sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

HOSPITAL DO CORAÇÃO REALIZA PELA 1ª VEZ PROCEDIMENTO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO COM TÉCNICA MINIMAMENTE INVASIVA


Sendo pioneiro no tratamento de doenças cardiovasculares no interior do estado do Ceará, o Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, tem investido em novas técnicas minimamente invasivas nos procedimentos cardíacos. O objetivo é proporcionar aos pacientes uma recuperação mais rápida e efetiva, em relação à cirurgia convencional.

No mês de outubro, o Hospital realizou, pela primeira vez, um procedimento de revascularização do miocárdio com técnica minimamente invasiva, na qual é feita apenas uma pequena incisão ao lado esquerdo do peito para realização do procedimento. A nova técnica proporciona menor risco de infecção, menor tempo de internação e benefícios estéticos. Participaram da cirurgia os cirurgiões cardiovasculares Dr. Johnson de Aquino e Dr. Fabiano Jucá, o médico anestesiologista, Dr. Sávio Arcanjo e os enfermeiros e técnicos em enfermagem do Centro Cirúrgico.

"O método que estamos empregando aqui no hospital visa manter a segurança e eficiência, diminuir o trauma físico e psicológico do paciente. O tempo de recuperação após uma esternotomia gira em torno de 4 a 5 meses, enquanto pacientes submetidos a esse novo método conseguem voltar às atividades normais em até 21 dias", explicou o médico e cirurgião, Dr. Fabiano Jucá.