sábado, 5 de julho de 2025

ESTADO E UNIÃO ASSUMEM GESTÃO DA SANTA CASA DE SOBRAL COM APORTE DE R$ 52 MILHÕES

 

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (4), na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, selou o fim da intervenção municipal na administração do hospital e definiu os próximos passos para sua reestruturação. Participaram do encontro o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Elmano de Freitas, o prefeito Oscar Rodrigues, a senadora Augusta Brito, os deputados federais Leônidas Cristino e Moses Rodrigues, os deputados estaduais Lia Gomes e Allison Aguiar, a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e o Pe. Raimundo Nonato, representante do bispo Dom Vasconcelos.

Com o apoio do Governo Federal, o Governo do Ceará assumirá a gestão da instituição, que passará por um período de transição. A nova administradora será a Dr. Renata Albaladejo Morbeck, designada pelo Estado, ficará responsável pela direção do hospital. Além disso, será destinado um aporte financeiro de R$ 52 milhões, que será utilizado para negociar dívidas acumuladas e dar um novo fôlego à Santa Casa, garantindo a retomada do equilíbrio financeiro e a ampliação dos serviços prestados.

Durante a intervenção da Prefeitura de Sobral, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Ivo Gomes, a Santa Casa conseguiu manter um padrão de excelência nos atendimentos e seguia como referência para toda a região Norte. Nos últimos anos, porém, o hospital sofreu uma queda de qualidade, com o aumento das reclamações de usuários e profissionais. A expectativa, agora, é de que a nova configuração administrativa recupere a confiança da população e fortaleça o papel da Santa Casa como um dos pilares da saúde pública no Ceará.

(Sobral em Revista)