É cada vez mais comum o lançamento de celebridades para concorrer a cargos eletivos. No rol dos famosos que pleitearão vagas em outubro, duas categorias se destacam: os esportistas e os artistas. No primeiro grupo, é forte a presença de ex-jogadores de futebol como Romário (PSB-RJ) e Danrlei (PTB-RS), ex-goleiro do Grêmio, além de Marcelinho Carioca (PSB), que concorrerão à Câmara dos Deputados. Para estadual o ex-atacante Edmundo deve sair pelo PP carioca.No time dos artistas estão os humoristas Dedé Santana (PSC-PR) e Sérgio Mallandro (PTB-SP), o cantor Netinho de Paula (PCdoB), que atualmente é vereador por São Paulo e concorrerá ao Senado; Kiko (DEM-SP), do grupo KLB, e Marcelo Yuca (Psol-RJ), ex-baterista de “O Rappa”, e o ator Stepan Necessian (PPS), vereador no Rio de Janeiro, todos tentarão vaga à Câmara.
Também devem lutar por vaga federal o estilista Ronaldo Esper (PS) e Tati Quebra Barraco (RJ), ambos pelo PTC, o mesmo partido que elegeu Clodovil Hernandes.
Outra modalidade será a dos ex- BBBs (Big Brother Brasil) na qual despontam Kleber Bambam (PTB-SP) para estadual e Jean Wyllys (Psol-RJ) para federal.