Prof. Dr. Vicente Pinto
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As estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil revelam
números similares aos de uma guerra. Neste cenário, as vítimas fatais se constituem
sério problema sócio-econômico com reflexos diretos no SUS.
No Ceará, dados do DATASUS apontam que o número de
internações hospitalares devido a acidentes com motocicletas saltou de 1.855 em
2010 para 4.735 em 2014, o que representa aumento de 155%. Em decorrência,
cresceu também o número de mortes no trânsito, a perda progressiva da mão de
obra, aumento considerável da necessidade de recursos financeiros para a
concessão de benefícios por parte do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)
e, principalmente, os transtornos com a perda de um membro da família.
Em Sobral, com
crescimento da frota, de 13.454 motos em 2006 para 48.850 motos em 2014,
observou-se concomitante aumento de 363% do número de acidentes, apresentado no
quadro comparativo abaixo. Nele estão relacionadas as principais causas de
óbito em acidentes envolvendo motocicletas no Brasil e em Sobral entre 2006 e
2014.
Causa
|
Brasil
|
Sobral
|
Colisão
carro como moto
|
41,9%
|
17,7 %
|
Queda
de moto
|
28,2%
|
43,3%
|
Atropelamento
|
14,3%
|
7,94%
|
Colisão
moto com moto
|
-
|
16,4%
|
FONTE: DATASUS
Há que se
atentar para o elevado número de colisões envolvendo motocicletas (16,4%).
Apesar dos poucos dados da literatura retratando a colisão moto com moto, no
estudo mais recente, realizado no Paraná entre 2010 e 2011, os autores relataram
que as colisões envolvendo motocicletas representavam apenas 6,2% dos
acidentes.
O quadro
comparativo da evolução do coeficiente* de mortalidade envolvendo acidentes com
motocicletas no Brasil e em Sobral entre 2006 e 2012 apresentado abaixo exige,
de todos nós, que acordemos para a gravidade do problema. Enquanto em nível
nacional o aumento foi de 33%, em Sobral o aumento da mortalidade foi de 85%.
Em outras palavras, o coeficiente de mortalidade envolvendo acidentes com
motocicletas em Sobral foi 5 vezes maior que o do País.
Ano Base
|
Brasil
|
Sobral
|
||
Coeficiente
|
Evolução
|
Coeficiente
|
Evolução
|
|
2006
|
4,6
|
33%
|
16,1
|
85%
|
2012
|
6,0
|
29,8
|
||
FONTE: DATASUS * mortalidade por 100.000 habitantes
Os dados do Departamento Estadual de
Trânsito do Ceará revelam que o número de acidentes tem crescido em proporção
superior ao aumento da frota de veículos, ao mesmo tempo em que chama atenção
para o pequeno número de condutores habilitados em relação ao tamanho da frota.
Essa realidade chama atenção para a necessidade
urgente de adoção de medidas estruturais, educativas e legais por parte do
poder público, nas diferentes esferas de governo, em especial com a implantação
de uma fiscalização mais rigorosa e eficiente sobre os usuários de
motocicletas, para reduzir o número de condutores que trafegam sob efeito do
álcool, estimular e garantir o uso correto do capacete e evitar o excesso de
passageiros em motocicletas. Faz-se necessário, também, adotar e manter
sinalização horizontal e vertical adequadas, quantitativo de profissionais de
fiscalização proporcional ao tamanho da frota circulante e às características
de fluxo de veículos, garantindo a efetivação das leis de trânsito. É também
imperativa a participação da sociedade, com destaque para as escolas, as
igrejas e, sobretudo as famílias, que devem assumir um papel de protagonista no
processo de educação para o trânsito, sob pena de sermos, todos, vítimas dessa
que se apresenta como a maior de todas as epidemias já vividas em nosso país.
Dr. Vicente Pinto
Professor Associado III do Curso de Medicina da UFC - Campus
de Sobral
(Via Blog Encontro com a Saúde)