Em Jericoacoara, no Ceará, a festa junina vai se estender pelo mês de julho. Isso porque a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, com o apoio dos Conselhos Comunitário e Empresarial da Vila de Jeri, vai realizar o Jeri Junino 2025. O evento será realizado no dia 11 de julho de 2025 na Vila de Jericoacoara. A vila se transforma em um palco vibrante de cultura popular reunindo grupos tradicionais de várias regiões de Jijoca em uma grande celebração à dança, ao folclore e à identidade nordestina.
“Esse período é muito esperado por toda a nossa comunidade, é quando celebramos a cultura popular nordestina em meio a alta temporada. Julho abre o segundo semestre, época em que praticamente não chove por aqui. E é também quando costumamos receber um maior número de turistas. Ou seja, o sol forte e o São João de Jeri estão garantidos!”, convida Andréa Vale Spazzafumo – superintendente da ADEJERI.
Os festejos juninos de Jeri serão realizados pela primeira vez num novo espaço da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vila de Jericoacoara. A ADEJERI foi revitalizada, ganhou nova pintura, banheiros, sala com Wi-Fi, lanchonete, quadras de beach tênis e vôlei, e estacionamento arborizado. Tudo para receber bem moradores e visitantes.
“Jericoacoara é símbolo de diversidade, alegria e resistência cultural. Trazer um evento como esse para cá é celebrar nossas raízes com autenticidade e encantamento”, destaca Gisa Rigonato, secretaria de cultura da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. O Jeri Junino vai ainda valorizar os artistas e o artesanato da região.
Este ano, o São João de Jericoacoara dá um passo importante na valorização da diversidade ao coroar como Rainha do Festival uma mulher trans, símbolo de representatividade, coragem e inclusão. Angel Ohanna foi destaque no Ceará Junino, vencendo a disputa como melhor rainha no III Fest Itarema Junino. Sua presença no centro da quadrilha celebra a liberdade de ser quem se é, reforçando o compromisso do evento com a igualdade e o respeito às múltiplas identidades que fazem de Jeri um lugar de acolhimento, alegria e resistência cultural.
A programação inclui apresentações de grupos de quadrilha Jacarecoacoara e Arraiá Lagoa Azul, que são patrimônio cultural do município de Jijoca de Jericoacoara. Além disso terão barracas de comidas típicas, concurso de melhor traje caipira e o tradicional casamento matuto.
“Jericoacoara é símbolo de diversidade, alegria e resistência cultural. Trazer um evento como esse para cá é celebrar nossas raízes com autenticidade e encantamento”, complementa Andrea Spazafumo.
O evento é gratuito e aberto ao público neste que pode ser considerado o São João mais charmoso do Brasil. “Não poderia ser melhor para quem vai nos visitar nessa época do ano. É a oportunidade perfeita para quem gosta de praia e de uma boa festa junina, estão todos convidados!”, conclui Lucimar Marques – presidente do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara.
SERVIÇO
Jeri Junino 2025
Data: 11 de julho de 2025
Programação – Festival Junino em Jericoacoara





Local: Polo de Jericoacoara (Rua Vital Veríssimo, 530 - Vila de Jericoacoara)