quarta-feira, 24 de junho de 2026

LIÇÕES PRÁTICAS DE POLÍTICA; POR PAULO ELPÍDIO DE MENEZES NETO

 

(Parsifal Barroso, um intelectual renascentista na política do Ceará

O pôr do sol na política

“A política é quase tão excitante como a guerra; e não menos perigosa.” — Winston Churchill

“Em política, nunca diga ‘nunca’ e nunca diga ‘sempre’.” — Napoleão Bonaparte

Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Provavelmente, a última função pública de Parsifal Barroso, ao aposentar-se como ministro do Tribunal de Contas da União, consolo de um político de grande atuação, foi a de diretor pró-tempore da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da UFC. Corria o ano de 1968.

Fora nomeado interventor para pôr termo a um quase levante de alunos e professores contra o reitor Fernando Leite, cuja inépcia na condução dos assuntos mais delicados da Universidade ganhava dimensões surpreendentes.

Narrei esse episódio em livro de poucos leitores sobre os anos de chumbo dos governos militares.

[No Ceará, os livros são comprados nas festas de autógrafos pelos amigos mais chegados. Como não os lerão — há exceções honrosas —, não sabem o que fazer com aquele tijolo incômodo de vaidades impressas…]

Pois bem. Retomo agora o veio da história para mostrar a sabedoria de um político profissional dotado da magia da palavra, exemplo marcante deixado por Parsifal Barroso. A política não foi o esconderijo de Parsifal; era um intelectual de vasta cultura, um “renascentista” na política, como dele dizia Djacir Menezes.

Pelos vazios do velho prédio da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Fortaleza, ficávamos, o “interventor” e o “insurgente”, a conversar perdidamente. Eduardo Diatahy e Hélio Barros compunham, por vezes, aquele conluio intelectual.

Parsifal era um causeur, dotado de extraordinários recursos memorialísticos e da palavra. Nesses embalos, confessou-me certa vez que não era difícil entrar na política:

— Difícil é saber o momento adequado para afastar-se dos atavios do poder.

E explicava como os políticos perdiam, por descuido ou premeditação, a noção da oportunidade para retirar-se da política. Como deixar o tabuleiro de xadrez no qual os lances mais audaciosos nem sempre alcançam o intento dos personagens que os animaram?

Ele mesmo não foi capaz de perceber a sua hora de recolhimento. Deixou, mais de uma vez, a ocasião propícia passar bem ao seu lado, sob os seus olhos. Avisos não lhe terão faltado, mas a mosca azul do poder não lhe deu sossego.

Aposentado, ex-quase tudo na política brasileira, íntimo das veleidades dos homens e dos interesses que cercam o poder do Estado, aceitou ser interventor numa faculdade de gente arreliada, pé no chão, a fazer subversão controlada em pleno governo Médici, do “Brasil, ame-o ou deixe-o”…

Em um 31 de março, de triste lembrança, dispôs-se a fazer uma conferência sobre o movimento revolucionário, nos seus primeiros cinco anos dos vinte e um de uma longa jornada autoritária, no auditório do velho prédio que abrigara, no passado, a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Sozinho, seguido pelo secretário e pelos funcionários administrativos, proferiu algumas palavras para uma obsequiosa audiência ausente…

Na verdade, cumpria, a contragosto, sugestões da DSI, braço longo dos órgãos de segurança e informação na UFC.

Nas conversas de corredor com Parsifal Barroso, caminhando peripateticamente entre as velhas colunas desbotadas do “pátio dos milagres”, como ele chamava o lugar, conheci a práxis da ciência política, a memorialística bem contada, em português culto, incontrolável nos adjetivos e no gestual amistoso, porém combativo, dos braços alongados. Era um intelectual cooptado pela política do Ceará, vencido pela província profunda da qual nunca se libertaria.

Comentava as suítes de Beethoven com a facilidade e a acuidade de quem descrevia as proezas de seu sogro, o coronel Chico Monte, chefe de uma das mais fortes oligarquias cearenses.

Foi ali, com o mestre exemplar, que aprendi minhas primeiras lições sobre o poder e sobre como pode ser perigoso navegar por suas entranhas sem sextante e sem o brilho das estrelas…

Completei minhas pretensiosas investidas pela teoria política com os aplicados exercícios epistemológicos sobre o poder, pelas páginas de O Príncipe. Mas já trazia comigo bagagem suficiente para entender as exortações do secretário florentino...

ELMANO DEVE DEFERIR PEDIDO DE REFORÇO NA SEGURANÇA PARA PLEITO ELEITORAL

 

Consultado pela Justiça Eleitoral, o governador Elmano de Freitas (PT) deve se manifestar favoravelmente nas próximas semanas a um pedido de reforço federal para a segurança das eleições deste ano no Ceará. 

Na última sexta-feira (19/6), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, oficiou o petista a respeito do tema, após comitê interno da Corte receber manifestações de juízes eleitorais de 66 municípios pela necessidade do incremento para a segurança do pleito. Nesta segunda-feira (22), fontes ligadas ao Palácio da Abolição afirmaram à coluna que o governador tem apoiado todo tipo de reforço neste sentido. O pedido, no entanto, ainda passará por trâmites internos da Justiça Eleitoral.

Fonte: Jornal O Povo

“GESTÃO DE "FALÁCIA" , VOCÊS DEVERIAM SER PRESOS”, DIZ LIA GOMES EM RESPOSTA AO DEPUTADO MOSES RODRIGUES

 

A deputada estadual Lia Gomes voltou a criticar a atual administração municipal de Sobral durante pronunciamento feito no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. Ao usar a tribuna, Lia respondeu diretamente às declarações do deputado federal Moses Rodrigues, que durante entrevista ao Portal Sobral Online havia defendido a gestão do prefeito Oscar Rodrigues e contestado críticas feitas por Lia e pelo senador Cid Gomes.

Na fala, Lia afirma que a população enfrenta problemas relacionados à infraestrutura, saúde e manutenção urbana. Segundo a deputada, há reclamações sobre ruas esburacadas, dificuldades no acesso a medicamentos básicos, demora na realização de exames e problemas em estradas da zona rural. Ela também contestou as críticas feitas ao empréstimo contratado durante a gestão do ex-prefeito Ivo Gomes, destacando que os recursos foram utilizados para a execução de obras estruturantes em diversas áreas da cidade.

Entre as ações citadas pela parlamentar estão a ampliação da rede de saneamento básico, obras de drenagem, construção do Hospital Municipal Dr. Estevam, implantação de areninhas, expansão da arborização urbana, aquisição de equipamentos para limpeza pública, criação de ilhas ecológicas e investimentos em mobilidade e infraestrutura nos bairros e distritos de Sobral.

Lia Gomes também criticou a atual condução de políticas ambientais do município, questionando a poda de árvores realizada em diferentes pontos da cidade e alegando que equipamentos e projetos implantados nas gestões anteriores estariam sendo abandonados. A deputada ainda levantou questionamentos sobre futuras obras anunciadas pela administração municipal e cobrou a execução das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral.

Ao final da manifestação, a parlamentar afirmou que continuará fiscalizando a gestão municipal e denunciando o que considera problemas enfrentados pela população. O vídeo amplia mais um capítulo da disputa política entre grupos de oposição e situação em Sobral, que vem ganhando intensidade nos últimos meses com trocas de críticas públicas entre lideranças políticas locais.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 1,57-66.80)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João". 61 Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". E todos ficara admirados. 64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66 E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80 E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 23 de junho de 2026

MICHELLE BOLSONARO PROMETE PUBLICAR EM BREVE VÍDEO CONTRA CIRO GOMES: "NUNCA FOI PARA TIRAR O PT"

 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) disse que a atuação da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) "nunca foi 'para tirar o PT', e sim por projetos de poder".

Em publicação no X na segunda-feira, 22, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que preparou um conteúdo sobre o assunto.

A publicação de Michelle foi acompanhada de uma imagem com aspas de Ciro em que ele compara o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro.

(OPOVO)

PIB DO NORDESTE DEVE SUPERAR R$ 2 TRILHÕES EM 2027; CEARÁ TERÁ 3ª MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO

 

O fato: A economia do Nordeste deve ultrapassar a marca de R$ 2 trilhões em 2027, segundo projeções do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste. O valor representa mais que o dobro do registrado em 2013, quando o PIB da região era de cerca de R$ 724 bilhões.

Para 2025, a estimativa é de que a economia nordestina alcance R$ 1,76 trilhão, impulsionada principalmente pelos setores de indústria, serviços, infraestrutura e energia.

Ceará: Entre os estados da região, o Ceará deve alcançar um PIB de R$ 313 bilhões em 2027, consolidando-se como a terceira maior economia do Nordeste, atrás apenas da Bahia e de Pernambuco.

O desempenho é sustentado por atividades como indústria de transformação, comércio, serviços, energia renovável e infraestrutura logística. O Porto do Pecém também aparece como um dos motores do crescimento, ampliando a movimentação de cargas e fortalecendo a posição estratégica do estado.

Emprego: O mercado de trabalho nordestino também apresentou avanço nos últimos anos. A taxa de desemprego caiu de 18,9% no início de 2021 para 8,4% no primeiro trimestre de 2026.

Nos últimos 12 meses, foram criados mais de 347 mil empregos formais na região. Desse total, 55 mil vagas foram geradas no Ceará, que figura entre os estados com melhor desempenho.

Energia: A expansão dos investimentos em energia solar e eólica também tem contribuído para o crescimento econômico regional. O Ceará está entre os estados que ampliaram sua participação na geração de energia renovável, acompanhando o avanço do Nordeste na transição energética.

(Focus)

DELEGACIA DA PF EM SOBRAL TEM DATA DE INAUGURAÇÃO CONFIRMADA

 

solenidade de inauguração oficial da Delegacia da Polícia Federal em Sobral será realizada no próximo dia 2 de julho, às 10h. 


A unidade está localizada nas dependências do Centro de Convenções (ao lado do Hemoce), no bairro Junco. 

A instituição já está operando com serviços essenciais ao público desde 1º de junho.

Procedimentos disponíveis: Emissão de passaportes - Protocolos e trâmites administrativos - Entrega e recebimento de documentos gerais.

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA DIGIMAIS, BANCO DE EDIR MACEDO; R$ 670 MILHÕES SÃO BLOQUEADOS

 

Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23/6), a Operação Miragem, que mira a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Ao todo, mais de 50 policiais federais saíram às ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.
Além de autorizar as buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.

SOBRAL RECEBE HOJE O PROJETO “DAÍRA CANTA BELCHOR” NO THEATRO SÃO JOÃO

 

A obra de Belchior, sempre atual e provocadora, volta a ganhar destaque em Sobral nesta terça-feira, 23 de junho, às 19h, no Teatro São João, com a apresentação gratuita do espetáculo “Daíra Canta Belchior – Amar e Mudar as Coisas”.

A montagem integra a circulação cearense que celebra os 10 anos do projeto, reconhecido nacionalmente por revisitar, com sensibilidade e personalidade, o repertório de um dos maiores nomes da música brasileira.

À frente do espetáculo, a cantora e compositora Daíra leva ao palco uma leitura própria das canções de Belchior, costurando sucessos que atravessaram gerações com influências da canção brasileira, do folk, do blues e da força cultural nordestina.

Em Sobral, cidade que mantém forte relação com a cultura, a apresentação promete ser mais do que um show. Será um encontro com a poesia, a inquietação e a permanência da obra de Belchior, artista que segue dialogando com diferentes gerações.

A entrada é gratuita.

MARCOS PEREIRA, SOBRE OPERAÇÃO CONTRA EDIR MACEDO: ‘O PARTIDO NÃO TEM NADA A VER’

 

O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, afirmou à coluna que a operação deflagrada na manhã desta terça-feira, 23, mirando o Banco Digimais, do bispo Edir Macedo, não tem qualquer relação com o partido.

“O partido não tem nada a ver com isso”, disse.

Pereira aproveitou para reforçar a distância entre o Republicanos e a Igreja Universal, historicamente associada à legenda.

Segundo ele, dos atuais 43 deputados federais da bancada, apenas sete são ligados à igreja. Entre os seis senadores do partido, nenhum integra a Universal. O mesmo ocorre entre os oito pré-candidatos da sigla aos governos estaduais.

A Operação Miragem cumpre nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens de até R$ 670 milhões. A PF apura crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. As investigações foram baseadas em relatórios do Banco Central que apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição.

(PLATOBR)


MAIS DE 2.700 ESCOLAS NO CEARÁ AINDA PODEM DISPUTAR PRÊMIOS NA OLITEF

 

A menos de três meses do prazo final de inscrições para a OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), o Ceará é o segundo estado brasileiro com a maior adesão de escolas para a competição, um desempenho relevante, mas que ainda pode crescer. Ao todo, mais de 3.800 escolas cearenses têm a oportunidade de participar da iniciativa e concorrer a prêmios de até R$ 100 mil em kits voltados à melhoria da infraestrutura escolar. A participação é gratuita para instituições públicas e privadas.

De acordo com a organização, até agora apenas 1.183 escolas do Ceará fizeram adesão à OLITEF 2026, o que corresponde a um engajamento de 29,30% das instituições habilitadas. Entre instituições inscritas, a cidade de Fortaleza concentra o maior número de registros.

Promovida pelo Tesouro Nacional e pela B3, com apoio do Ministério da Educação e do Banco Central, a OLITEF é direcionada às escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, com atividades adaptadas por nível e aplicação de provas em formato presencial ou online.

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal, a iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento financeiro desde a base escolar. “Com a OLITEF, queremos engajar escolas, professores e alunos no aprendizado de temas como finanças pessoais, orçamento, matemática financeira e investimentos, aproximando esse conteúdo da realidade dos estudantes e democratizando o conhecimento financeiro para todos”, afirma.

Cada escola sorteada recebe um kit educacional no valor de R$ 100 mil, que pode ser destinado à montagem de laboratórios de informática, ciências ou robótica, além de premiações individuais de R$8.000 em títulos públicos para gestores e professores. Escolas que se inscreverem até 1º de julho tem o dobro de chance no sorteio dos kits de premiação.

Nesta edição, a expectativa é distribuir R$ 7,7 milhões em prêmios em todo o país. “Temos um papel, enquanto bolsa, de desenvolver o interesse dos jovens pelo mundo dos investimentos a partir da educação financeira. Desta forma, estimulamos a formação de uma geração mais consciente em sua relação com o dinheiro e fomentamos o desenvolvimento de um mercado de capitais cada vez mais sólido e sustentável”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.

No ano passado, a Olimpíada mobilizou quase 2 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras. Em 2026, a iniciativa já soma mais de 13.300 instituições inscritas nacionalmente, mas ainda com ampla oportunidade de adesão. Saiba mais no site www.olitef.com.br

Sobre a OLITEF
A OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela B3, a bolsa do Brasil, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME. A ação, que ocorre anualmente, é organizada pela UpMat Educacional e tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Fonte: Cauê Diniz


A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 7,6.12-14)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram"!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

JOVENS CEARENSES SÃO PREMIADOS NO ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CEARÁ DE VALORES

 

primeira edição do Programa Ceará de Valores foi concluída nesta sexta-feira (19/06), com a realização de uma solenidade de encerramento e premiação dos projetos de maior destaque no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. Ao longo da iniciativa, mais de 16 mil estudantes de 16 cidades-polo das 14 regiões de Planejamento do Ceará participaram das atividades e apresentaram 1.051 projetos.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.

No evento desta manhã, que reuniu jovens participantes do projeto, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados do Programa, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará de Valores foi um sonho construído a várias mãos como um eixo estruturante na pauta de responsabilidade social do Legislativo cearense.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, interage com os estudantes na solenidade de premiação. Foto: Júnior Pio

“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.

Ainda segundo ele, mais do que a qualificação e a capacitação que receberam, os jovens que participaram do Ceará de Valores desenvolveram um sentido de maior pertencimento às suas localidades. 

“Eles foram estimulados a desenvolver projetos no sentido de apresentar ideias para resolver problemas de suas comunidades, das suas cidades e bairros nas mais diversas áreas que se possa imaginar”, enfatizou, complementando que esse fomento no empreendedorismo juvenil é um investimento para proporcionar maior autonomia financeira e administrativa na vida profissional desses jovens.

De acordo com a deputada Jô Farias (PT), o Ceará de Valores, mais do que um programa de fomento da juventude, é um programa de cidadania. “Ele aborda educação, mercado de trabalho e mostra como é importante a nossa juventude estar conectada com esse mundo. Parabenizo o trabalho do presidente Romeu Aldigueri e digo que ele foi muito feliz e assertivo em levantar a bandeira da juventude do Ceará, levando oportunidades e conhecimento”, enalteceu.

TRE-CE PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO ELEITORAL A CONVITE DA ACERT DIA 02 DE JULHO

 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, recebeu, terça-feira, 16 de junho, a visita institucional da presidência e diretores da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT). O momento ocorreu na sala da Presidência do Tribunal, em Fortaleza.

No encontro, a presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulay, convidou o Tribunal para participar do Seminário Eleitoral que reunirá os proprietários e diretores de emissoras de rádios e televisão. O evento vai acontecer em Fortaleza dia 02 de julho próximo, no auditório da Anatel (Av. Senador Virgílio Távora, 2500 - Dionísio Torres) e terá como objetivo tirar dúvidas dos profissionais que trabalham nos 190 veículos de comunicação de massa sobre o que pode ou não pode divulgar durante o período eleitoral.

A desembargadora Maria Iraneide agradeceu o convite e disse que disponibilizará técnicos do Tribunal para serem palestrantes no evento. Além disso, a magistrada reforçou a importância da parceria com a ACERT no combate à divulgação de desinformações no período eleitoral.

“Fico feliz com essa parceria”, disse Carmen Lúcia. “Que bom que este encontro aconteceu com antecedência para fortalecermos o trabalho conjunto para termos uma eleição tranquila e transparente”, enfatizou a desembargadora Iraneide.

Estiveram presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão; o secretário da Presidência, Carlos André Bezerra; a diretora-geral, Orleanes Cavalcanti; a secretária de Eleições, Lorena Morais; o assessor Judiciário, Giancarlo Priante; e o assessor de Comunicação, Ocelí Lopes.

Da ACERT também estavam, o vice-presidente Ronald Almeida; e a assessora jurídica, Raquel Micucci.

ELEIÇÕES 2026: SETE ESTADOS JÁ SOLICITARAM APOIO DAS FORÇAS ARMADAS PARA ATUAÇÃO NO 1º TURNO


A pouco mais de três meses das Eleições Gerais de 2026, tribunais regionais eleitorais (TREs) de sete estados já solicitaram apoio logístico das Forças Armadas para atuação no 1º turno. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima. 

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Murilo Salmito Nolêto, durante encontro que discutiu a atuação das Forças Armadas no processo eleitoral, na última quarta-feira (17), no Ministério da Defesa. Após a aprovação pelo Plenário do Tribunal, os pedidos serão encaminhados à Presidência da República. 

“A atuação dos militares empregados nessas operações tem como objetivo contribuir para a preservação da normalidade dos trabalhos eleitorais e do livre exercício do voto, sempre em conformidade com a legislação vigente e em harmonia com as orientações da Justiça Eleitoral”, afirmou.

PND 2026: PROFESSORES PODEM SE INSCREVER A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

 

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) de 2026 estarão abertas de 22 de junho a 3 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, distrito federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Em 2025, a prova teve a adesão voluntária de 1.530 redes públicas de ensino para uso dos resultados da PND em processos de seleção para o magistério público, sendo 22 redes estaduais, 18 capitais e 1.490 outros municípios.

Acessibilidade e inclusão

No período de inscrição – 22 de junho a 3 de julho, o candidato que quer ser tratado pelo nome social deve assinalar a opção. O benefício é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero. É pré-requisito que o participante tenha o nome social cadastrado na Receita Federal.

Aquele participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, informar as condições que motivam o pedido e indicar os recursos de acessibilidade que necessita.

O atendimento especializado é destinado a pessoas com deficiência (PCD), com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA); gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outras condições específicas.

Na sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), discalculia, diabetes, fibromialgia, transtornos mentais, gestante, lactante, idoso e/ou outra condição específica.

(Via Blog do Eliomar de Lima)


DEPUTADO MANDA EMENDA A SHOWS DE CANTOR DO QUAL ELE É EMPRESÁRIO

 

Emendas do deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) foram usadas para bancar shows do cantor de forró Jonas Esticado, cujo empresário é o próprio parlamentar. A coluna apurou que cinco cidades deram essa finalidade a recursos patrocinados pelo congressista e indicados por meio da Comissão de Turismo.

Cada apresentação de Jonas Esticado teve cachê de R$ 300 mil, e a contratação do artista ocorreu por meio da empresa Jonas Esticado Gravações & Edições Musicais LTDA. A firma tem como sócios o cantor e Yury do Paredão, além de ser administrada pela mãe do parlamentar.

As emendas foram indicadas ao Orçamento da União por meio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e foram apadrinhadas por Yury Bruno — conhecido como Yury do Paredão. Os valores foram repassados aos municípios no decorrer de 2025, após as prefeituras firmarem convênio com o Ministério do Turismo.

(METROPOLES)

JÚNIOR MANO ADMITE DISPUTAR REELEIÇÃO PARA FEDERAL OU SUPLÊNCIA AO SENADO

 

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Júnior Mano, afirmou na manhã deste sábado (20/6), em Limoeiro do Norte, que poderá disputar a reeleição para a Câmara Federal ou até mesmo uma suplência ao Senado, caso não seja escolhido para compor a chapa majoritária nas eleições de 2026.

A declaração mostra que, embora mantenha o nome colocado para a disputa ao Senado, Júnior Mano já trabalha com outros cenários dentro do grupo governista. A definição da chapa ainda depende das articulações políticas que envolvem o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana, o senador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Mesmo diante da indefinição, o parlamentar reafirmou apoio ao projeto político liderado pelo grupo. Júnior Mano destacou que seguirá alinhado à base governista e que sua decisão final será tomada dentro do processo de construção coletiva para 2026.


(Via Sobral em Revista)


A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 7,1-5)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 "Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. 3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

REFORMA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES REFORÇA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOBRAL E DA REGIÃO NORTE

 

A assinatura da ordem de serviço para a reforma do Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral, representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia, do turismo de eventos e do setor produtivo da Região Norte do Ceará.

Com investimento de R$ 6,5 milhões, a obra vai modernizar um dos equipamentos mais tradicionais do município, historicamente ligado à realização da Exponorte e a eventos agropecuários, culturais e econômicos que movimentam Sobral e municípios vizinhos.

A solenidade contou com a presença do senador Cid Gomes, da deputada estadual Lia Gomes, do secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, do deputado federal Eduardo Bismarck e do empresário Roger Aguiar, ex-prefeito do Marco e pré-candidato a deputado federal.

Entusiastas do projeto, Cid e Lia comemoraram o início da obra como resultado de uma articulação voltada à defesa dos interesses de Sobral e ao desenvolvimento regional. A expectativa é que a reforma devolva ao Parque de Exposições melhores condições para receber grandes eventos, gerar negócios, fortalecer o comércio, ampliar oportunidades e aquecer a economia local.

O Parque de Exposições João Passos Dias carrega forte simbolismo para Sobral. O equipamento homenageia um nome ligado à pecuária, ao comércio e à realização de feiras no Ceará, setores que seguem tendo papel importante na identidade econômica da Região Norte.

Com a ordem de serviço assinada, Sobral dá mais um passo para recuperar um espaço estratégico e recolocá-lo no calendário dos grandes eventos do interior cearense.