quinta-feira, 10 de maio de 2018

DESAFIOS DE UM NOVO BRASIL SÃO TEMA DE CONFERÊNCIA DOS LEGISLATIVOS ESTADUAIS

Desafios de um novo Brasil são tema de conferência dos legislativos estaduais
Nos dias 9, 10 e 11 de maio, acontece, em Gramado (RS), a 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que terá os desafios de um novo Brasil como tema central da discussão. A Assembleia Legislativa do Ceará estará representada entre as casas legislativas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, contando com as presenças dos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e José Sarto (PDT).
Conforme o deputado Sérgio Aguiar, o encontro dá oportunidade de discutir, entre outros temas, o papel dos parlamentares estaduais no Brasil.  “Queremos a cada dia ampliar esse debate, trazer melhorias através de boas discussões. Além disso, vamos procurar também que o Congresso Nacional repasse para nós parte dos debates de propostas parlamentares. Uma delas é a possibilidade de voltarmos a legislar sobre emancipação de municípios, o que também será discutido na ocasião”, afirmou. 
Organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a conferência é realizada anualmente com o objetivo de provocar o debate e gerar crescimento para o País. Além de parlamentares estaduais e federais, o evento reúne delegações internacionais, governadores, ministros e especialistas de diferentes áreas. A programação contempla debates e painéis com temas do cenário sociopolítico brasileiro atual. 
Discussões sobre gestão e controle dos gastos públicos, relação das fake news com a democracia e novas regras eleitorais estão entre o foco dos debates. Também serão realizados painéis sobre economia, saúde e juventude. Na programação, ainda está previsto um painel com candidatos presidenciáveis, sobre o tema: panorama político nacional.
A Unale congrega 1.059 deputados estaduais de todos os estados brasileiros. Considerada uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, a entidade busca garantir o cumprimento dos direitos e deveres dos estados para a população e valorizar o trabalho do parlamentar estadual.