terça-feira, 1 de julho de 2025

PREFEITURA DE SOBRAL PREPARA LICITAÇÃO MILIONÁRIA NA EDUCAÇÃO E LEVANTA QUESTIONAMENTOS SOBRE FAVORECIMENTO

 

A Prefeitura de Sobral está prestes a firmar mais uma contratação milionária na área da Educação. Trata-se de um contrato de gestão no valor estimado de R$ 14.250.000,00 (quatorze milhões, duzentos e cinquenta mil reais) para o desenvolvimento de um curso de conversação em Língua Inglesa, voltado a alunos do 6º ao 9º ano da rede pública municipal. O projeto, batizado de TeenTalks, será implementado por meio de uma empresa contratada para gerir, administrar e operacionalizar as ações do programa.

O que chama atenção, porém, não é apenas o valor expressivo da licitação, mas os indícios de favorecimento na condução do processo. Segundo denúncias, a tradicional ESFAPEGE — instituição que por mais de 25 anos capacitou os educadores sobralenses e teve papel decisivo nos avanços da educação local — foi desclassificada já na fase de avaliação, mesmo com um histórico de excelência reconhecido amplamente.

Com a desabilitação da ESFAPEGE, ganhou espaço a empresa EDUFORMA, sediada em Fortaleza. Um dos sócios é o professor Hamilton Vale Leitão, que já atuou como diretor-geral da Faculdade Alencarina de Sobral, instituição do Grupo GORJ, pertencente à família do atual prefeito, Oscar Rodrigues (União Brasil). O vínculo pessoal e profissional entre o sócio da empresa e o prefeito é exposto nas redes sociais e tem levantado suspeitas de direcionamento no certame.
Outro ponto que desperta críticas é o fato de que Sobral possui o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, instituição pública municipal com mais de 20 anos de atuação e reconhecida como referência no ensino de idiomas, inclusive da Língua Inglesa. A estrutura já existente poderia perfeitamente ser utilizada para executar o programa TeenTalks, gerando economia significativa aos cofres públicos.
(Blog Sobral em Revista)