quinta-feira, 18 de abril de 2024

PEÇAS DESENVOLVIDAS POR ARTESÃS DE SOBRAL SÃO DESTAQUE NA 57ª EDIÇÃO DA SÃO PAULO FASHION WEEK



O artesanato sobralense ganhou a passarela, na 57ª edição da São Paulo Fashion Week, em desfile realizado na última sexta-feira (12/04), por meio da estreia da marca cearense Catarina Mina, da estilista Celina Hissa, na temporada de moda brasileira do ano que teve como tema “Sintonia”. A coleção nomeada de “Guardiãs da Memória”, em homenagem às artesãs do Ceará, apresentou 40 looks feitos à mão, sendo quatro deles desenvolvidos por artesãs atendidas pela Casa da Economia de Sobral.


Além das roupas, o trabalho das artesãs se destacaram em acessórios como: bolsas, brincos, colares, cintos e detalhes em palha, os quais compuseram looks que tinham como ênfase mix de técnicas artesanais.


As peças “Guardiãs da Memória” foram produzidas com seis técnicas: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado e crochê, combinadas com alfaiataria feita em seda e linho puros.


“A nossa participação neste evento tão importante para a moda nacional nos traz um sentimento de muito orgulho e ver que, toda atenção direcionada pela Prefeitura de Sobral para o aprimoramento destas peças, bem como da formação destas artesãs, tem sido fundamental”, ressalta o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes.


O envolvimento e reconhecimento do trabalho das artesãs na coleção se deu por meio do projeto Travessias Artesanais, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e com o Instituto Catarina Mina. O projeto foi realizado ao longo de 2023 com artistas da sede e do distrito de Aracatiaçu, com intuito de criar coleções para serem expostas nos espaços de venda da Casa da Economia Solidária de Sobral, do Instituto Catarina Mina e de outras iniciativas. Ao todo, já foram produzidas mais 2 mil peças.


Entre as artesãs que desenvolveram produtos para o desfile estão: Antonia Siqueira; Joana Darc; Valderina Gomes; Dalva de Sousa Paulo; e Maria Joseline de Sousa.


CATARINA MINA


Há cerca de 18 anos, a Catarina Mina promove ações para valorizar e preservar a prática de artesanato, a partir do protagonismo e empreendedorismo das artesãs cearenses. A marca tem trabalhado em estreita colaboração com artistas locais para a feitura manual de suas peças, fortalecendo a produção de vestíveis para além dos tradicionais acessórios e joias. Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres, muitas delas mães (92,4%) e avós (38,2%), em seus métodos de trabalho envolve também designers, e com isso sustenta e valoriza junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal. Assim, Catarina Mina gera renda e garante a liberdade e autonomia financeira às famílias dessas mulheres.


Outras informações: (88) 36954137


Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos