segunda-feira, 22 de junho de 2026

JOVENS CEARENSES SÃO PREMIADOS NO ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CEARÁ DE VALORES

 

primeira edição do Programa Ceará de Valores foi concluída nesta sexta-feira (19/06), com a realização de uma solenidade de encerramento e premiação dos projetos de maior destaque no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. Ao longo da iniciativa, mais de 16 mil estudantes de 16 cidades-polo das 14 regiões de Planejamento do Ceará participaram das atividades e apresentaram 1.051 projetos.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.

No evento desta manhã, que reuniu jovens participantes do projeto, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados do Programa, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará de Valores foi um sonho construído a várias mãos como um eixo estruturante na pauta de responsabilidade social do Legislativo cearense.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, interage com os estudantes na solenidade de premiação. Foto: Júnior Pio

“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.

Ainda segundo ele, mais do que a qualificação e a capacitação que receberam, os jovens que participaram do Ceará de Valores desenvolveram um sentido de maior pertencimento às suas localidades. 

“Eles foram estimulados a desenvolver projetos no sentido de apresentar ideias para resolver problemas de suas comunidades, das suas cidades e bairros nas mais diversas áreas que se possa imaginar”, enfatizou, complementando que esse fomento no empreendedorismo juvenil é um investimento para proporcionar maior autonomia financeira e administrativa na vida profissional desses jovens.

De acordo com a deputada Jô Farias (PT), o Ceará de Valores, mais do que um programa de fomento da juventude, é um programa de cidadania. “Ele aborda educação, mercado de trabalho e mostra como é importante a nossa juventude estar conectada com esse mundo. Parabenizo o trabalho do presidente Romeu Aldigueri e digo que ele foi muito feliz e assertivo em levantar a bandeira da juventude do Ceará, levando oportunidades e conhecimento”, enalteceu.

TRE-CE PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO ELEITORAL A CONVITE DA ACERT DIA 02 DE JULHO

 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, recebeu, terça-feira, 16 de junho, a visita institucional da presidência e diretores da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT). O momento ocorreu na sala da Presidência do Tribunal, em Fortaleza.

No encontro, a presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulay, convidou o Tribunal para participar do Seminário Eleitoral que reunirá os proprietários e diretores de emissoras de rádios e televisão. O evento vai acontecer em Fortaleza dia 02 de julho próximo, no auditório da Anatel (Av. Senador Virgílio Távora, 2500 - Dionísio Torres) e terá como objetivo tirar dúvidas dos profissionais que trabalham nos 190 veículos de comunicação de massa sobre o que pode ou não pode divulgar durante o período eleitoral.

A desembargadora Maria Iraneide agradeceu o convite e disse que disponibilizará técnicos do Tribunal para serem palestrantes no evento. Além disso, a magistrada reforçou a importância da parceria com a ACERT no combate à divulgação de desinformações no período eleitoral.

“Fico feliz com essa parceria”, disse Carmen Lúcia. “Que bom que este encontro aconteceu com antecedência para fortalecermos o trabalho conjunto para termos uma eleição tranquila e transparente”, enfatizou a desembargadora Iraneide.

Estiveram presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão; o secretário da Presidência, Carlos André Bezerra; a diretora-geral, Orleanes Cavalcanti; a secretária de Eleições, Lorena Morais; o assessor Judiciário, Giancarlo Priante; e o assessor de Comunicação, Ocelí Lopes.

Da ACERT também estavam, o vice-presidente Ronald Almeida; e a assessora jurídica, Raquel Micucci.

ELEIÇÕES 2026: SETE ESTADOS JÁ SOLICITARAM APOIO DAS FORÇAS ARMADAS PARA ATUAÇÃO NO 1º TURNO


A pouco mais de três meses das Eleições Gerais de 2026, tribunais regionais eleitorais (TREs) de sete estados já solicitaram apoio logístico das Forças Armadas para atuação no 1º turno. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima. 

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Murilo Salmito Nolêto, durante encontro que discutiu a atuação das Forças Armadas no processo eleitoral, na última quarta-feira (17), no Ministério da Defesa. Após a aprovação pelo Plenário do Tribunal, os pedidos serão encaminhados à Presidência da República. 

“A atuação dos militares empregados nessas operações tem como objetivo contribuir para a preservação da normalidade dos trabalhos eleitorais e do livre exercício do voto, sempre em conformidade com a legislação vigente e em harmonia com as orientações da Justiça Eleitoral”, afirmou.

PND 2026: PROFESSORES PODEM SE INSCREVER A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

 

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) de 2026 estarão abertas de 22 de junho a 3 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, distrito federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Em 2025, a prova teve a adesão voluntária de 1.530 redes públicas de ensino para uso dos resultados da PND em processos de seleção para o magistério público, sendo 22 redes estaduais, 18 capitais e 1.490 outros municípios.

Acessibilidade e inclusão

No período de inscrição – 22 de junho a 3 de julho, o candidato que quer ser tratado pelo nome social deve assinalar a opção. O benefício é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero. É pré-requisito que o participante tenha o nome social cadastrado na Receita Federal.

Aquele participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, informar as condições que motivam o pedido e indicar os recursos de acessibilidade que necessita.

O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiência (PCD), com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA); gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outras condições específicas.

Na sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), discalculia, diabetes, fibromialgia, transtornos mentais, gestante, lactante, idoso e/ou outra condição específica.

(Via Blog do Eliomar de Lima)


DEPUTADO MANDA EMENDA A SHOWS DE CANTOR DO QUAL ELE É EMPRESÁRIO

 

Emendas do deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) foram usadas para bancar shows do cantor de forró Jonas Esticado, cujo empresário é o próprio parlamentar. A coluna apurou que cinco cidades deram essa finalidade a recursos patrocinados pelo congressista e indicados por meio da Comissão de Turismo.

Cada apresentação de Jonas Esticado teve cachê de R$ 300 mil, e a contratação do artista ocorreu por meio da empresa Jonas Esticado Gravações & Edições Musicais LTDA. A firma tem como sócios o cantor e Yury do Paredão, além de ser administrada pela mãe do parlamentar.

As emendas foram indicadas ao Orçamento da União por meio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e foram apadrinhadas por Yury Bruno — conhecido como Yury do Paredão. Os valores foram repassados aos municípios no decorrer de 2025, após as prefeituras firmarem convênio com o Ministério do Turismo.

(METROPOLES)

JÚNIOR MANO ADMITE DISPUTAR REELEIÇÃO PARA FEDERAL OU SUPLÊNCIA AO SENADO

 

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Júnior Mano, afirmou na manhã deste sábado (20/6), em Limoeiro do Norte, que poderá disputar a reeleição para a Câmara Federal ou até mesmo uma suplência ao Senado, caso não seja escolhido para compor a chapa majoritária nas eleições de 2026.

A declaração mostra que, embora mantenha o nome colocado para a disputa ao Senado, Júnior Mano já trabalha com outros cenários dentro do grupo governista. A definição da chapa ainda depende das articulações políticas que envolvem o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana, o senador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Mesmo diante da indefinição, o parlamentar reafirmou apoio ao projeto político liderado pelo grupo. Júnior Mano destacou que seguirá alinhado à base governista e que sua decisão final será tomada dentro do processo de construção coletiva para 2026.


(Via Sobral em Revista)


A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 7,1-5)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 "Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

REFORMA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES REFORÇA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOBRAL E DA REGIÃO NORTE

 

A assinatura da ordem de serviço para a reforma do Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral, representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia, do turismo de eventos e do setor produtivo da Região Norte do Ceará.

Com investimento de R$ 6,5 milhões, a obra vai modernizar um dos equipamentos mais tradicionais do município, historicamente ligado à realização da Exponorte e a eventos agropecuários, culturais e econômicos que movimentam Sobral e municípios vizinhos.

A solenidade contou com a presença do senador Cid Gomes, da deputada estadual Lia Gomes, do secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, do deputado federal Eduardo Bismarck e do empresário Roger Aguiar, ex-prefeito do Marco e pré-candidato a deputado federal.

Entusiastas do projeto, Cid e Lia comemoraram o início da obra como resultado de uma articulação voltada à defesa dos interesses de Sobral e ao desenvolvimento regional. A expectativa é que a reforma devolva ao Parque de Exposições melhores condições para receber grandes eventos, gerar negócios, fortalecer o comércio, ampliar oportunidades e aquecer a economia local.

O Parque de Exposições João Passos Dias carrega forte simbolismo para Sobral. O equipamento homenageia um nome ligado à pecuária, ao comércio e à realização de feiras no Ceará, setores que seguem tendo papel importante na identidade econômica da Região Norte.

Com a ordem de serviço assinada, Sobral dá mais um passo para recuperar um espaço estratégico e recolocá-lo no calendário dos grandes eventos do interior cearense.

INFORME – UNIMED SOBRAL

 


🏆⚽ Quando o assunto é cuidado, nossa rede própria entra em campo todos os dias!

Da prevenção ao atendimento especializado, a Unimed Sobral conta com uma rede preparada para cuidar de você e da sua família em cada etapa da vida.

São diferentes unidades, uma mesma missão: oferecer cuidado e acolhimento e atenção em cada atendimento. 💚

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 6,19-23)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

LUIZIANNE DIZ QUE TEM CONVERSADO COM CID SOBRE COMPOSIÇÃO DA CHAPA MAJORITÁRIA

 

A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (Rede), afirmou que tem conversado com o senador Cid Gomes (PSB) sobre a formação da chapa majoritária da base governista no Ceará.

Pré-candidata ao Senado, Luizianne passou a ser citada nas últimas semanas como uma possibilidade para disputar uma das duas vagas ao lado do ex-governador, que é considerado um dos principais articuladores da composição política do grupo.

Questionada sobre as tratativas, a parlamentar destacou que mantém uma relação de amizade com Cid.

Então, a gente conversa sempre. A gente está conversando, principalmente neste momento em que se discutem os rumos da chapa do governo, tanto em relação à composição majoritária como também aos candidatos ou candidatas ao Senado”, afirmou.

Luizianne também disse que tem discutido a “viabilidade concreta” de sua candidatura com lideranças da Rede. Segundo ela, já ocorreram conversas com o presidente nacional do partido, Paulo Lamac, e com a ex-senadora e deputada federal Heloísa Helena.

A movimentação ocorre em meio às articulações da base governista para definir os nomes que irão compor a chapa majoritária nas eleições de 2026.

ALECE PREMIA PROJETOS DO CEARÁ DE VALORES NO ENCERRAMENTO DO PROGRAMA


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nessa sexta-feira (19/06), às 9h, no Hotel Vila Galé, a solenidade de encerramento da primeira edição do programa Ceará de Valores, desenvolvido em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O evento reunirá jovens participantes, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados da iniciativa e premiar os projetos de maior destaque desenvolvidos em diversas regiões do Estado.

Um dos principais resultados do programa foi a elaboração de projetos de impacto social e econômico, resultando na inscrição de 1.051 projetos, construídos com a participação de aproximadamente 2.800 jovens. Esses projetos traduzem o potencial da juventude cearense em criar soluções reais, criativas e transformadoras para os desafios sociais e econômicos de suas próprias comunidades.

Durante a solenidade, serão apresentados os 48 projetos finalistas, selecionados entre as 16 cidades-polo que integraram o programa. Ao todo, as premiações estão divididas em duas etapas:

Premiação Regional (por cidade-polo): Os três melhores classificados de cada uma das 16 regiões receberão:

1º lugar: R$ 5 mil;

2º lugar: R$ 3 mil;

3º lugar: R$ 2 mil.

Premiação Geral: Os três melhores projetos de todo o Estado, escolhidos entre os vencedores regionais, concorrerão aos grandes prêmios da edição:

1º lugar geral: R$ 15 mil;

2º lugar geral: R$ 10 mil;

3º lugar geral: R$ 5 mil.

Ceará de Valores

Lançado em setembro de 2025, o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens de 14 a 29 anos, estruturado em três trilhas formativas: Liderança, Inteligência Emocional e Habilidades para o Futuro; Cidadania, Identidade e Participação Social; Empreender no Ceará: Inovação e Novas Economias.

A proposta buscou preparar os participantes para os desafios contemporâneos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora. Ao longo de sua execução, o Ceará de Valores alcançou mais de 16 mil participantes em todo o Estado.

Além da premiação, a programação desta sexta-feira contará com atividades de integração e apresentação da cantora de forró Iara Pamella. O encerramento marca a conclusão da primeira edição do Ceará de Valores, consolidado como uma das maiores iniciativas de formação e desenvolvimento juvenil do Ceará.

Serviço

Encerramento do Programa Ceará de Valores

📆Data: 19 de junho, sexta-feira

🕓Horário: 9 horas

📍Local: Hotel Vila Galé (Avenida Dioguinho, 4.189 - Praia do Futuro, Fortaleza)

GESTÃO DA MESA DIRETORA DA ALECE CHEGA A 500 DIAS COM PARLAMENTO ABERTO E A SERVIÇO DO POVO


Com 500 dias completados em junho deste ano, a atual gestão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem sido marcada pela renovação das estruturas organizacionais do Poder Legislativo e pela implementação de medidas que aproximam a população cearense do Parlamento. 

Entre iniciativas de cunho legislativo ou institucional, e a criação e continuidade de ações e programas, a gestão tem sido bem recebida por parlamentares e gestores que enaltecem sua atuação, e destacam o aperfeiçoamento das atividades realizadas pela Casa, assim como o acolhimento das demandas recebidas.

ELMANO CONVOCA MAIS 21 APROVADOS DO CONCURSO DA SEMACE


O governador Elmano de Freitas convocou mais 21 aprovados no concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A nova chamada dá continuidade às convocações e integra o processo de ampliação do quadro efetivo da autarquia.

Com a nova convocação, o Governo do Estado chega à marca de 39 novos servidores chamados para reforçar as atividades de fiscalização, licenciamento, monitoramento e gestão ambiental. A medida amplia a capacidade operacional da Semace nos serviços ambientais.

“Com isso, chegamos a 39 novos servidores reforçando a equipe da autarquia, ampliando a capacidade de fiscalização e monitoramento ambiental em todo o estado. Esse é mais um passo importante para fortalecer a preservação dos nossos recursos naturais e garantir um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o Ceará”, destaca o governador.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, ressaltou que a ampliação do quadro de servidores fortalece a política ambiental desenvolvida pelo Estado. “O Governo do Ceará vem intensificando os investimentos na área ambiental e avança no compromisso de ampliar o efetivo da Semace. Com a nova convocação, o Ceará fortalece a atuação integrada de monitoramento e fiscalização em todo o território cearense, garantindo mais proteção ao meio ambiente”, afirmou a titular da Sema.

PARTIDOS FIRMAM COMPROMISSO COM USO RESPONSÁVEL DE IA NAS ELEIÇÕES

Representantes de 26 partidos compareceram nesta terça-feira (17) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde assinaram um termo de compromisso pela integridade das Eleições 2026, proposto pelo presidente da Corte, ministro Nunes Marques. Entre os principais pontos do acordo está a adoção responsável de ferramentas de inteligência artificial.

Nunes Marques vem manifestando preocupação com os impactos do avanço das plataformas de inteligência artificial sobre o processo eleitoral, especialmente de tecnologias capazes de simular eventos e discursos, criando condições favoráveis à disseminação de desinformação.

O presidente do TSE avalia que a adesão das siglas é essencial para garantir o emprego adequado dessas tecnologias. "Diante de um ecossistema digital complexo, o uso ético e responsável das ferramentas de inteligência artificial depende, indubitavelmente, da participação de todos os contendores da eleição e dessa Justiça Eleitoral", declarou.

Pelo termo, além da utilização responsável de recursos digitais, os partidos assumem o dever de incentivar a participação dos eleitores no processo eleitoral, orientar candidatos e filiados sobre seus direitos e deveres, promover uma disputa pautada pelo respeito às diferenças ideológicas e partidárias e atuar em defesa da segurança, da integridade e da confiabilidade do sistema eleitoral.

As legendas também concordam em cumprir as regras de inclusão de candidaturas femininas, negras e indígenas, combater a violência política, participar das etapas de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação e reafirmar o respeito às instituições democráticas e ao voto como expressão legítima da cidadania.

"Sublinho por relevante que a Justiça Eleitoral enxerga os partidos políticos em relação a todos esses sistemas como aliados de primeira grandeza, justamente porque foram vocês os maiores responsáveis por transformar em norma legal o clamor popular pela inclusão e pela proteção dos grupos minorizados", afirmou o ministro.

Ausentes e presentes

Entre os signatários estavam dirigentes de diferentes espectros políticos, incluindo Edinho Silva, presidente do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Valdemar Costa Neto, presidente do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro; e representantes de agremiações sem bancada no Congresso, como UP, Mobiliza e Agir.

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, chegou a se pronunciar, exaltando a iniciativa do TSE. "Temos o firme compromisso de atuar em plena sintonia com o Tribunal e com todas as suas resoluções, contribuindo para que o processo eleitoral transcorra com absoluta transparência, segurança e tranquilidade", comentou.

Quatro siglas, porém, não aderiram ao acordo: Missão e PRTB, à direita, além de PCO e PSTU, à esquerda.

(Congresso em Foco)

LÍDER DO GOVERNO, JAQUUES WAGNER É ALVO DA PF EM CASO DO BANCO MASTER


O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), é um dos alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal. Policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e na Bahia. As medidas foram autorizadas pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça.

Também está entre os investigados na operação o empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro. A investigação apura suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master e outras instituições do Sistema Financeiro Nacional.

FACULDADE VIASAPIENS SELECIONA PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS

 

Faculdade ViaSapiens está com vagas abertas para professores nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia.

Se você possui titulação de Mestrado ou Doutorado, experiência profissional e disponibilidade para atuação presencial, esta é a oportunidade de contribuir com a formação de novos profissionais e fazer parte de uma instituição comprometida com a excelência no ensino superior.

📩 Envie seu currículo até 26/06/2026 para:

selecao.rh@faculdadeviasapiens.com.br

📌 Assunto do e-mail: VAGA PARA PROFESSOR


JORNALISTA E PESQUISADOR FAZ CAMPANHA PARA APRESENTAR OBRA BELCHIOR NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

 

O jornalista, pesquisador e professor cearense Alberto Perdigão lançou campanha para levar o seu mais recente livro, “Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel” (RDS, 2025, 304 p) para a Bienal do Livro de São Paulo. A maior feira literária da América Latina ser de 4 a 13 de setembro, no Distrito Anhembi.
O livro resulta de estudo inédito no país, que analisa 28 biografias de Belchior publicadas em livros e em folhetos de cordel. Trata-se de um mergulho não apenas no trabalho de um nome referencial da música brasileira, o que já seria muito expressivo, mas também numa manifestação autêntica e rica da cultura nordestina. O esforço propõe a empresas, instituições públicas e interessados a compra de lotes da publicação com descontos proporcionais à quantidade adquirida e outras vantagens. “Seus clientes, colaboradores e amigos vão adorar este presente”, estampa um dos cards da campanha veiculada pelo autor.
O autor
O jornalista Alberto Perdigão é pesquisador respeitado da literatura de cordel. Ele já conta com três livros na área. Pesquisa sem bolsa de estudo e publica sem o apoio de editais públicos ou privados. “Sou militante da literatura dita popular e estou fazendo uma parte, que é colocar este tipo de expressão no seu devido lugar de importância”, explica.
O valor arrecadado será aplicado na nova impressão do livro. A obra já foi lançada em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza e outras cidades. “É a campanha de um cearense querendo levar para a Bienal de São Paulo a literatura cearense de cordel que fala de um cearense do panteão da MPB”, observa.
Como apoiar
Na compra de dez livros, o valor do apoio é de R$ 630,00 (desconto de 10% no valor do exemplar, que é de R$ 70,00). Para 20 livros, o valor é de R$ 1.120,00 (desconto de 20%). E para 30, R$ 1.470,00 (desconto de 30%). Para Fortaleza, o frete é grátis. Interessados podem contatar o autor pelo telefone/WhatsApp (85)99989-8639 ou pelo perfil do Instagram @falaperdigão.
Fonte: Poder News





A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 6,7-15)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8 Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9 Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

SENADO APROVA: PROJETO DE IDILVAM DE LICENÇA REMUNERADA PARA QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS VAI À SANÇÃO


Projeto de Lei 96/2024, que já havia sido aprovado pela Câmara, foi aprovado nesta terça-feira (16)

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), o projeto de lei 96/2024, de autoria do deputado federal Idilvan Alencar, que garante licença remunerada para professores e profissionais da educação se qualificarem através de mestrado, doutorado, especialização e outras atividades de aperfeiçoamento profissional.

Já aprovado na Câmara dos Deputados, o texto segue agora para sanção do presidente Lula e deve se tornar lei em breve.

"É mais um projeto do nosso mandato que vira lei para valorizar os professores e os profissionais da educação. Estou muito feliz com essa conquista", comemorou Idilvan Alencar em publicação nas redes sociais.

A licença remunerada permitirá que professores e profissionais da educação se dediquem a cursos de qualificação sem perder seus salários, dando mais oportunidades de formação continuada e especialização. A medida beneficia educadores da educação básica, superior e profissional, bem como outros profissionais que atuam na área educacional.

SOBRE O DEPUTADO

Idilvan Alencar é deputado federal conhecido como "Deputado da Educação" por sua atuação focada em políticas educacionais e valorização de professores. Em seu mandato, já aprovou projetos e contribuiu em conquistas importantes para a educação brasileira e para os professores e profissionais da área.