quarta-feira, 23 de julho de 2025

EM EVENTO HISTÓRICO, OAB CEARÁ RECEBE PRESIDENTE DO STF


Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu, na manhã de segunda-feira (21/07), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que cumpriu agenda institucional no Ceará. Esta foi a primeira vez que a OAB Ceará recebeu, em 92 anos, o presidente da Suprema Corte em sua sede.

“Fui advogado por 30 anos, de modo que vir à OAB, para mim, é extremamente natural, faz parte do meu papel. A justiça é um pacote completo: é feita de juízes, advogados, membros do Ministério Público e defensores públicos. Tenho viajado por todo o país, visitando tribunais e, sempre que possível, a Ordem dos Advogados. A justiça é fruto do diálogo, e precisamos mantê-lo de forma saudável, com cada um cumprindo seu papel, mas com harmonia, respeito e consideração, mesmo na divergência como a vida deve ser”, afirmou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que disse que tem “alma de advogado”.

A presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, ressaltou a importância histórica da visita. “Recebemos, pela primeira
 vez na nossa história, o presidente da Suprema Corte, assim como também, pela primeira vez em 92 anos, temos uma mulher presidindo essa entidade”, afirmou.

Durante o evento, o ministro Luís Roberto Barroso proferiu a palestra “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo” e destacou que o mundo vive uma revolução tecnológica e que a inteligência artificial atualmente é a fronteira dessa inovação. Para o presidente do STF, os avanços tecnológicos não devem ser desprezados, mas é essencial que haja supervisão humana.

.

“Não devemos negligenciar as novas tecnologias, que possivelmente vão permitir que a justiça se torne mais célere, porque o jurisdicionado, mais do que o direito a uma decisão humana, ele tem direito a uma decisão de qualidade. E, se a inteligência artificial puder ajudar a termos mais decisões de qualidade numa velocidade maior, ótimo, é o que nós pretendemos fazer”, pontuou.

Christiane Leitão reforçou a relevância do tema. “Plataformas digitais e inteligência artificial são hoje questões muito atuais e que impactam não só a advocacia, mas o Judiciário como um todo e a sociedade. Então foi uma honra ter o ministro da Suprema Corte na nossa casa, conversando com a advocacia, dialogando com a magistratura e compartilhando esse momento com os colegas dos quatro cantos do Ceará e de outros estados”, completou.

Entre as autoridades presentes estavam: o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos; o
 presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Heráclito Vieira; o procurador-geral do Estado do Ceará, Rafael Machado, representando o governador Elmano de Freitas; a conselheira do CNJ, Daiane Nogueira de Lira; o procurador-geral do município e ex-presidente da OAB Ceará, Hélio Leitão, representando o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; a defensora pública-geral, Sâmia Farias; o corregedor regional do TRF-5, desembargador Leonardo Resende, representando o desembargador Roberto Machado, presidente do TRF-5; a presidente do TRT-7, Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque; o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Frederico Mendes Júnior; o presidente da Associação Cearense de Magistrados, Hercy Alencar; o presidente do TCE, Rholden Queiroz. Também participaram do evento o vice-presidente da OAB-CE, David Sombra Peixoto, o conselheiro federal e ex-presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a diretoria da OAB-CE, conselheiros federais e estaduais, presidentes de subsecções e advogados de todo o Estado.