O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (15), dois novos destinos com conexão direta para Fortaleza: Foz do Iguaçu/PR e Montevidéu, no Uruguai. Os voos, que serão semanais, serão operados pela empresa Gol Linhas Aéreas e terão início a partir de novembro deste ano. O evento, que aconteceu no Palácio da Abolição, também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, entre outras autoridades.
“Fico feliz de estarmos aqui efetivamente unidos pelo bem do Ceará, pelo turismo cearense, para crescer ainda mais. Gostaria de dizer para a Gol: conte com o Ceará, tenha em nós um parceiro para alavancar o Estado. Sei que com essas ações todos vão ganhar: o empreendedor, o trabalhador, as empresas, o Ceará. Estamos muito antenados para melhorar a estrutura do turismo cearense, além de criar cada vez mais parcerias com as empresas, tendo assim uma linha afinada entre todas as partes”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com os anúncios desta terça-feira, sobe para sete o número de voos internacionais que iniciaram na gestão Elmano de Freitas. Somente em 2025, cinco novas frequências nacionais passaram a ser ofertadas.
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o momento é reflexo do trabalho que vem sendo feito para tornar o Ceará cada vez mais atrativo e acessível para quem deseja conhecer ou investir no Estado. “Mais voos significam mais oportunidades. Com essa ampliação, o Ceará se posiciona com ainda mais força no mercado turístico nacional, gerando emprego, renda e fortalecendo toda a cadeia produtiva que gira em torno do turismo”, disse.
De janeiro até junho de 2025, 1,7 milhão de turistas visitaram o Ceará. O número representa uma ocupação hoteleira de 73,8%, com uma receita gerada no período de R$ 6,6 bilhões. Ao todo, somando os anos de 2023 e 2024, mais de 11 milhões de passageiros passaram pelo estado.