Com a maior rigidez para a concessão de crédito, comprar algum
produto ou serviço pode ficar ainda mais difícil com menos dinheiro no
bolso. Um levantamento nacional feito pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL) mostra que os serviços e produtos que os brasileiros mais tem
vontade de adquirir para ficar mais bonito, mas que não compram por
limitação financeira são o clareamento dentário (21,0%) e a compra de
roupas, calçados e acessórios (16,4%), especialmente entre as pessoas
das classes C, D e E e residentes no interior.
A pesquisa também procurou saber quais são os produtos ou serviços
que os brasileiros têm a intenção de adquirir para ficar mais bonito nos
próximos três meses e constatou que os cosméticos estão em primeiro
lugar do ranking, com mais da metade das citações (50,7%), seguidos
pelas roupas, calçados e acessórios (43,9%) e pelos cuidados com o
cabelo, unha, barba e pelos (42,3%). Outras opções ainda mencionadas
foram tratamentos odontológicos (24,4%), maquiagens (20,9%) e remédios e
vitaminas (19,0%).