Com o aporte, unidade de saúde, que volta a ser gerida pela Diocese de Sobral, poderá modernizar seus equipamentos
Ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Elmano de Freitas anunciou, na sexta-feira (4), R$ 51,8 milhões em investimentos para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Os valores serão pagos, de forma gradual, até dezembro de 2025. Com o aporte, em parceria com a União, a unidade de saúde, que volta a ser gerida pela Diocese de Sobral, poderá modernizar seus equipamentos, possibilitando melhores condições de trabalho aos seus profissionais e um melhor atendimento ao público.
Alexandre Padilha comemorou o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Ceará após as ações divulgadas durante esta sexta-feira (4). “Gostaria de agradecer ao governador Elmano pelo dia de hoje, um dia daqueles quando saímos energizados. Saio de Sobral, do Ceará, com a convicção que o SUS estará mais forte com as ações em parceria entre União, Governo do Estado e municípios”.
Titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho comemorou a chegada dos investimentos para toda a Região Norte, ressaltando o papel importante da Santa Casa de Sobral para a população. “Esse novo aporte financeiro representa um avanço importante para a saúde da Região Norte e para a assistência em todo o estado. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral é uma unidade estratégica na rede de atenção à saúde, com um papel histórico no acolhimento e no cuidado à população. O incremento garante maior capacidade de resposta do hospital, especialmente em áreas de alta complexidade, fortalecendo o acesso e a qualidade dos serviços prestados. Essa é uma ação que integra o esforço conjunto entre Governo do Estado, Governo Federal e a gestão hospitalar, com foco no cuidado, na regionalização da saúde e na ampliação de uma rede pública mais resolutiva para os cearenses”.
Outros anúncios para a Região
Na ocasião, Elmano de Freitas também anunciou investimento de R$ 2,8 milhões para a aquisição de um tomógrafo para o Hospital Regional Norte (HRN), que integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará.
“Os anúncios são investimentos, equipamentos, uma verdadeira conquista para a rede pública cearense e desta região”, complementou o chefe do Executivo Estadual.
Outra unidade de saúde a receber o apoio é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Acaraú. Agora, o local terá ampliada para 3.268 procedimentos por ano a sua capacidade de cirurgias gerais e ortopédicas.
Ainda em Acaraú, serão abertos 10 leitos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), oito leitos para a Unidade de Cuidado Intensivo (UCI), além de 52 leitos cirúrgicos.