Nesta terça-feira (8/10), a Polícia Federal no Ceará apresentou o resultado das ações realizadas durante o 1º turno da Operação Eleições 2024. Entre agosto e outubro, o órgão atuou nas suas funções de polícia judiciária e fiscalização da ordem política e social, destacando-se as seguintes ocorrências:
Cumprimento de 83 mandados de busca e apreensão;
Condução de 55 indivíduos;
Lavratura de 14 autos de prisão em flagrante;
Registro de 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs);
Instauração de 55 inquéritos policiais;
Apreensão de R$ 2.025.320,00 em espécie.
As principais infrações detectadas envolvem a compra de votos e corrupção eleitoral. Além disso, também houve casos de abuso do poder econômico e fornecimento irregular de combustível.
A operação contou com a participação de mais de 300 policiais federais, que atuaram em Fortaleza, Sobral e outros 25 pontos do estado. Essas ações foram realizadas em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, polícias Militar e Civil, Exército, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral.
Embora o 1º turno tenha sido concluído, a Polícia Federal informou que as investigações continuam. Muitas delas estão relacionadas às prisões e apreensões efetuadas durante o período eleitoral e podem desencadear novas operações em breve.