segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SLOGANS NA POLÍITCA: FRASES QUE VENDEM, SÍNTESE DA CANDIDATURA

Um bom slogan de campanha é como uma boa foto, como um bom outdoor, como uma frase de efeito numa entrevista. Todos "falam" muito mais do que efetivamente mostram ou dizem. Uma campanha não pode ter um bom slogan se não tiver acertado o seu posicionamento, isto é : as razões mais fortes que justificam a candidatura, o "foco" da campanha, a imagem correta do candidato e as propostas que subscreve.
O slogan é, então, uma síntese do significado da candidatura. Eles forçam uma campanha a se definir numa declaração curta e numa linguagem clara.
Slogans que "pegam" e são lembrados pelos eleitores, possuem ritmo, induzem uma inflexão na forma de pronunciar a frase, e usam vocábulos fortes, plenos de significação. São estes atributos que lhe conferem a fácil e imediata compreensão, a sua memorização e, sobretudo, a capacidade de despertar sentimentos e emoções.
O slogan, como de resto a candidatura que ele sintetiza, deve estar também em sintonia com o momento em que a eleição está sendo disputada. (Política para políticos)