sexta-feira, 26 de junho de 2026

VALDEMAR QUEBRA O SILÊNCIO SOBRE MICHELLE: "O QUE ELA FEZ NÃO TEM PREÇO"

 

Valdemar Costa Neto, em Miami vendo a Copa, o presidente do PL disse que o que Michelle Bolsonaro fez “não tem preço”, elogiando sua atuação no PL Mulher e antecipando viagem para São Paulo para se reunir com Michelle e Flávio Bolsonaro após a divulgação de um vídeo que abalou a candidatura de Flávio, quase empatado com Lula nas pesquisas.

O vídeo divulgado por Michelle teria “implodido” a campanha de Flávio Bolsonaro, causando grande crise interna no partido e obrigando Costa Neto a tentar contornar a situação.

MG MOTOR ANUNCIA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO CEARÁ COM INVESTIMENO DE R$ 400 MILHÕES

 

⚡ O que importa: A britânica MG Motor confirmou a produção de dois modelos elétricos no Ceará a partir de 2026. O investimento inicial é de R$ 400 milhões, com previsão de 600 empregos e produção de 50 mil veículos em quatro anos.

🚗 Os detalhes:

  •  A montagem ocorrerá na planta automotiva de Horizonte, em parceria com a Comexport.
  • Os primeiros modelos serão o hatch MG4 Urban e o SUV MG S5.
  • A empresa também investirá R$ 340 milhões em infraestrutura, inovação e capacitação.

📈 O contexto: O anúncio ocorre após o governo federal renovar, por seis meses, a cota de importação sem imposto para veículos elétricos em sistemas CKD e SKD, medida que busca reduzir custos ao consumidor sem interromper a expansão da indústria nacional.

🎯 Por que importa: O projeto fortalece a estratégia do Ceará de atrair a indústria da mobilidade elétrica, amplia a cadeia automotiva local e consolida o estado como novo polo de montagem de veículos eletrificados no Brasil.

(Focus)


O MELHOR CENÁRIO PARA A MADRASTA MICHELLE BOLSONARO

 

Tem método. Michelle Bolsonaro está olhando para frente.

Convencida de seu potencial eleitoral, ela descobriu a política e gostou de um caminho que, para muitos, não tem volta. Sabe que a confortável eleição para o Senado pelo Distrito Federal a colocará em posição extremamente favorável.

Michelle vai repetir sempre que o futuro está nas mãos de Deus.

Mas há um cenário, divino ou não, que pode impulsionar ainda mais a trajetória dela: Eduardo apartado nos Estados Unidos, Carlos derrotado em Santa Catarina e Flávio sem a Presidência da República.

Em sendo assim, Michelle se tornaria a representante do sobrenome Bolsonaro com mandato próprio e oito anos de projeção política garantidos.

vídeo desta semana é apenas o primeiro grito de alforria diante dos enteados.

(PLATOBR)

OSCAR CRIA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E REFORÇA INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA EM SORBAL

 

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (24/6) a criação da Secretaria Municipal de Comunicação. A declaração foi dada durante a solenidade de entrega do Museu Dom José.

A nova pasta deverá ser responsável pela divulgação de ações, obras, programas e serviços da Prefeitura. O nome de quem comandará a secretaria ainda não foi informado.

O anúncio, no entanto, reacende o debate sobre o inchaço da máquina pública na gestão Novo Tempo. Logo no início do mandato, a reforma administrativa já havia ampliado a estrutura da Prefeitura, com a criação de novas secretarias e cargos de comando.

Agora, com mais uma secretaria sendo anunciada, a gestão Oscar volta a aumentar a estrutura administrativa, enquanto a população ainda cobra melhorias em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade e serviços públicos.

A pergunta que fica é simples: Sobral precisa de mais uma secretaria ou de mais eficiência na gestão dos recursos públicos?


(Via Sobral em Revista)

JUSTIÇA ELEITORAL DO CRATO CASSA MANDATO DO PREFEITO E DO VICE DO CRATO


Justiça Eleitoral do Crato cassou nesta quinta-feira (25), o mandato do prefeito André Barreto e do vice-prefeito Francisco Leitão Moura e determinou a inelegibilidade do ex-prefeito José Aílton Brasil por 8 anos. A decisão é do juiz da 27ª Zona Eleitoral, Josué de Sousa Lima Júnior, que julgou procedente a ação promovida pela Coligação Muda Crato nas eleições de 2024. A acusação é de abuso de poder político.

Mesmo com a decisão do juiz eleitoral, o prefeito André Barreto e o vice Dr. Leitão permanecem nos cargos até julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Já a defesa do ex-prefeito José Aílton Brasil se manifestou nas redes sociais informando que também vaí recorrer a decisão de sua inelegibilidade.

(Blog Flavio Pinto)

ELEIÇÕES 2026: TRE-CE CONVOCA PARTIDOS POLÍTICOS PARA REUNIÃO

 

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está convocando os representantes dos partidos políticos com atuação no Estado para reunião a ser realizada no dia 29 de junho, às 9h, no auditório da sede do Regional, em Fortaleza.

O encontro é destinado ao alinhamento de orientações institucionais e operacionais relacionadas às atividades preparatórias para o processamento dos pedidos de registro de candidaturas das Eleições 2026. Também na ocasião os diretórios receberão cópias do Miniguia de Registro de Candidaturas das Eleições 2026 com versões em Braille e fonte ampliada, iniciativa que fortalece o acesso de pessoas com deficiência visual às informações necessárias para participação no processo eleitoral como representantes políticos.

Estão convocados: 25-PRD/77-SOLIDARIEDADE, 44-UNIÃO/11-PP, AGIR, AVANTE, DC, DEMOCRATA, MDB, MISSÃO, MOBILIZA, NOVO, PCB, PCO, PDT, PL, PODEMOS, PSB, PSD, PSDB/CIDADANIA, PSOL/REDE, PSTU, PT/PCdoB/PV, REPUBLICANOS, UP. 

O TRE-CE informa ainda que será realizado, no período de 6 a 10 de julho de 2026, das 8h30 às 12h30, o treinamento com representantes dos partidos, voltado à capacitação à atuação nos procedimentos pertinentes ao registro de candidaturas. A atividade ocorrerá na sala de treinamento deste Tribunal.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 8,1-4)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

1 Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2 Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4 Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

MAIS BONDADES ELEITORAIS DE LULA


Em mais uma medida para reduzir o endividamento, o governo prepara programa de refinanciamento de débitos tributários voltado para microempreendedores individuais (MEIs). O ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, antecipou ao jornal O Globo que a iniciativa é um desdobramento do Desenrola, que tem como foco dívidas bancárias, e terá como objetivo regularizar a situação de trabalhadores que estão em atraso ou que tiveram seu CNPJ cancelado por conta da inadimplência.

O “Refis” dos MEIs vai prever descontos de até 70% e parcelamento em até 12 anos. De acordo com o ministro, as transações serão limitadas a R$ 20 mil em dívidas e prestação mínima de R$ 25. Hoje, esse prazo é de até 2 anos, com parcela mínima de R$ 50.

O anúncio, a menos de três meses das eleições, faz parte de um pacote voltado aos micro e pequenos empreendedores que o presidente Lula deve apresentar. Além do refinanciamento, o governo enviará ao Congresso um projeto para elevar o teto de faturamento dos MEIs, para R$ 110 mil em 2027, e R$ 140 mil, em 2028.

O impacto previsto é de R$ 4 bilhões no período. Pereira afirma que não haverá medida de compensação. “Essa é uma despesa com natureza específica, porque é uma recomposição inflacionária. A gente não está aumentando uma despesa pública, estamos corrigindo um índice. Não tem impacto fiscal para esse ano. Para 2027, será de R$ 2 bilhões, que serão contemplados na peça orçamentária. E mais R$ 2 bilhões em 2028. No total, R$ 4 bilhões”, afirmou.

O governo, segundo ele, vai fazer um esforço para reorganizar a lógica do Simples. Primeiro, porque há os debates relacionados à adaptação dele à Reforma Tributária. Em segundo, porque a avaliação que hoje o Simples gera muitas distorções.

(Blog Magno Martins)

ALCÂANTARAS DIVULGA QUADRILHAS CLASSIFICADAS PARA O 27º FESTIVAL DE QUADRILHAS

 

O Governo Municipal de Alcântaras, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Turístico e Cultural, divulgou a relação dos grupos juninos classificados para o 27º Festival de Quadrilhas de Alcântaras.

Ao todo, oito quadrilhas foram selecionadas para participar da disputa, que integra a programação do tradicional São João do município, considerado um dos maiores da região.

Entre os grupos classificados estão Pisa na Fulô, de Sobral; Estrela do Luar, de Sobral; Flor de Mandacaru, de Cariré; Junina Luar do Sertão, de Sobral; Junina Explosão da Serra, de Meruoca; Namoro na Roça, de Tianguá; Roça Rossa, de Hidrolândia; e Amor Junino, de Meruoca.

A organização também divulgou a lista de cadastro reserva, com grupos de Ubajara, Sobral, Cariré, Acaraú, Tianguá, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, São Benedito, Santana do Acaraú, Ibiapina e Granja.

O festival reforça a tradição junina de Alcântaras e valoriza o trabalho dos grupos que mantêm viva a cultura popular nordestina.

REFORMA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE SOBRAL COMEÇA DIA 29 E DEVE IMPULSIONAR ECONOMIA DA REGIÃO NORTE

 

As obras de reforma e modernização do Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral, terão início no próximo dia 29 de junho. Com investimento de R$ 6,5 milhões do Governo do Ceará, a intervenção promete fortalecer a infraestrutura para grandes eventos e impulsionar a economia da Região Norte.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, autorizando o início dos trabalhos que serão executados pelo Consórcio Pio/R & S Parque Exposição Sobral.

Considerado um dos principais equipamentos do interior cearense, o Parque de Exposições passará por uma ampla requalificação para ampliar sua capacidade de receber feiras agropecuárias, exposições, congressos, encontros empresariais e eventos de grande porte.

A expectativa é que a modernização fortaleça o turismo de negócios e gere impactos positivos em setores como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e prestação de serviços, ampliando a geração de emprego e renda na região.

A requalificação, conquistada por articulação do senador Cid Gomes e da deputada Lia Gomes, faz parte da política de interiorização do turismo e busca transformar o equipamento em uma referência para a realização de grandes eventos no interior do Ceará.

A VOZ DE ALDIGUERI EM TOM MAIS ALTO NA DEFESA DE ELMANO, CAMILO E CID


O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, tem sido uma voz forte nas articulações para a construção da chapa ideal liderada por Elmano de Freitas na disputa majoritária de 2026.

Aldigueri afirma que a candidatura à reeleição de Cid Gomes ao Senado combina com a candidatura de Elmano à reeleição para o Governo do Estado. Para o presidente da Alece, este é o momento ideal para consolidar o projeto político iniciado por Cid Gomes.

O olhar de Aldigueri cobre todo o mapa do Ceará. Ele tem percorrido os municípios e dialogado com prefeitos, vereadores e lideranças, o que lhe permitiu construir um diagnóstico sobre a importância de Cid ao lado de Elmano. “Temos os melhores nomes e precisamos nos apresentar fortes”, pontuou.

(Blog Roberto Moreira)

TCU VAI INVESTIGAR DEPUTADO QUE MANDOU EMENDA PARA SHOWS DE SÓCIO

 

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu à Corte que seja apurada a indicação de emenda pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) para custeio de shows do cantor Jonas Esticado, do qual o congressista é sócio e empresário. O caso foi revelado pela coluna.

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, em representação apresentada nessa segunda-feira (22/6), considerou haver indícios de conflito de interesses, violação aos princípios da administração pública e possível caracterização de ato de improbidade administrativa.

“A meu ver, a conduta descrita afronta de maneira frontal e inaceitável os mais basilares princípios que regem a Administração Pública, insculpidos no caput do art. 37 da Constituição Federal”, escreveu na representação.

(METROPOLES)

O QUE MICHELLE BOLSONARO QUER? COMO BRASÍLIA REAGIU À BOMBA DA EX-PRIMEIRA-DAMA

 



O mundo político amanheceu nesta quinta-feira, 25, monotemático: a esperada saída de Jaques Wagner da liderança do governo Lula no Senado ficou em segundo plano.

Todos querem entender os movimentos e os desdobramentos do vídeo gravado por Michelle Bolsonaro que, até o momento da publicação deste texto, acumula quase 11 milhões de visualizações.

“Minha impressão é que ela está preparando a saída da família”, disse à coluna o presidente de um partido de centro.

O impacto na campanha de Flávio Bolsonaro é certo. Há quem diga que é até maior do que o provocado pelo áudio do pré-candidato do PL cobrando dinheiro de Daniel Vorcaro.

Não há ninguém no PT que faria algo semelhante com Lula. Nem Janja, que gosta dos holofotes, gravaria um vídeo nesse tom contra filhos do presidente, com quem também não mantém uma relação exatamente próxima.

Se Jair Bolsonaro sabia ou autorizou a gravação dos 27 minutos da esposa, ainda não se sabe. Mas Michelle sabia exatamente o que fazia. Ela ouve há algum tempo que há “mais coisas” para surgir contra o enteado. Definitivamente, não foi um arroubo improvisado, embora haja quem avalie que o vídeo soe como o desabafo de alguém que “cansou de apanhar calada”.

A fala é forte e certeira. Michelle é uma senadora virtualmente eleita pelo Distrito Federal. Com o vídeo, porém, mostrou que quer mais, embora não diga isso explicitamente. Consolida-se como um nome nacional, e sem volta.

Há na direita, e até mesmo no bolsonarismo mais ideológico, um grupo que defende abertamente que Flávio deixe a disputa. As convenções que confirmarão as chapas ocorrerão entre o fim de julho e o início de agosto. Até lá, muita coisa pode acontecer.

Se Michelle queria ou não ser vice de Tarcísio de Freitas, chapa considerada por muitos a ideal da direita, isso já não parece importar. Michelle quer ser o próprio nome do PL. Quer herdar o espólio do bolsonarismo, desgarrando-se dos desgastes do sobrenome que a projetou. E Valdemar Costa Neto, presidente do partido, que está nos Estados Unidos acompanhando os jogos da Copa, quer “ganhar em outubro, mesmo perdendo”, como se costuma dizer na política.

Ainda que não seja candidata ao Planalto neste ano e que Flávio permaneça na disputa, Michelle passa a ser, a partir de agora, um quadro incontornável da política nacional.

“Essa mulher é a principal mexida da política. Esse mundo evangélico veio para ficar na política do Brasil, e ela representa isso”, afirmou à coluna um ex-governador.

Michelle não falou apenas para os evangélicos. Como esta coluna escreveu ainda ontem, falou para quem quisesse ouvir, incluindo os chamados eleitores independentes, que costumam decidir eleições. Falou para as mulheres, basicamente carimbando Flávio como “machista”. Falou para quem tem ojeriza à política convencional e ao sistema — algo semelhante ao que o marido fez em 2018, com a diferença de que ele próprio era um político tradicional e parte do sistema.

O timing do vídeo para Flávio é péssimo. Nos últimos dias, em razão do desgaste do episódio envolvendo Jaques Wagner, que levou o caso Master para o colo de Lula, os trackings da pré-campanha mostravam uma recuperação do filho do ex-presidente. Agora, ele se vê nocauteado mais uma vez.

Aliados de Flávio pressionam por uma reação de Valdemar. Querem que o dirigente retire Michelle do comando do PL Mulher por considerá-la “insubordinada”. Avaliam que ele “criou um monstro”. Mas Valdemar também sabe o que faz. Se isso ocorrer, Michelle tende a sair ainda mais forte. O vídeo já produziu efeito. É como uma dança de TikTok que gruda na cabeça por um bom tempo. Pelo menos até o próximo viral.

(PLATOBR)

TJCE CONVOCA 156 CANDIDATAS E CANDIDATOS QUE OBTIVERAM APROVAÇÃO NO CONCURSO PARA SERVIDOR

 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está convocando 117 candidatas e candidatos que obtiveram aprovação no Concurso Público para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária. Também estão sendo chamadas(os) 39 aprovadas(os), desse mesmo concurso, para o cargo de Oficial de Justiça. As convocações constam, respectivamente, nos editais nº 141/2026 e 143/2026, publicados nesta quarta-feira (24/06).

Conforme os editais, as(os) candidatas(os) têm até 20 dias, a contar da data do ato convocatório, para encaminhar a documentação exigida para o processo de nomeação, conforme o Edital nº 01/2022. Os documentos devem ser digitalizados e enviados para o e-mail da Coordenadoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE: selecao@tjce.jus.br.

Além da entrega da documentação, é necessário passar por perícia médica oficial, a ser realizada na Diretoria de Perícia Médica (Dipem), vinculada ao Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). O cronograma com datas e horários de atendimento será divulgado posteriormente pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal.

O concurso público, organizado pela Fundação Carlos Chagas, teve o edital lançado em março de 2022 e foi homologado em novembro do mesmo ano. Desde então, a lista de aprovadas(os) passou por reordenações pontuais. Dessa vez, as convocações envolvem ampla concorrência, pessoas negras (pretas e pardas) e pessoas com deficiência. O último chamamento ocorreu no dia 17 de junho, clique AQUI PARA VER.

Ainda nesta quarta-feira, o TJCE publicou o Edital nº 142/2026, convocando uma candidata aprovada no Concurso Público de Servidor para o cargo de Técnica Judiciária – Área Judiciária, regido pelo Edital nº 01/2023. O certame foi realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe).

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) ABRE CONCURSO PÚBLICO COM 25 VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS E SALÁRIOS DE ATÉ R$ 14,4 MIL

 

A Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, anunciou a abertura de um novo concurso público para o provimento de cargos de Professor Efetivo. Regulamentado pelo Edital nº 02/2026-GR/URCA, o certame visa preencher 25 vagas remanescentes de editais anteriores. As oportunidades contemplam as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, com lotação prevista para os campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial da Pró-Reitoria de Graduação (https://www.urca.br/prograd/). O prazo para se inscrever começará 30 dias corridos após a publicação oficial do edital no Diário Oficial do Estado (DOE) e ficará aberto por 30 dias corridos, encerrando-se impreterivelmente às 17h do último dia. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 350,00.
O concurso também prevê a isenção da taxa para perfis específicos, incluindo doadores de sangue do Estado do Ceará, egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência (PcD) e candidatos de famílias de baixa renda (com renda mensal de até dois salários mínimos). O pedido de isenção deve ser feito no site do concurso a partir de 20 dias após a circulação do edital no DOE, com um prazo de apenas 3 dias para o envio da solicitação.

Remuneração e carga horária

A remuneração inicial dos aprovados varia de acordo com a titulação e a carga horária de trabalho. Para o regime de 20 horas semanais, os vencimentos partem de R$ 3.685,52 (Auxiliar), passam por R$ 5.001,95 (Assistente) e chegam a R$ 7.243,40 (Adjunto). Já para a jornada de 40 horas semanais, os salários são de R$ 7.371,05 para Professor Auxiliar, R$ 10.012,97 para Assistente e chegam a R$ 14.486,83 para a classe de Adjunto.

A seleção dos candidatos será coordenada pela Comissão Coordenadora do Concurso (CCC/URCA) e consistirá em três fases: Prova Escrita (eliminatória e classificatória), que será aplicada exclusivamente na cidade do Crato; Prova Didática (eliminatória e classificatória); e, por fim, a Prova de Títulos (de caráter apenas classificatório).

Alinhado às políticas de inclusão e à legislação vigente, o certame assegura a reserva de 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros (pretos e pardos), que passarão por bancas de heteroidentificação após a aprovação nas provas. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação no DOE, com possibilidade de prorrogação por igual período. O edital completo e o cronograma detalhado podem ser consultados no portal da URCA.

MAIS UM BURACO NAS CONTAS PÚBLICAS: GOVERNO TOPA ELEVAR TETO DO MEI PARA R$ 140 MIL

 



 

O Ministério do Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte confirmou que o governo topará elevar progressivamente o teto anual de faturamento dos MEIs (microempreendedores individuais) anuais, atualmente em R$ 81 mil. Pela proposta governista, esse limite subirá para R$ 110 mil em 2027 e para R$ 140 mil em 2028.

Essa mudança será feita por meio de um projeto de lei complementar. A dúvida é se um novo texto será enviado ao Legislativo pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva ou se uma das diversas propostas que tramitam na Câmara e no Senado será aproveitada para agilizar a votação. 

Pela proposta o limite de contratação para os MEIs vai dobrar. O microempreendedor individual terá permissão legal para contratar até dois funcionários registrados simultaneamente. A legislação permite a contratação de cônjuge, filhos ou qualquer outro parente, desde que eles cumpram as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tenham a carteira de trabalho assinada e recebam a remuneração devida.

Nas contas do Ministério da Fazenda, o aumento do limite para R$ 130 mil, como determina o projeto de lei complementar 108/2021, implica renúncia fiscal de R$ 50 bilhões por ano. O impacto da elevação para R$ 110 mil ou para R$ 140 mil ainda não foi estimado pela Fazenda. Na prática, o governo terá que conviver com mais um rombo nas contas públicas.

(PLATOBR)

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 7,21-29)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' 23 Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!" 28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

LIÇÕES PRÁTICAS DE POLÍTICA; POR PAULO ELPÍDIO DE MENEZES NETO

 

(Parsifal Barroso, um intelectual renascentista na política do Ceará

O pôr do sol na política

“A política é quase tão excitante como a guerra; e não menos perigosa.” — Winston Churchill

“Em política, nunca diga ‘nunca’ e nunca diga ‘sempre’.” — Napoleão Bonaparte

Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Provavelmente, a última função pública de Parsifal Barroso, ao aposentar-se como ministro do Tribunal de Contas da União, consolo de um político de grande atuação, foi a de diretor pró-tempore da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da UFC. Corria o ano de 1968.

Fora nomeado interventor para pôr termo a um quase levante de alunos e professores contra o reitor Fernando Leite, cuja inépcia na condução dos assuntos mais delicados da Universidade ganhava dimensões surpreendentes.

Narrei esse episódio em livro de poucos leitores sobre os anos de chumbo dos governos militares.

[No Ceará, os livros são comprados nas festas de autógrafos pelos amigos mais chegados. Como não os lerão — há exceções honrosas —, não sabem o que fazer com aquele tijolo incômodo de vaidades impressas…]

Pois bem. Retomo agora o veio da história para mostrar a sabedoria de um político profissional dotado da magia da palavra, exemplo marcante deixado por Parsifal Barroso. A política não foi o esconderijo de Parsifal; era um intelectual de vasta cultura, um “renascentista” na política, como dele dizia Djacir Menezes.

Pelos vazios do velho prédio da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Fortaleza, ficávamos, o “interventor” e o “insurgente”, a conversar perdidamente. Eduardo Diatahy e Hélio Barros compunham, por vezes, aquele conluio intelectual.

Parsifal era um causeur, dotado de extraordinários recursos memorialísticos e da palavra. Nesses embalos, confessou-me certa vez que não era difícil entrar na política:

— Difícil é saber o momento adequado para afastar-se dos atavios do poder.

E explicava como os políticos perdiam, por descuido ou premeditação, a noção da oportunidade para retirar-se da política. Como deixar o tabuleiro de xadrez no qual os lances mais audaciosos nem sempre alcançam o intento dos personagens que os animaram?

Ele mesmo não foi capaz de perceber a sua hora de recolhimento. Deixou, mais de uma vez, a ocasião propícia passar bem ao seu lado, sob os seus olhos. Avisos não lhe terão faltado, mas a mosca azul do poder não lhe deu sossego.

Aposentado, ex-quase tudo na política brasileira, íntimo das veleidades dos homens e dos interesses que cercam o poder do Estado, aceitou ser interventor numa faculdade de gente arreliada, pé no chão, a fazer subversão controlada em pleno governo Médici, do “Brasil, ame-o ou deixe-o”…

Em um 31 de março, de triste lembrança, dispôs-se a fazer uma conferência sobre o movimento revolucionário, nos seus primeiros cinco anos dos vinte e um de uma longa jornada autoritária, no auditório do velho prédio que abrigara, no passado, a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Sozinho, seguido pelo secretário e pelos funcionários administrativos, proferiu algumas palavras para uma obsequiosa audiência ausente…

Na verdade, cumpria, a contragosto, sugestões da DSI, braço longo dos órgãos de segurança e informação na UFC.

Nas conversas de corredor com Parsifal Barroso, caminhando peripateticamente entre as velhas colunas desbotadas do “pátio dos milagres”, como ele chamava o lugar, conheci a práxis da ciência política, a memorialística bem contada, em português culto, incontrolável nos adjetivos e no gestual amistoso, porém combativo, dos braços alongados. Era um intelectual cooptado pela política do Ceará, vencido pela província profunda da qual nunca se libertaria.

Comentava as suítes de Beethoven com a facilidade e a acuidade de quem descrevia as proezas de seu sogro, o coronel Chico Monte, chefe de uma das mais fortes oligarquias cearenses.

Foi ali, com o mestre exemplar, que aprendi minhas primeiras lições sobre o poder e sobre como pode ser perigoso navegar por suas entranhas sem sextante e sem o brilho das estrelas…

Completei minhas pretensiosas investidas pela teoria política com os aplicados exercícios epistemológicos sobre o poder, pelas páginas de O Príncipe. Mas já trazia comigo bagagem suficiente para entender as exortações do secretário florentino...

ELMANO DEVE DEFERIR PEDIDO DE REFORÇO NA SEGURANÇA PARA PLEITO ELEITORAL

 

Consultado pela Justiça Eleitoral, o governador Elmano de Freitas (PT) deve se manifestar favoravelmente nas próximas semanas a um pedido de reforço federal para a segurança das eleições deste ano no Ceará. 

Na última sexta-feira (19/6), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, oficiou o petista a respeito do tema, após comitê interno da Corte receber manifestações de juízes eleitorais de 66 municípios pela necessidade do incremento para a segurança do pleito. Nesta segunda-feira (22), fontes ligadas ao Palácio da Abolição afirmaram à coluna que o governador tem apoiado todo tipo de reforço neste sentido. O pedido, no entanto, ainda passará por trâmites internos da Justiça Eleitoral.

Fonte: Jornal O Povo

“GESTÃO DE "FALÁCIA" , VOCÊS DEVERIAM SER PRESOS”, DIZ LIA GOMES EM RESPOSTA AO DEPUTADO MOSES RODRIGUES

 

A deputada estadual Lia Gomes voltou a criticar a atual administração municipal de Sobral durante pronunciamento feito no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. Ao usar a tribuna, Lia respondeu diretamente às declarações do deputado federal Moses Rodrigues, que durante entrevista ao Portal Sobral Online havia defendido a gestão do prefeito Oscar Rodrigues e contestado críticas feitas por Lia e pelo senador Cid Gomes.

Na fala, Lia afirma que a população enfrenta problemas relacionados à infraestrutura, saúde e manutenção urbana. Segundo a deputada, há reclamações sobre ruas esburacadas, dificuldades no acesso a medicamentos básicos, demora na realização de exames e problemas em estradas da zona rural. Ela também contestou as críticas feitas ao empréstimo contratado durante a gestão do ex-prefeito Ivo Gomes, destacando que os recursos foram utilizados para a execução de obras estruturantes em diversas áreas da cidade.

Entre as ações citadas pela parlamentar estão a ampliação da rede de saneamento básico, obras de drenagem, construção do Hospital Municipal Dr. Estevam, implantação de areninhas, expansão da arborização urbana, aquisição de equipamentos para limpeza pública, criação de ilhas ecológicas e investimentos em mobilidade e infraestrutura nos bairros e distritos de Sobral.

Lia Gomes também criticou a atual condução de políticas ambientais do município, questionando a poda de árvores realizada em diferentes pontos da cidade e alegando que equipamentos e projetos implantados nas gestões anteriores estariam sendo abandonados. A deputada ainda levantou questionamentos sobre futuras obras anunciadas pela administração municipal e cobrou a execução das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral.

Ao final da manifestação, a parlamentar afirmou que continuará fiscalizando a gestão municipal e denunciando o que considera problemas enfrentados pela população. O vídeo amplia mais um capítulo da disputa política entre grupos de oposição e situação em Sobral, que vem ganhando intensidade nos últimos meses com trocas de críticas públicas entre lideranças políticas locais.