da zona rural, que tenha uma atuação mais direta da Polícia Militar na zona rural, e é isso que estamos iniciando agora. Logo estaremos ampliando e isso garantirá também ao povo da zona rural sentir essa sensação de segurança que é muito importante”, destacou o governador. Elmano também agradeceu a Polícia Militar de Minas Gerais, que colaborou com a formação dos policiais, destacando a importância da colaboração e troca de experiências entre os estados.

Os policiais militares que irão assumir vaga no Patrulhamento Rural da PMCE passaram por uma atualização dos conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, com ênfase no policiamento de proximidade. O treinamento capacitou também os participantes a desempenharem suas funções com maior segurança nas ações e trabalharem com a proximidade da comunidade.

Inicialmente, serão 25 patrulhas com ordem de implantação começando pela Região Norte, seguindo para a Região Metropolitana de Fortaleza, e por último as regiões Sul, Sertão Central e Inhamuns. De acordo com o titular da SSPDS, a ideia é que até 2024 essas patrulhas cheguem a 100, e sempre atuando em áreas apontadas pelos órgãos de inteligência da Secretaria.

CREDITADO NESTA SEXTA, REPASSE DO 3º DECÊNDIO DO FPM


Com crescimento de 40,44%, os cofres municipais recebem nesta sexta-feira, 29 de setembro, o repasse do terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios. O valor total é de R$ 4.061.946.509,83, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 5.077.433.137,29. mesmo com a grande expansão no terceiro decêndio, o mês de setembro é o terceiro consecutivo a fechar com queda (-3,54%).

O cenário vem sendo alertado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) por meio do presidente Paulo Ziulkoski. Isso porque, a partir do início do segundo semestre deste ano, os Municípios passaram a observar sucessivas reduções nos repasses do FPM. A queda acumulada da base de cálculo do FPM em setembro se aproxima de R$ 1,8 bilhão.

As principais razões para essa redução é a queda de R$ 5 bilhões (26,8%) da arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), explicada pela redução do lucro das empresas, em especial aquelas ligadas à exploração de commodities. As restituições do IR foram elevadas em R$ 2,5 bilhões no mês, o que reduz o montante repassado aos Municípios. A perda total dos recursos a serem repassados via FPM nesse segundo semestre é de R$ 11,0 bilhões.

Confira quanto seu Município vai receber de repasse do FPM

GOVERNO DO CEARÁ LANÇA NO WHATSAPP


Com a proposta de manter o povo cearense informado sobre as ações diárias do Governo e os comunicados oficiais do Estado, está no ar o canal do Governo do Ceará no WhatsApp. Acesse AQUI (https://bit.ly/CanalGovCE) e ao abrir a conversa clique em seguir, no canto superior direito da página. Ative o sininho de notificações, que também está no canto superior direito da tela, para receber notificações sobre a publicação de novas notícias.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Jo 1,47-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)
 

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL APROVA PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA PAGAMENTO DE COMPLEMENTO SALARIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM


Câmara Municipal de Sobral aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (26/09), o Projeto de Lei que autoriza o pagamento de complemento salarial aos servidores municipais ocupantes dos cargos de enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, e parteiro, para o atingimento do piso salarial definido pela Lei Federal n° 14.434, de 04 de agosto de 2022.

Mais cedo, durante audiência extraordinária, o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, e os secretários municipais da Saúde (SMS), Letícia Reichel, e do Planejamento e Gestão (Seplag), Ramom Carvalho, apresentaram aos parlamentares o projeto de lei que trata da parcela complementar do piso da enfermagem no âmbito da administração municipal.

Durante a sessão, Letícia Reichel afirmou que o valor que o município recebeu será repassado integralmente aos profissionais da saúde. Com isso, Sobral cumpre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e as orientações do Ministério da Saúde, responsável pelo repasse dos recursos federais que irão garantir a complementação do piso.

David Duarte falou sobre o compromisso da gestão com os profissionais. “Iremos fazer a transferência desses recursos para os trabalhadores e espero que o Governo Federal faça a parte dele com relação à complementação do que está faltando”, reiterou.

BENEFICIADOS

Ao todo, o município recebeu R$ 5.946.636 referente a 997 profissionais das instituições vinculadas ao SUS. O montante corresponde ao período de maio a agosto de 2023. Conforme indicação da União, os valores estão vinculados ao CPF de cada profissional beneficiado.

A Secretaria da Saúde de Sobral informou ao Ministério da Saúde o quantitativo de 1.763 profissionais. Destes, 776 não foram contemplados no cálculo do ministério.

De acordo com o órgão, não fazem jus ao valor da complementação os trabalhadores que se enquadram em alguma destas situações: profissional sem vínculo em maio de 2023, Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) incompatível com o piso de enfermagem, carga horária incompatível, profissional não inscrito no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), remuneração já compatível com o piso estabelecido, CPF inválido ou em situação irregular, mais de dois vínculos com o setor público, idade incompatível (70 anos), e valor de remuneração acima do padrão.

O QUE DIZ A LEI

Em publicação da Lei Federal Nº 14.581/2023, o Ministério da Saúde (MS) prevê Assistência Financeira Complementar para o pagamento do piso. O STF estabeleceu que a União deve garantir o pagamento da diferença entre o piso salarial e o vencimento básico mais as parcelas fixas gerais e permanentes que o profissional recebe. Por isso, cabe ao Governo Federal transferir recursos para completar essa diferença.

O pagamento do complemento salarial de que trata esta lei levará em consideração o valor do piso salarial definido pela Lei Federal n° 14.434/22 para a carga horária de 44h semanais, devendo ser calculado proporcionalmente à carga horária semanal do servidor.

Veja a Portaria nº 1.135 AQUI

JOAQUIM DO QUINCA LEVA DEMANDAS DE ALCÂNTARAS AO GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS


Prefeito de Alcântaras, Joaquim do Quinca, acompanhado da deputada estadual Lia Gomes, esteve nesta quarta-feira (27/09), em audiência com o governador Elmano de Freitas.

Na ocasião, pode solicitar ao chefe do Executivo estadual diversas demandas que são importantes para garantir melhor qualidade de vida para a população alcantarense.

Nas suas redes sociais, Joaquim fez questão de agradecer ao governador e a deputada. “Quero agradecer a acolhida e a receptividade do governador Elmano e a gentileza em acolher nossos pedidos, e a deputada Lia Gomes por também não medir esforços para levar as necessidades do nosso povo ao Governo do Estado. Saio de Fortaleza feliz e esperançoso. Em breve, teremos MUITAS NOVIDADES para nosso Alcântaras. O trabalho não para!"

PROJETO INSTITUI CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER


Tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Indicação que institui a Campanha de Conscientização e Combate à Violência Psicológica praticada contra a Mulher. A proposta nº 174/2023, de autoria da segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Juliana Lucena (PT), ressalta a importância de focar na saúde mental feminina, principalmente "com o objetivo de inibir crimes de natureza psicológica". 

"Apesar do aumento do debate público sobre as diversas formas de violência contra as mulheres (em especial, a partir da Lei Maria da Penha), a violência psicológica continua a não ser reconhecida por grande parte das mulheres e pela sociedade em geral, como uma forma de violência. As situações de violência psicológica e moral, ainda que causem danos graves à saúde das mulheres, são mais toleradas e mais passíveis de subnotificação", alerta a parlamentar.

A proposta visa fomentar campanhas de conscientização e combate à violência psicológica praticada contra a mulher, que devem acontecer, anualmente, em órgãos e espaços públicos estaduais de qualquer natureza, com prioridade para estabelecimentos de ensino, hospitais, ambulatórios, centros de saúde, devendo ser também estimulada a parceria com organizações da sociedade civil para levá-la a outros espaços sociais. 

"Precisamos garantir o empenho do poder público no combate a esses crimes, que continuam a fazer parte da rotina de muitas mulheres", reforça Juliana. Para ela, a mobilização vai facilitar o acesso às informações e debates acerca da violência psicológica e contribuirá para que as mulheres possam identificar o ciclo da violência de outras.

MINISTRO CAMILO SANTANA AUTORIZA ESTUDO PARA IMPLANTAR FACULDADE DE MEDICINA EM BATURITÉ


ministério da Educação vai enviar uma equipe a Baturité  e iniciar estudos para a elaboração de um projeto de uma faculdade no município. A novidade foi anunciada, na noite desta quarta-feira, 27/09, no Palácio Entre Rios, sede da prefeitura do município.

“O ministro Camilo Santana conversou comigo e comunicou que vsi centralizar em Baturité todos os equipamentos de saúde voltados à educação em Baturité”, declarou o prefeito, 

O Governo do Estado anunciou a construção do Hospital Regional em Baturité. O arquiteto ex-chefe da Casa Civil, Alexandre Landim, é o responsável pelo projeto que será apreendido ao governador Elmano de Freitas.

GOVERNO DO CEARÁ DISPONIBILIZA R$ 22 MILHÕES PARA ACORDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO


Pessoas que têm dívidas a receber do Estado têm mais uma oportunidade de adiantar seus créditos. O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região lançou, no dia 6 de setembro, edital para que pessoas interessadas em participar de audiências de conciliação em precatórios devidos pelo Estado do Ceará se habilitem. Ao todo, foram disponibilizados R$ 22 milhões para pagamento de acordos. O pedido de inclusão de processos em pauta de audiência de conciliação deve ser feito até 2 de outubro.

O pedido de inclusão em pauta de conciliação pode ser feito por petição destinada aos autos do precatório – PJe de 2º grau, ou por meio eletrônico para o endereço precatorio@trt7.jus.br. Organizada a pauta, as partes e seus advogados serão intimadas para compareceram à audiência de conciliação. Outras informações estão disponíveis no edital (AQUI)

INFORME PUBLICITÁRIO


Não precisa sair do carro e nem de casa! Nosso serviço de delivery do Posto São Domingos Arco está à disposição. Peça seus itens favoritos sem sair do seu veículo e continue sua jornada com praticidade e comodidade!

Nosso número de WhatsApp é (88) 99807.2819.

#postossaodomingos #dominguito #clubedeamigos #abastecacomqualidade

CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO COMEÇA NO SÁBADO (30/9) NO CEARÁ E EM MAIS CINCO ESTADOS


Campanha Nacional de Multivacinação inicia neste sábado (30/9) no Ceará e em mais cinco estados. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até o dia 14 de outubro.

No estado, mais de 2,5 mil salas de vacinação estarão ativas para a campanha. Além disso, municípios devem disponibilizar vacinação em escolas ou locais com alta concentração de pessoas. As secretarias municipais também farão busca ativa por crianças e adolescentes não vacinados.


META

Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, a meta é atingir 90% do público-alvo vacinado para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes. As porcentagens são necessárias para manter o estado de eliminação e controle das doenças.

VACINAS DISPONÍVEIS

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas:

  • BCG,
  • Hepatite A,
  • Hepatite B,
  • Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B),
  • Pneumocócica 10-valente,
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP),
  • Vacina Oral Poliomielite (VOP),
  • Vacina Rotavírus Humano (VRH),
  • Meningocócica C (conjugada),
  • Febre amarela,
  • Tríplice viral,
  • DTP (tríplice bacteriana),
  • Tetraviral (tríplice viral/varicela),
  • HPV quadrivalente ,
  • dT (dupla adulto),
  • dTpa (DTP adulto)
  • Menigocócica ACWY.

Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina Covid-19.

SANTA CASA DE SOBRAL ATINGE A 10ª CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS DO ANO NO MÊS DO SETEMBRO VERDE


No mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebra uma conquista notável. A instituição atingiu a impressionante marca da 10ª captação de múltiplos órgãos em 2023, proporcionando uma nova chance de vida para até 60 pessoas, graças à generosidade das famílias dos pacientes doadores.

A 10ª captação ocorreu na segunda-feira (25/09), apenas dois dias antes do Dia Nacional da Doação de Órgãos, lembrado nesta quarta-feira (27/09). A equipe da Santa Casa contou com a presença de profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, que colaboram no processo de captação por meio da Central de Transplantes do Ceará. Este marco é um testemunho do comprometimento da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa e de todos os profissionais e setores envolvidos nesse processo vital.

O enfermeiro e coordenador da OPO da Santa Casa, Thiago Ribeiro, destacou a importância dessa conquista: “Alcançar a 10ª captação de múltiplos órgãos é um feito significativo. Isso não só destaca o compromisso da nossa equipe, mas também a generosidade das famílias que, em momentos difíceis, tomaram a nobre decisão de doar órgãos e tecidos, proporcionando esperança para outras pessoas".

REDUÇÃO DE PENA PARA COLLOR DE MELLO


O ex-presidente Fernando Collor de Mello, 74 anos, entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal para reduzir a pena de prisão definida pela Corte em maio por crimes envolvendo a BR Distribuidora. Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em petição enviada ao STF, a defesa do ex-presidente pede que a pena seja reduzida para 4 anos em razão de problemas na contagem e na prescrição dos crimes. Os advogados também afirmam que houve “omissões e contradições” na dosimetria da pena aplicada.

PROJETO EXIGE QUE PLATAFORMAS DIGITAIS REMOVAM NOTÍCIAS FALSAS


O Projeto de Lei 1809/23 da Câmara dos Deputados obriga provedores de internet a remover conteúdos falsos ou enganosos com potencial de causar danos à saúde da população no prazo de 12 horas. O prazo começa a contar depois que o responsável for notificado pela autoridade de saúde competente, seja ela municipal, distrital, estadual ou federal.

Autor da proposta, o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) afirma que “o negacionismo científico, o movimento antivacina e o charlatanismo encontraram nas redes sociais e nas plataformas digitais um espaço fértil para sua divulgação”.

Na avaliação dele, a baixa regulamentação do setor, ao mesmo tempo, em que permite o exercício da criatividade e da liberdade de expressão, tem como “consequência nefasta” a lentidão para responder boatos infundados que circulam nas redes.

“Se as autoridades sanitárias apontarem que conteúdos são esses, as plataformas poderão agir a tempo de evitar que esses boatos gerem danos à saúde pública”, afirma Malafaia. “Ao mesmo tempo, em que essas mesmas plataformas terão segurança de que estão contribuindo para um espaço virtual saudável e livre de mentiras”, acrescenta o parlamentar.

ESTÁ SUSPENSA A CASSAÇÃO DOS MANDATOS DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO PL CEARENSE


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos acatou o recurso impetrado pelo presidente do Partido Liberal (PL) no Estado, Acilon Gonçalves, e suspendeu o processo de cassação da chapa que elegeu quatro deputados para a Assembleia Legislativa. A medida beneficia, por enquanto, aos parlamentares Dra Silvana, Carmelo Neto, Alcides Fernandes e Marta Gonçalves, que tiveram seus mandatos cassados em maio passado.

O desembargador acatou recursos do presidente do PL favoráveis aos quatro deputados estaduais. Na decisão, o magistrado lembra que “a ocorrência do fato que gerou a suposta suspeição ocorreu em 24 de julho de 2023 e a ação foi ajuizada em 31 de julho de 2023, ou seja, dentro dos 15 dias, é salutar que se assente a tempestividade, dando-se guarida para o acolhimento do apelo especial e consequente remessa ao Tribunal Superior Eleitoral”.

Ou seja, ele remeteu à instância superior, o TSE, a discussão sobre a suspeição do juiz Francisco Érico Carvalho Silveira. De acordo com a ação do presidente do PL Ceará, o magistrado, empossado recentemente como titular do TRE teria ligações políticas com adversários de Acilon no Eusébio, Município em que o dirigente é prefeito.

'LAVA JATO' RESISTIU A DESTINAR DINHEIRO DE ACORDOS A COFRES PÚBLICOS


Diálogos apreendidos na "operação spoofing", aos quais a revista eletrônica Consultor Jurídico teve acesso, mostram que procuradores da finada "lava jato" resistiram a destinar aos cofres públicos recursos de acordos firmados pela Petrobras e pela J&F.

Em mensagens de 8 de março de 2019, um procurador identificado como Paulo — possivelmente Paulo Roberto Galvão de Carvalho — enviou arquivos não identificados no grupo de lavajatistas. Em seguida, comemorou que o grupo tenha desconstruído o argumento de que o dinheiro do acordo da Petrobras com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos deveria ir para o Ministério Público Federal. Com essa vitória, os procuradores poderiam lutar para legitimar a destinação dos recursos.

"Cara, que bom! cai como uma luva! Ontem foi mais para desfazer a maldade de que o dinheiro iria para o MPF ou que o MPF iria gerir os recursos. Agora sim temos que brigar para dizer que é possível a destinação de recursos dessa forma (e não para o caixa da União). Obrigado!", disse Paulo — os diálogos são reproduzidos nesta reportagem em sua grafia original.

Três dias depois, Paulo mencionou que Anselmo — possivelmente o procurador do MPF no Distrito Federal Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, que liderou a força-tarefa da "greenfield" — está disposto a destinar o dinheiro para o Fundo de Direitos Difusos, caso a fundação lavajatista "não seja bem aceita pela sociedade". Paulo perguntou se Deltan Dallagnol, então chefe da "lava jato", concordava com a sugestão.