A vereadora da extrema-direita Jéssica Lemonie (PL-SC), de 28 anos de idade, usou a tribuna na Câmara Legislativa de Itapoá (SC) para criticar e pedir a retirada do clássico da literatura brasileira “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, do currículo escolar do município para determinados públicos.
Ela considera que o texto não é adequado para determinadas faixas etárias. Também citou que o escritor era “comunista” e que a esquerda está “infiltrando” essas obras nas escolas.
Durante sessão realizada no último dia 16 de junho, a vereadora alega que a obra está sendo trabalhada e discutida na rede pública de ensino entre alunos de 12 a 13 anos, e afirma que o livro possui conteúdo inapropriado para essa faixa etária.
“A classificação dele divulgada e oficial é de 14 anos. Ele (o livro) promove a marginalização infantil. Será que é uma maneira pela qual a esquerda está infiltrando esses livros nas escolas? Sim. Quem foi Jorge Amado? Se vocês pesquisarem no Google, verão que ele é um escritor famoso, com muitas obras, conhecido. Na verdade, sim, um escritor comunista, famoso e conhecido, que inclusive foi deputado federal e teve seu mandato cassado.”
De acordo com plataformas que vendem livros on-line, a obra “Capitães da Areia”, escrito em 1937, retrata a história cria e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador (BA). Sites definem o livro como um clássico da literatura brasileira.
(com Metrópoles)