Um convênio entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a Universidade de São Paulo (USP) vai garantir a realização do curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu): Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities). O documento foi assinado na semana passada, pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo magnífico reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, no gabinete da Reitoria, em São Paulo.
“Para nós, do TCE Ceará, é uma grande honra firmar essa parceria tanto pela importância da Universidade quanto pela relevância do tema,” afirmou o presidente Edilberto Pontes. Presente ao momento, a conselheira Patrícia Saboya destacou o papel orientador do Tribunal de Contas a fim de evitar atecnias que possam ser cometidas pelos gestores por falta de conhecimento.
Segundo o reitor Vahan Agopyan, “a universidade tem o dever e a obrigação de compartilhar seu conhecimento com a sociedade, e o poder público é um parceiro muito importante. Espero que esse modelo seja replicado em outros estados e com outras instituições, públicas ou privadas”.
O curso, realizado por meio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, busca ofertar serviços públicos cada vez mais qualificados, com uso de novas tecnologias e sistemas de informação. O objetivo é desenvolver habilidades para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada, a partir do impacto das novas tecnologias e da revolução digital, bem como o uso de informações estatísticas para gerar conhecimento e aprimorar as políticas públicas nas cidades urbanas.