Discursando a respeito dos quatro homenageados, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ressaltou que a convivência com os colegas oportuniza aprendizagens diárias. Para ele, além de ser uma forma de reconhecer as contribuições dos parlamentares, a comenda se constitui ainda como um incentivo às boas práticas na vida pública.
“É preciso que honrarias como essa sirvam de lição para que homens e mulheres de bem queiram entrar na vida pública. Nós precisamos fazer o combate do bem, com o nosso exemplo, dignificar e ter orgulho de ser político e de estar na política”, defendeu Romeu Aldigueri.
ENTREGA DAS MEDALHAS
Em seus agradecimentos, o deputado Antônio Granja apontou que a vocação para a política vem da sua família, detalhando que seu pai ocupou cargos de prefeito e vice. Segundo ele, ao longo dos sete mandatos no Legislativo estadual, além de se dedicar à defesa das pautas da população, ele serviu como médico voluntário em diversas comunidades do interior do Estado.
“Estou aqui, ainda empolgado, com muita força porque eu ainda tenho muito a oferecer ao Ceará. Fui presidente da Comissão mais importante desta Casa por três mandatos: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sem ser advogado. Nesta Casa eu aprendi demais, aqui é uma escola para quem quer aprender”, concluiu Antônio Granja.
Parlamentar mais longevo da Alece, o deputado Fernando Hugo reforçou a afirmação do colega ao ressaltar que o Legislativo compara-se a uma universidade da vida. Segundo ele, as discussões empreendidas na Casa, ao longo dos anos, fizeram com que o Poder e aqueles que passaram por ele evoluíssem.
Ao refletir sobre as sucessivas reeleições que somam 35 anos de vida pública, o parlamentar destacou o compromisso com a população como seu principal motivador. Fernando Hugo encerrou seu discurso com um conselho: "Faça de cada vitória que você consiga [um passo] na dedicada arte de servir a tudo e a todos”.
Após o recebimento da comenda, o deputado licenciado Osmar Baquit (PSB), que atualmente ocupa o cargo de coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais da Prefeitura de Fortaleza, relembrou suas origens, assim como sua trajetória na Alece e na política.
“Eu quero dizer da minha alegria e eu tenho que agradecer ao povo do Ceará. Me perguntaram, certa vez, se o mandato mais difícil era o quarto ou o quinto, pelo fato da gente ir se cansando. E eu disse que não, o mais difícil é o primeiro, porque os outros dependem do meu trabalho e eu trabalho todo dia. E eu tenho muito orgulho de dizer isso”, declarou.
PRESENTES
Na composição da mesa da cerimônia, estiveram também o senador Cid Gomes (PSB-CE) e o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho. O evento também contou com a presença de diversas autoridades e dos deputados estaduais Danniel Oliveira (MDB); Guilherme Sampaio (PT); De Assis Diniz (PT); Larissa Gaspar (PT); Leonardo Pinheiro (Progressistas); Acrísio Sena (PT); Tin Gomes (PSB); Bruno Pedrosa (PT); Sérgio Aguiar (PSB); Missias Dias (PT); Tomaz Holanda (Avante); Nizo Costa (PT); Almir Bié (Progressistas); Jeová Mota (PSB); Marcos Sobreira (PSB); Felipe Mota (União); Queiroz Filho (PDT); Sargento Reginauro (União); e Simão Pedro (PSB).
A MEDALHA
Criada para homenagear parlamentares que completem 25 anos de exercício de mandato no Legislativo estadual, a comenda foi instituída em 1975, por meio da Resolução n.º 31/75, posteriormente modificada pela Resolução n.º 51/79, e leva o nome Paulo Sarasate (1908-1968), figura marcante do cenário político do Ceará e do Brasil.
Em sua trajetória, Paulo Sarasate ocupou diversos cargos na vida pública, entre os quais os de deputado estadual, federal e senador. Além disso, foi eleito Governador do Ceará, em 1954. Entre suas ações mais significativas, o político apoiou a criação da Petrobras e do Banco do Nordeste, defendeu a participação de empregados nos lucros das empresas, e foi defensor das obras contra as secas no Nordeste, tendo o açude Araras recebido seu nome.
Ele também utilizou sua influência para apoiar o ensino superior no Ceará, o que se traduziu no apoio à criação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e assistência à Faculdade de Medicina.