Por Fábio Campos
Editor do Focus Poder
O que aconteceu:
• Declaração estratégica: Em entrevista à BandNews Fortaleza, o senador Cid Gomes (PSB) sugeriu que a campanha de Leitão deve convocar lideranças do interior, especialmente aquelas envolvidas no primeiro turno, para se unirem à campanha na Capital. Cid destacou a forte ligação entre Fortaleza e as comunidades do interior, uma característica demográfica que pode ser decisiva na eleição.
• Entre aspas: “Se esforçar para que boa parte dessas lideranças que são do interior e que estiveram envolvidas no primeiro turno venham para cá ajudar-lo nessa eleição. Fortaleza é uma cidade formada a partir de um processo muito intenso de migração, tem muitas comunidades do interior, pessoas que mantêm laços, vínculos com o interior, mas que votam em Fortaleza”, explicou.
• Referência histórica: Em 2012, uma estratégia semelhante foi utilizada na eleição de Roberto Cláudio em Fortaleza, que contou com o apoio de lideranças do interior e venceu Elmano de Freitas. Agora, com Elmano como governador, espera-se uma mobilização semelhante para beneficiar Leitão, com a ajuda de prefeitos de cidades cearenses.
O que observar: Essa articulação pode ser um fator crucial na campanha de Leitão. A presença de lideranças locais do interior reforça o apelo emocional e cultural, engajando eleitores de Fortaleza que mantêm vínculos com suas cidades de origem e influenciam sua visão política. Além disso, o apoio de Elmano de Freitas, como governador e “dono” do orçamento estadual, fortalece essa frente de mobilização. O mesmo vale para o ministro da Educação, Camilo Santana.
Vá mais fundo: Com mais de 180 municípios nos quais o atual prefeito, o prefeito eleito, centenas de vereadores e até as oposições locais serão mobilizados pró-Evandro, avalia-se que essa aliança tem potencial de influenciar a campanha em Fortaleza. Acompanhe o impacto das movimentações no segundo turno e o papel das lideranças do interior na definição do resultado.
Efeito Cid: o próprio senador tem papel fundamental nessa articulação. Entre os principais nomes da base aliada governista, ninguém, incluindo Elmano e Camilo, conhece tão bem a polítca do Interior quanto Cid. Não foi à toa os 65 prefeitos eleitos pelo PSB.