terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

MP DO CEARÁ DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA SUSPEITOS DE SUPERFATURAR CONTRATOS DE LIMPEZA PÚBLICA EM PIRES FERREIRA

 

Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Ipu e da Comarca Vinculada de Pires Ferreira, deflagrou, na manhã desta terça-feira (03/02), a Operação “Continuum II”, que investiga suposto superfaturamento e não execução de contratos de serviços de limpeza pública da Prefeitura de Pires Ferreira. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Groaíras, Pires Ferreira, Reriutaba, Sobral e Ipu nas residências de um agente público de Pires Ferreira, de um engenheiro civil, de sócios das empresas investigadas e nas sedes destas. A pedido do Ministério Público o agente público foi afastado do cargo por 180 dias. Ele e outros cinco alvos da operação foram presos de forma temporária na semana passada.

A operação foi autorizada pelo 5º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias de Sobral. Promotores de Justiça de comarcas próximas e órgãos de investigação do MP do Ceará e policiais civis deram apoio à ação. Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos irão subsidiar as investigações do MP do Ceará.

Conforme a Promotoria de Justiça de Pires Ferreira, os contratos firmados entre as empresas e a Prefeitura do município chegam a R$ 13.066.033,80 durante o período investigado, de 2012 e 2023. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.

(MP CEARÁ)

ENTRE AFAGOS E INDIRETA A CIRO: OS RECADOS DE ELMANO NA ALECE

 

O governador Elmano de Freitas (PT) foi à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta segunda-feira (2) para a cerimônia oficial que marcou o início dos trabalhos parlamentares na Casa em 2026, com a abertura da 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura. A leitura da mensagem governamental, que faz parte do rito do evento, foi além do tradicional balanço de ações da gestão e também incluiu alguns recados políticos.

Em vários momentos do discurso, Elmano citou o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), de modo a agradecer pelas parcerias entre os governos estadual e federal.  O governador afirmou que Lula e seus ministros têm sido muito “sensíveis” e “atenciosos” às demandas do Ceará, ajudando em áreas estratégicas. Elmano citou a ferrovia Transnordestina, a implantação do Polo Automotivo de Horizonte e o data center do TikTok, que deverá ser o maior do Brasil.

Elmano ainda agradeceu a Lula e Camilo pelo Hospital Universitário do Cariri, a ser construído em Juazeiro do Norte. Ao falar da educação, voltou a lembrar Camilo e elogiou seu trabalho à frente do Ministério da Educação (MEC), dizendo que “ele carrega consigo a experiência de ter gerido um estado que há quase 20 anos, desde Cid Gomes e Izolda Cela, tem o compromisso de fazer da educação uma política de Estado”.

Ainda falando sobre a educação, área em que o Ceará se tornou referência nos últimos anos,Elmano lembrou os seus antecessores, de Camilo Santana a Cid Gomes (PSB). “É preciso agradecer a cada gestor anterior a mim. Quero aqui agradecer publicamente ao nosso hoje senador Cid Ferreira Gomes, ao ex-governador Camilo Sobreira de Santana, a ex-governadora Izolda Cela, aos ex-secretários e à atual secretária de Educação do Ceará, diretores, professores, equipes de apoio e comunidade escolar inteira”.

A menção a Cid várias vezes chama atenção já que há especulações sobre como o senador irá se posicionar nas eleições estaduais deste ano. Ciro Gomes (PSDB), irmão de Cid, é cotado para disputar o Governo do Estado pela oposição, podendo ser o principal adversário de Elmano. O petista deve buscar o segundo mandato.

Já Cid e Ciro estão em lados opostos na política desde 2022. O senador afirmou em declarações recentes que tem compromisso em apoiar a reeleição do governador Elmano; aliados próximos garantem que esse posicionamento está mantido.

Na Alece, Elmano reforçou a aliança com o senador Cid Gomes. “Este será um ano de muitas entregas. Portanto, um ano de olhar no olho de cada cidadão e, neste gesto, me reabastecer da determinação para trabalhar ainda mais pelo povo cearense, de mãos dadas com o presidente Lula, com o ministro Camilo, com o senador Cid Gomes, de mãos dadas com este parlamento porque o Ceará não para, não para e vai para frente, vai avançar, não irá para trás!”, falou o governador no discurso.

Elmano também se dirigiu à oposição no pronunciamento na Alece. Em uma possível crítica indireta a Ciro, o petista disse que não respeita quem se posiciona “por conveniência”. Agora na oposição ao PT, o ex-presidenciável e ex-governador está próximo hoje de políticos que já foram seus adversários e a quem já fez duras críticas como o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) e o deputado federal André Fernandes (PL).

“E tenho o maior respeito por deputados e deputadas que integram outro posicionamento político, porque são pessoas que têm lado, têm coerência, defendem aquilo que acreditam. E eu aprendi uma coisa na política. A gente respeita quem defende o que acredita e não quem se posiciona por conveniência. E a minha opção, que eu acredito, é de um Ceará melhor, mais forte, unido e junto com o presidente Lula para melhorar a vida do povo cearense”.

DISPOSIÇÃO PARA DISPUTA ELEITORAL

Na entrevista coletiva após a cerimônia na Alece, Elmano reforçou que o foco do governo em 2026 é cumprir as promessas de campanha feitas na eleição de 2022. Sobre as eleições deste ano, disse estar “muito disposto para fazer o debate”.

“Eu estou muito animado, muito confiante de que nós vamos atingir as metas que nós nos comprometemos com o povo cearense e, com muita tranquilidade, ao chegar a hora certa, fazermos o debate de avaliação do nosso governo e aí o povo cearense vai poder julgar se considera que o que tem sido feito é aquilo com o que nós nos comprometemos”.

(O Estado)

PROMOTORES ELEITORAIS, ASSESSORES E MEMBROS DO JUDICIÁRIO SÃO CAPACITADOS PARA DETECTAR PRÁTICAS ILEGAIS NA PRÉ-CAMPANHA

 

O Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), realizou, nesta segunda-feira (02/02), workshop para membros e assessores da instituição e do Poder Judiciário que vão atuar nas eleições 2026. Com o tema “Diretrizes Gerais sobre a Atuação do Caopel e Preparação dos Membros para Detecção dos Ilícitos Eleitorais na Pré-Campanha”, a capacitação ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.

Na abertura do curso, o procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, destacou a importância do trabalho das Promotorias Eleitorais para garantir que o pleito ocorra dentro do que determina a legislação. “O período eleitoral é sempre desafiador, mas tenho certeza de que, com a experiência desse grupo, o Ministério Público estará muito bem representado”, frisou o pgj, pontuando que a sociedade cearense confia no trabalho do Ministério Público Eleitoral.

A primeira exposição do dia foi do procurador Regional Eleitoral, Celso Costa Lima Verde Leal, que apresentou diretrizes gerais de atuação do órgão. Ele elencou algumas prioridades para este ano, como a identificação do uso de deepfake (ferramenta de inteligência artificial para criar imagens, áudios ou vídeos falsos), abusos de poder político e econômico e combate ao crime organizado. “Queremos não apenas atuar como fiscal da lei, mas trabalhar de forma colaborativa e coordenada com os promotores eleitorais para que essa atuação seja mais eficaz tanto na pré-campanha quanto no período eleitoral”, acrescentou.

Na sequência, o coordenador do Caopel, promotor de Justiça Igor Pinheiro, destacou novas diretrizes e práticas ilegais na pré-campanha. Ele acrescentou que o Centro de Apoio disponibilizará um manual com foco em ilícitos cíveis e criminais para que os promotores eleitorais possam consultar ao longo do ano. “O documento traz minutas de recomendações, incluindo uma já para o período de carnaval, para evitar que candidatos apoiados por prefeitos utilizem as festividades para se promoverem”, ressaltou o membro do MP do Ceará.

O workshop também foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). “Estamos empenhados em oferecer treinamentos e suporte aos membros e servidores que vão atuar nessas eleições”, ressaltou o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Eneas Romero. Já o coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Luiz Cogan, acrescentou, ainda, que as capacitações são oportunidade para reforçar a importância do trabalho conjunto dos promotores eleitorais. “Os colegas terão à disposição um material de qualidade e todo o apoio da nossa parte”, disse.

Ainda compôs a mesa de abertura do evento o secretário-geral do MP, promotor de Justiça Iuri Leitão. A programação ainda contou com as palestras “Propagada Eleitoral na Internet”, ministrada pela coordenadora auxiliar do Caopel, promotora de Justiça Mônia Dantas, e “Propaganda Eleitoral Antecipada: Visão Geral e Poder de Polícia. Modelos de Peças”, com exposição do coordenador auxiliar do Caopel, promotor de Justiça João Batista Fontenele Neto.

OSCAR RODRIGUES DEMONSTRA INCOMODO COM TRABALHO DA IMPRENSA SOBRALENSE

 

Durante pronunciamento na abertura dos trabalhos legislativos de 2026, na Câmara Municipal de Sobral, o prefeito Oscar Rodrigues afirmou que, no município, radialistas e blogueiros estariam fazendo mais oposição à sua gestão do que os próprios vereadores da bancada oposicionista. A declaração, no entanto, provoca um debate necessário sobre o papel institucional de cada ator na democracia.

A imprensa, por definição, não é extensão do governo nem da oposição formal. Seu papel é informar, questionar, fiscalizar e dar voz à sociedade, especialmente quando há temas de interesse público que exigem transparência e explicações. Exercitar o contraditório e apontar falhas não caracteriza oposição política, mas sim o cumprimento da função jornalística.

Se há vereadores que fiscalizam pouco ou deixam de exercer plenamente o mandato conferido pelo voto popular, essa é uma questão interna do Poder Legislativo e da relação desses parlamentares com seus eleitores. A eventual fragilidade da atuação oposicionista na Casa do Povo não pode — nem deve — ser atribuída à imprensa, que atua de forma independente e não substitui o papel constitucional dos vereadores.

Ao demonstrar indignação com a postura de comunicadores, o chefe do Executivo acaba deslocando o foco do debate. A crítica jornalística não surge por acaso: ela é reflexo de decisões administrativas, políticas públicas, prioridades orçamentárias e impactos reais na vida da população. Onde há poder, há escrutínio — e isso é um pilar da democracia.

Mais do que se incomodar com questionamentos, espera-se de qualquer gestor público maturidade institucional para compreender que uma imprensa livre e atuante fortalece a democracia, ainda que provoque desconfortos momentâneos. O contraditório não enfraquece governos; o silêncio, sim.

(Blog Sobral em Revista)

ALECE INICIA 2026 COM SESSÃO DE INSTALAÇÃO E PRESENÇA DE ELMANO DE FREITAS

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retomou os trabalhos parlamentares no Plenário 13 de Maio na manhã desta segunda-feira (02/02), dando início à 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura, com o pronunciamento do governador Elmano de Freitas. 

O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), iniciou a sessão plenária dando boas-vindas ao governador Elmano de Freitas e à vice-governadora Jade Romero, bem como aos parlamentares, secretários de estado, autoridades, servidores e imprensa, e reafirmou a parceria entre o Parlamento e o Poder Executivo como prioridade em 2026. Segundo ele, os parlamentares têm sido céleres na apreciação e na aprovação das mensagens encaminhadas pelo Governo do Estado, sempre com diálogo e debate.

O parlamentar garantiu a continuidade da boa relação entre os poderes e como ela é necessária para o desenvolvimento de qualquer estado. “A boa relação que nós tivemos nos últimos 16 anos fez com que o Estado progredisse de uma maneira muito mais rápida, muito mais efetiva. E hoje ficou claro isso com a presença não só do Legislativo, do Exército, mas também de representantes do Judiciário, reforçando o respeito ao Poder Legislativo." 

Ainda conforme o presidente, as mudanças no Regimento Interno da Alece trouxeram avanços significativos no funcionamento do Legislativo. “Conseguimos aprovar, em consenso, várias emendas de plenário, por unanimidade dos 46 deputados e deputadas, inclusive, Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Isso é muito importante. Acredito que essa parceria é frutífera e que os parlamentares estão antenados no que a rua quer, no que a população quer. É fundamental estarmos presentes e atentos às demandas da sociedade”, destacou.

Romeu Aldigueri também salientou o caráter democrático da Alece, única Casa Legislativa do Nordeste com Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). “Hoje, temos a Casa mais transparente do Brasil e a única do Nordeste com o Selo Diamante. Isso é motivo de orgulho e gratidão”, enfatizou. Ele frisou ainda a aproximação do Poder Legislativo com o povo cearense e a prioridade da gestão em fortalecer a democracia, transparência e responsabilidade social.  “O Parlamento precisa funcionar, produzir e estar aberto à população. Esse é um esforço permanente”, pontuou.

Sobre as expectativas para o ano de 2026 e o período eleitoral, o presidente acredita que os debates tendem a ser mais acalorados, mas sempre respeitando as diferenças. “Acredito que será um ano de grandes debates, enfrentamentos normais do Legislativo por ser um ano de eleições gerais, mas sempre procurando pedir aos colegas parlamentares que, em relação às questões municipais, a gente as deixe nos municípios e pense no bem comum do povo cearense”, declarou.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mc 5,21-43)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21 Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22 Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23 e pediu com insistência: "Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!" 24 Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25 Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26 tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27 Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28 Ela pensava: "Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada". 29 A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30 Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: "Quem tocou na minha roupa?" 31 Os discípulos disseram: "Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: 'Quem me tocou?'" 32 Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33 A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34 Ele lhe disse: "Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença". 35 Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: "Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?" 36 Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: "Não tenhas medo. Basta ter fé!" 37 E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38 Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39 Então, ele entrou e disse: "Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo". 40 Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41 Jesus pegou na mão da menina e disse: "Talitá cum" — que quer dizer: "Menina, levanta-te!" 42 Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43 Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.