terça-feira, 23 de junho de 2026
MICHELLE BOLSONARO PROMETE PUBLICAR EM BREVE VÍDEO CONTRA CIRO GOMES: "NUNCA FOI PARA TIRAR O PT"
PIB DO NORDESTE DEVE SUPERAR R$ 2 TRILHÕES EM 2027; CEARÁ TERÁ 3ª MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO
O fato: A economia do Nordeste deve ultrapassar a marca de R$ 2 trilhões em 2027, segundo projeções do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste. O valor representa mais que o dobro do registrado em 2013, quando o PIB da região era de cerca de R$ 724 bilhões.
Para 2025, a estimativa é de que a economia nordestina alcance R$ 1,76 trilhão, impulsionada principalmente pelos setores de indústria, serviços, infraestrutura e energia.
Ceará: Entre os estados da região, o Ceará deve alcançar um PIB de R$ 313 bilhões em 2027, consolidando-se como a terceira maior economia do Nordeste, atrás apenas da Bahia e de Pernambuco.
O desempenho é sustentado por atividades como indústria de transformação, comércio, serviços, energia renovável e infraestrutura logística. O Porto do Pecém também aparece como um dos motores do crescimento, ampliando a movimentação de cargas e fortalecendo a posição estratégica do estado.
Emprego: O mercado de trabalho nordestino também apresentou avanço nos últimos anos. A taxa de desemprego caiu de 18,9% no início de 2021 para 8,4% no primeiro trimestre de 2026.
Nos últimos 12 meses, foram criados mais de 347 mil empregos formais na região. Desse total, 55 mil vagas foram geradas no Ceará, que figura entre os estados com melhor desempenho.
Energia: A expansão dos investimentos em energia solar e eólica também tem contribuído para o crescimento econômico regional. O Ceará está entre os estados que ampliaram sua participação na geração de energia renovável, acompanhando o avanço do Nordeste na transição energética.
(Focus)
DELEGACIA DA PF EM SOBRAL TEM DATA DE INAUGURAÇÃO CONFIRMADA
PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA DIGIMAIS, BANCO DE EDIR MACEDO; R$ 670 MILHÕES SÃO BLOQUEADOS
SOBRAL RECEBE HOJE O PROJETO “DAÍRA CANTA BELCHOR” NO THEATRO SÃO JOÃO
A obra de Belchior, sempre atual e provocadora, volta a ganhar destaque em Sobral nesta terça-feira, 23 de junho, às 19h, no Teatro São João, com a apresentação gratuita do espetáculo “Daíra Canta Belchior – Amar e Mudar as Coisas”.
A montagem integra a circulação cearense que celebra os 10 anos do projeto, reconhecido nacionalmente por revisitar, com sensibilidade e personalidade, o repertório de um dos maiores nomes da música brasileira.
À frente do espetáculo, a cantora e compositora Daíra leva ao palco uma leitura própria das canções de Belchior, costurando sucessos que atravessaram gerações com influências da canção brasileira, do folk, do blues e da força cultural nordestina.
Em Sobral, cidade que mantém forte relação com a cultura, a apresentação promete ser mais do que um show. Será um encontro com a poesia, a inquietação e a permanência da obra de Belchior, artista que segue dialogando com diferentes gerações.
A entrada é gratuita.
MARCOS PEREIRA, SOBRE OPERAÇÃO CONTRA EDIR MACEDO: ‘O PARTIDO NÃO TEM NADA A VER’
O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, afirmou à coluna que a operação deflagrada na manhã desta terça-feira, 23, mirando o Banco Digimais, do bispo Edir Macedo, não tem qualquer relação com o partido.
“O partido não tem nada a ver com isso”, disse.
Pereira aproveitou para reforçar a distância entre o Republicanos e a Igreja Universal, historicamente associada à legenda.
Segundo ele, dos atuais 43 deputados federais da bancada, apenas sete são ligados à igreja. Entre os seis senadores do partido, nenhum integra a Universal. O mesmo ocorre entre os oito pré-candidatos da sigla aos governos estaduais.
A Operação Miragem cumpre nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens de até R$ 670 milhões. A PF apura crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. As investigações foram baseadas em relatórios do Banco Central que apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição.
(PLATOBR)
MAIS DE 2.700 ESCOLAS NO CEARÁ AINDA PODEM DISPUTAR PRÊMIOS NA OLITEF
A menos de três meses do prazo final de inscrições para a OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), o Ceará é o segundo estado brasileiro com a maior adesão de escolas para a competição, um desempenho relevante, mas que ainda pode crescer. Ao todo, mais de 3.800 escolas cearenses têm a oportunidade de participar da iniciativa e concorrer a prêmios de até R$ 100 mil em kits voltados à melhoria da infraestrutura escolar. A participação é gratuita para instituições públicas e privadas.
De acordo com a organização, até agora apenas 1.183 escolas do Ceará fizeram adesão à OLITEF 2026, o que corresponde a um engajamento de 29,30% das instituições habilitadas. Entre instituições inscritas, a cidade de Fortaleza concentra o maior número de registros.
Promovida pelo Tesouro Nacional e pela B3, com apoio do Ministério da Educação e do Banco Central, a OLITEF é direcionada às escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, com atividades adaptadas por nível e aplicação de provas em formato presencial ou online.
Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal, a iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento financeiro desde a base escolar. “Com a OLITEF, queremos engajar escolas, professores e alunos no aprendizado de temas como finanças pessoais, orçamento, matemática financeira e investimentos, aproximando esse conteúdo da realidade dos estudantes e democratizando o conhecimento financeiro para todos”, afirma.
Cada escola sorteada recebe um kit educacional no valor de R$ 100 mil, que pode ser destinado à montagem de laboratórios de informática, ciências ou robótica, além de premiações individuais de R$8.000 em títulos públicos para gestores e professores. Escolas que se inscreverem até 1º de julho tem o dobro de chance no sorteio dos kits de premiação.
Nesta edição, a expectativa é distribuir R$ 7,7 milhões em prêmios em todo o país. “Temos um papel, enquanto bolsa, de desenvolver o interesse dos jovens pelo mundo dos investimentos a partir da educação financeira. Desta forma, estimulamos a formação de uma geração mais consciente em sua relação com o dinheiro e fomentamos o desenvolvimento de um mercado de capitais cada vez mais sólido e sustentável”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.
No ano passado, a Olimpíada mobilizou quase 2 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras. Em 2026, a iniciativa já soma mais de 13.300 instituições inscritas nacionalmente, mas ainda com ampla oportunidade de adesão. Saiba mais no site www.olitef.com.br
Fonte: Cauê Diniz
A PALAVRA DO DIA
Evangelho (Mt 7,6.12-14)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram"!
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
JOVENS CEARENSES SÃO PREMIADOS NO ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CEARÁ DE VALORES
Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, interage com os estudantes na solenidade de premiação. Foto: Júnior Pio
“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.
Ainda segundo ele, mais do que a qualificação e a capacitação que receberam, os jovens que participaram do Ceará de Valores desenvolveram um sentido de maior pertencimento às suas localidades.
“Eles foram estimulados a desenvolver projetos no sentido de apresentar ideias para resolver problemas de suas comunidades, das suas cidades e bairros nas mais diversas áreas que se possa imaginar”, enfatizou, complementando que esse fomento no empreendedorismo juvenil é um investimento para proporcionar maior autonomia financeira e administrativa na vida profissional desses jovens.
De acordo com a deputada Jô Farias (PT), o Ceará de Valores, mais do que um programa de fomento da juventude, é um programa de cidadania. “Ele aborda educação, mercado de trabalho e mostra como é importante a nossa juventude estar conectada com esse mundo. Parabenizo o trabalho do presidente Romeu Aldigueri e digo que ele foi muito feliz e assertivo em levantar a bandeira da juventude do Ceará, levando oportunidades e conhecimento”, enalteceu.
TRE-CE PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO ELEITORAL A CONVITE DA ACERT DIA 02 DE JULHO
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, recebeu, terça-feira, 16 de junho, a visita institucional da presidência e diretores da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT). O momento ocorreu na sala da Presidência do Tribunal, em Fortaleza.
No encontro, a presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulay, convidou o Tribunal para participar do Seminário Eleitoral que reunirá os proprietários e diretores de emissoras de rádios e televisão. O evento vai acontecer em Fortaleza dia 02 de julho próximo, no auditório da Anatel (Av. Senador Virgílio Távora, 2500 - Dionísio Torres) e terá como objetivo tirar dúvidas dos profissionais que trabalham nos 190 veículos de comunicação de massa sobre o que pode ou não pode divulgar durante o período eleitoral.
A desembargadora Maria Iraneide agradeceu o convite e disse que disponibilizará técnicos do Tribunal para serem palestrantes no evento. Além disso, a magistrada reforçou a importância da parceria com a ACERT no combate à divulgação de desinformações no período eleitoral.
“Fico feliz com essa parceria”, disse Carmen Lúcia. “Que bom que este encontro aconteceu com antecedência para fortalecermos o trabalho conjunto para termos uma eleição tranquila e transparente”, enfatizou a desembargadora Iraneide.
Estiveram presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão; o secretário da Presidência, Carlos André Bezerra; a diretora-geral, Orleanes Cavalcanti; a secretária de Eleições, Lorena Morais; o assessor Judiciário, Giancarlo Priante; e o assessor de Comunicação, Ocelí Lopes.
Da ACERT também estavam, o vice-presidente Ronald Almeida; e a assessora jurídica, Raquel Micucci.
ELEIÇÕES 2026: SETE ESTADOS JÁ SOLICITARAM APOIO DAS FORÇAS ARMADAS PARA ATUAÇÃO NO 1º TURNO
A pouco mais de três meses das Eleições Gerais de 2026, tribunais regionais eleitorais (TREs) de sete estados já solicitaram apoio logístico das Forças Armadas para atuação no 1º turno. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima.
O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Murilo Salmito Nolêto, durante encontro que discutiu a atuação das Forças Armadas no processo eleitoral, na última quarta-feira (17), no Ministério da Defesa. Após a aprovação pelo Plenário do Tribunal, os pedidos serão encaminhados à Presidência da República.
“A atuação dos militares empregados nessas operações tem como objetivo contribuir para a preservação da normalidade dos trabalhos eleitorais e do livre exercício do voto, sempre em conformidade com a legislação vigente e em harmonia com as orientações da Justiça Eleitoral”, afirmou.
PND 2026: PROFESSORES PODEM SE INSCREVER A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, distrito federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.
Em 2025, a prova teve a adesão voluntária de 1.530 redes públicas de ensino para uso dos resultados da PND em processos de seleção para o magistério público, sendo 22 redes estaduais, 18 capitais e 1.490 outros municípios.
Acessibilidade e inclusão
No período de inscrição – 22 de junho a 3 de julho, o candidato que quer ser tratado pelo nome social deve assinalar a opção. O benefício é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero. É pré-requisito que o participante tenha o nome social cadastrado na Receita Federal.
Aquele participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, informar as condições que motivam o pedido e indicar os recursos de acessibilidade que necessita.
O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiência (PCD), com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA); gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outras condições específicas.
Na sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), discalculia, diabetes, fibromialgia, transtornos mentais, gestante, lactante, idoso e/ou outra condição específica.
(Via Blog do Eliomar de Lima)
DEPUTADO MANDA EMENDA A SHOWS DE CANTOR DO QUAL ELE É EMPRESÁRIO
JÚNIOR MANO ADMITE DISPUTAR REELEIÇÃO PARA FEDERAL OU SUPLÊNCIA AO SENADO
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Júnior Mano, afirmou na manhã deste sábado (20/6), em Limoeiro do Norte, que poderá disputar a reeleição para a Câmara Federal ou até mesmo uma suplência ao Senado, caso não seja escolhido para compor a chapa majoritária nas eleições de 2026.
A declaração mostra que, embora mantenha o nome colocado para a disputa ao Senado, Júnior Mano já trabalha com outros cenários dentro do grupo governista. A definição da chapa ainda depende das articulações políticas que envolvem o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana, o senador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Mesmo diante da indefinição, o parlamentar reafirmou apoio ao projeto político liderado pelo grupo. Júnior Mano destacou que seguirá alinhado à base governista e que sua decisão final será tomada dentro do processo de construção coletiva para 2026.
(Via Sobral em Revista)
A PALAVRA DO DIA
Evangelho (Mt 7,1-5)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 "Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
sexta-feira, 19 de junho de 2026
REFORMA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES REFORÇA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOBRAL E DA REGIÃO NORTE
A assinatura da ordem de serviço para a reforma do Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral, representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia, do turismo de eventos e do setor produtivo da Região Norte do Ceará.
Com investimento de R$ 6,5 milhões, a obra vai modernizar um dos equipamentos mais tradicionais do município, historicamente ligado à realização da Exponorte e a eventos agropecuários, culturais e econômicos que movimentam Sobral e municípios vizinhos.
A solenidade contou com a presença do senador Cid Gomes, da deputada estadual Lia Gomes, do secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, do deputado federal Eduardo Bismarck e do empresário Roger Aguiar, ex-prefeito do Marco e pré-candidato a deputado federal.
Entusiastas do projeto, Cid e Lia comemoraram o início da obra como resultado de uma articulação voltada à defesa dos interesses de Sobral e ao desenvolvimento regional. A expectativa é que a reforma devolva ao Parque de Exposições melhores condições para receber grandes eventos, gerar negócios, fortalecer o comércio, ampliar oportunidades e aquecer a economia local.
O Parque de Exposições João Passos Dias carrega forte simbolismo para Sobral. O equipamento homenageia um nome ligado à pecuária, ao comércio e à realização de feiras no Ceará, setores que seguem tendo papel importante na identidade econômica da Região Norte.
Com a ordem de serviço assinada, Sobral dá mais um passo para recuperar um espaço estratégico e recolocá-lo no calendário dos grandes eventos do interior cearense.
INFORME – UNIMED SOBRAL
🏆⚽ Quando o assunto é cuidado, nossa rede própria entra em campo todos os dias!
Da prevenção ao atendimento especializado, a Unimed Sobral conta com uma rede preparada para cuidar de você e da sua família em cada etapa da vida.
São diferentes unidades, uma mesma missão: oferecer cuidado e acolhimento e atenção em cada atendimento. 💚
A PALAVRA DO DIA
Evangelho (Mt 6,19-23)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
LUIZIANNE DIZ QUE TEM CONVERSADO COM CID SOBRE COMPOSIÇÃO DA CHAPA MAJORITÁRIA
A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (Rede), afirmou que tem conversado com o senador Cid Gomes (PSB) sobre a formação da chapa majoritária da base governista no Ceará.
Pré-candidata ao Senado, Luizianne passou a ser citada nas últimas semanas como uma possibilidade para disputar uma das duas vagas ao lado do ex-governador, que é considerado um dos principais articuladores da composição política do grupo.
Questionada sobre as tratativas, a parlamentar destacou que mantém uma relação de amizade com Cid.
“Então, a gente conversa sempre. A gente está conversando, principalmente neste momento em que se discutem os rumos da chapa do governo, tanto em relação à composição majoritária como também aos candidatos ou candidatas ao Senado”, afirmou.
Luizianne também disse que tem discutido a “viabilidade concreta” de sua candidatura com lideranças da Rede. Segundo ela, já ocorreram conversas com o presidente nacional do partido, Paulo Lamac, e com a ex-senadora e deputada federal Heloísa Helena.
A movimentação ocorre em meio às articulações da base governista para definir os nomes que irão compor a chapa majoritária nas eleições de 2026.
ALECE PREMIA PROJETOS DO CEARÁ DE VALORES NO ENCERRAMENTO DO PROGRAMA
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nessa sexta-feira (19/06), às 9h, no Hotel Vila Galé, a solenidade de encerramento da primeira edição do programa Ceará de Valores, desenvolvido em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O evento reunirá jovens participantes, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados da iniciativa e premiar os projetos de maior destaque desenvolvidos em diversas regiões do Estado.
Um dos principais resultados do programa foi a elaboração de projetos de impacto social e econômico, resultando na inscrição de 1.051 projetos, construídos com a participação de aproximadamente 2.800 jovens. Esses projetos traduzem o potencial da juventude cearense em criar soluções reais, criativas e transformadoras para os desafios sociais e econômicos de suas próprias comunidades.
Durante a solenidade, serão apresentados os 48 projetos finalistas, selecionados entre as 16 cidades-polo que integraram o programa. Ao todo, as premiações estão divididas em duas etapas:
Premiação Regional (por cidade-polo): Os três melhores classificados de cada uma das 16 regiões receberão:
1º lugar: R$ 5 mil;
2º lugar: R$ 3 mil;
3º lugar: R$ 2 mil.
Premiação Geral: Os três melhores projetos de todo o Estado, escolhidos entre os vencedores regionais, concorrerão aos grandes prêmios da edição:
1º lugar geral: R$ 15 mil;
2º lugar geral: R$ 10 mil;
3º lugar geral: R$ 5 mil.
Ceará de Valores
Lançado em setembro de 2025, o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens de 14 a 29 anos, estruturado em três trilhas formativas: Liderança, Inteligência Emocional e Habilidades para o Futuro; Cidadania, Identidade e Participação Social; Empreender no Ceará: Inovação e Novas Economias.
A proposta buscou preparar os participantes para os desafios contemporâneos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora. Ao longo de sua execução, o Ceará de Valores alcançou mais de 16 mil participantes em todo o Estado.
Além da premiação, a programação desta sexta-feira contará com atividades de integração e apresentação da cantora de forró Iara Pamella. O encerramento marca a conclusão da primeira edição do Ceará de Valores, consolidado como uma das maiores iniciativas de formação e desenvolvimento juvenil do Ceará.
Serviço
Encerramento do Programa Ceará de Valores
📆Data: 19 de junho, sexta-feira
🕓Horário: 9 horas
📍Local: Hotel Vila Galé (Avenida Dioguinho, 4.189 - Praia do Futuro, Fortaleza)
.png)
.png)
.png)
