quarta-feira, 23 de outubro de 2024

ESTUDANTE SOBRALENSE CONQUISTA TERCEIRO LUGAR NA CATEGORIA DESENHO DA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO PETECA 2024



A estudante Isabella Sousa Gameleira, da Escola Osmar de Sá Ponte, participou da solenidade do Prêmio Peteca 2024, realizada na última sexta-feira (18/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).


Isabella conquistou o terceiro lugar na categoria desenho, do grupo II (profissionalização do adolescente), na etapa estadual do Prêmio Peteca 2024. Foram premiados os trabalhos de alunos de escolas públicas cearenses, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas categorias conto, desenho, música e poesia.


"Fiquei satisfeita com o prêmio e agora tenho 3 medalhas. Receber uma premiação através dos meus desenhos me faz querer sempre continuar a nunca parar de desenhar. Fico feliz também em representar a minha escola", disse Isabella.


Sobre a produção artística, a estudante comenta que "foi bastante trabalhoso fazer, mas deu certo e me orgulho. Amo desenhar e fico muito feliz quando posso mostrar minha arte e meus desenhos para todos da escola, e agora para outras pessoas".


O idealizador e coordenador da Rede Peteca, Antônio de Oliveira Lima, agradeceu e parabenizou todos os alunos, professores e gestores escolares que desenvolvem as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil. "Este ano a Rede Peteca completa 15 anos. Ao longo desses anos de engajamento das escolas, temos colhido bons resultados. Nós estamos nessa luta e contamos com a parceria de todos vocês”.


Com o tema "Profissionalização do Adolescente e Aprendizagem Profissional", os estudantes desenvolveram trabalhos que foram avaliados sob os seguintes critérios: originalidade, autenticidade e ineditismo dos trabalhos literários, artísticos e culturais.


FESTIVAL PRÊMIO PETECA


O Festival Prêmio Peteca visa fomentar a participação de crianças, adolescentes e professores nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do combate ao trabalho infantil. O Prêmio Peteca reconhece e divulga os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos e professores, bem como a dedicação dos educadores e familiares dos estudantes envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.


A iniciativa é uma realização do Ministério Público do Ceará em parceria com a Rede Peteca, as secretarias municipais de educação, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e a Assembleia Legislativa.