segunda-feira, 28 de julho de 2025

MEC AUMENTA TETO DE FINANCIAMENTO DO FIES EM 30%

 

 ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que o teto de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) que financia a graduação de educação superior de estudantes em instituições não gratuitas, será acrescido em 30%.

Conforme o titular da pasta, o valor máximo destinado pelo MEC para o financiamento da graduação passa de R$ 60 mil para R$ 78 mil por ano. O aumento foi aprovado pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), composto por representantes de quatro pastas do Governo Federal e que tem a finalidade de assessorar o programa no desempenho de suas funções.

A medida não vai impactar os estudantes já cadastrados no Fies Social, programa que garante 100% de financiamento dos cursos.

De acordo com o ministro, em vídeo divulgado nas suas redes, o aumento vai possibilitar a cobertura de 85% dos cursos de medicina não gratuitos no Brasil. “Parabéns, boa sorte, e viva o Fies!”, finaliza Camilo.