terça-feira, 5 de novembro de 2024

EX-JOGADOR DA BASE DO GUARANY DE SOBRAL VAI DISPUTAR FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA SUB-20


Aos 17 anos, o jovem atacante cearense Reidiney vai viver o sonho de qualquer jogador de futebol de base, disputar a final do Campeonato Paulista sub-20.

Antes de chegar ao Grêmio Novorizontino, em Novo Horizonte, interior de São Paulo, Reidiney Duarte passou pela categoria de base do Guarany de Sobral, onde disputou metade do Campeonato Cearense Sub-20, em 2023.

Coordenador das categorias de base do Cacique do Vale, na época, Fernando Conrado contou que convidou o garoto após um amistoso entre Tianguá EC (onde Reidiney atuava) e Guarany SC Sub-20.

Para o ex-dirigente, o exemplo de Reidiney serve de combustível para continuar acreditando no trabalho das categorias de base.

“Fico feliz em vê-lo participando de uma grande equipe de base e fazendo o nome dele. Isso nos faz acreditar cada vez mais no trabalho de base e possa realizar os sonhos de garotos como o Reidiney.”

Dos 26 jogos do Novorizontino pelo Paulistão sub-20, Reidiney participou de 25 (927 minutos), e marcou 3 gols.

O Novorizontino chegou à final da competição após bater o Palmeiras por 1 a 0, e enfrenta o São Paulo na final.

A Federação Paulista de Futebol ainda não detalhou as datas e locais dos duelos. A previsão é de que eles sejam disputados nos dias 9 e 15 de novembro, sendo que o São Paulo tem o mando de campo na partida de volta por ter melhor campanha.

️ por Rondinelly Mota

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Lc 14,15-24)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o senhor.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 15 um homem que estava à mesa, disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" 16 Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'. 18 Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19 Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20 Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. 21 O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'. 22 O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. 23 O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia'. 24 Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete'".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PRIMEIRO DEVEM SER APRESENTADAS


Partidos políticos e candidatos devem apresentar a prestação de contas final de campanha do 1º turno das Eleições 2024 até as 23h59 desta terça-feira (05), por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE.

Para os candidatos, a prestação de contas deve incluir as receitas e gastos dos seus vices e suplentes, se for o caso. No caso de renúncia, indeferimento, cassação ou cancelamento do registro e também de substituição, a prestação de contas deverá ser feita considerando o período em que o candidato participou da campanha eleitoral. Ou seja: mesmo quem deixou a disputa antes da eleição acontecer é obrigado a prestar contas.

A partir deste ano, as cópias dos documentos comprobatórios poderão ser entregue em mídia eletrônica por meio do Sistema de Entrega de Mídia Eletrônica – SIEME. Para aqueles que preferirem a entrega presencial, os cartórios eleitorais estão preparados para receber as mídias, sem restrições.

PROGRAMA “LUAU MTV” ESTÁ SENDO GRAVADO NA PRAIA DO PREÁ


Famoso nos anos 2000, o programa “Luau MTV” está sendo retomado com gravação na Praia do Preá, no litoral oeste do Ceará. A nova edição conta com três apresentadores, Bella Campos, Pedro Scooby e Sarah Oliveira, e com as participações especiais de L7nnon e Marcelo Falcão, em parceria inédita do cenário musical brasileiro.⁠

⁠Intitulado “Corona Luau MTV”, devido à parceria com a marca de cerveja, a nova edição do programa tem estreia prevista ainda para este ano na MTV, na Pluto TV e no YouTube.⁠

⁠Originalmente, “Luau MTV” era uma programa que celebrava a chegada do verão com apresentações de artistas à beira da praia, no estilo acústico. O programa retorna 12 anos após a última edição e promete um encontro de gerações com apresentações musicais.


(Blog Sobral em Revista)

MP DO CEARÁ DEBATE PREVENÇÃO DO CEARÁ DEBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SOBRAL


Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Sobral, realizará, no dia 12 de novembro, às 9h, audiência pública para debater a construção do Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e de Gênero contra a mulher no município.

O encontro, que contará com o apoio do Poder Executivo Municipal e será aberto ao público, ocorrerá no Centro de Convenções de Sobral e deve contar com a participação da sociedade civil e de entidades públicas e privadas da cidade.

A audiência tem como objetivo discutir com gestores municipais e estaduais sobre as diretrizes que se baseiam no Projeto Esperança Garcia, iniciativa do MP do Ceará, para fomentar a articulação visando debater formas de construir planos municipais voltados para a violência doméstica. O Projeto Esperança Garcia é objeto do Procedimento Administrativo nº 09.2024.00015712-6.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

ENEM 2024: PRIMEIRO DIA ALTA DE PRESENTES

Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo, 3 de novembro. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. O balanço parcial foi apresentado pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação.  


Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.  

“Considero o maior interesse de concluintes do ensino médio no Enem uma das coisas mais importantes dessa edição, além do crescimento do número de inscritos”, disse Santana. Na visão do ministro, os dados confirmam o impacto de políticas que incentivam a participação desses estudantes: “Tivemos vários estados nos quais o percentual de concluintes quase dobrou. Esses números são um reflexo não só do esforço dos estados, que estimulam a inscrição, mas de um efeito forte do Pé-de-Meia”. Os estudantes beneficiados pelo programa que realizarem os dois dias de prova do Enem receberão uma parcela extra do incentivo, no valor de R$ 200, em 2025.  

Os dados que embasam as análises divulgadas na coletiva são amparados no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados publicados). O levantamento estatístico traz, entre outras informações, o número de estudantes matriculados no 3º ano dessa etapa educacional em toda a rede pública. Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, na divulgação dos resultados do exame.

ALECE: DESCUBRA OS CANDIDATOS QUE BUSCAM LIDERAR O LEGISLATIVO


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), foi eleito no segundo turno das eleições em Fortaleza. Logo, há uma movimentação nos bastidores para definir quem irá liderar o Legislativo nos próximos anos. No momento, cinco nomes estão sendo considerados.

Importante destacar que a formação da nova Mesa Diretora deverá se tornar mais clara à medida que avançam as negociações partidárias para outros cargos importantes. A indicação dependerá de uma articulação entre as principais lideranças do atual grupo governista.

Fernando Santana (PT)

O vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana é próximo do ministro Camilo Santana. Sua indicação para liderar a Casa teria um apoio do ex-governador. Recentemente, Fernando perdeu as eleições em Juazeiro do Norte.



Romeu Aldigueri (PDT)

Como líder do governo na Assembleia, Romeu Aldigueri conta com a indicação do atual governador Elmano de Freitas para o cargo.


Sérgio Aguiar (PDT)

Sérgio Aguiar já tentou assumir a presidência da Casa no passado. É uma das preferências do senador Cid Gomes (PSB) para o cargo.


Salmito Filho (PDT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Elmano já presidiu a Câmara Municipal de Fortaleza em duas ocasiões. Outro nome que conta com o suporte do governador Elmano.


Osmar Baquit (PDT)

Baquit faz parte da atual Mesa Diretora e tem bom relacionamento com o grupo governista.

(Focus)

SAÍDA DE CENA DE EVANDRO LEITÃO POR 15 DIAS DEFINIÇÃO NA ALECE E NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA


aeroporto de Fortaleza e um voo para o exterior foram a melhor opção para o prefeito eleito de Fortaleza e presidente da Alece, Evandro Leitão, fazer baixar o ambiente de pressão política para definir nomes para sucessão na Assembleia e na Câmara Municipal. O ambiente político no legislativo é de tensão. Vereadores não reeleitos tentam construir espaços para assumir como suplentes ou serem nomeados na gestão Evandro. Já os eleitos, querem influir na indicação de gestores. Na Alece, a angústia é maior. A disputa por vagas na Mesa Diretora e o nome do escolhido para dirigir a Casa tensiona a bancada do PDT, que deverá indicar o sucessor de Evandro Leitão, apesar do deputado Zezinho Albuquerque, pleitear a presidência para o seu partido, o PP. Até o retorno de Evandro Leitão do seu período de meditação, o processo pouco deve avançar. Ficou acertado que Camilo, Elmano, Cid e Evandro irão sentar na segunda semana de novembro.

(Roberto Moreira)

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 14,12-14)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12 dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

CONFIANÇA DO MEI ALCANÇA NÍVEL RECORDE IMPULSIONADA PELO OTIMISMO DA INDÚSTRIA


A confiança dos microempreendedores individuais (MEI) alcançou, em setembro, o melhor resultado (109,1 pontos) em um ano e meio de pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo analisa a avaliação dos empreendedores sobre a situação atual dos negócios e as expectativas futuras. De acordo com o levantamento, a confiança do MEI avançou 8,2 pontos percentuais em comparação a setembro do ano passado. Os dados mostram que esse crescimento foi influenciado por variações positivas e expressivas nos três setores de atividade monitorados, com ênfase na Indústria de Transformação (que teve uma alta de 11,4 pontos), seguida do Comércio (elevação de 8,5 pontos) e Serviços (6,3 pontos). Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o crescimento do Índice de Confiança dos MEI da indústria confirma o acerto das medidas econômicas adotadas pelo governo federal. “A análise não pode ser feita de forma isolada. A confiança está associada ao bom momento econômico que voltou ao Brasil. Associado isso o MEI é aquele que se virá, que levanta de manhã e faz sua própria renda. Agora, o Estado está dando condições para que ele continue gerando emprego e renda” diz o presidente do Sebrae Nacional.

ANTÔNIO BRITO MANTÉM CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


deputado federal Antônio Brito (PSD) confirmou no sábado, 2, que manterá sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara. O anúncio foi feito após reunião com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

legenda de Kassab, como mostramos, está na mira do candidato favorito na disputa, o deputado Hugo Motta, que é líder do Republicanos na Casa.

Diante de um cenário desfavorável com o anúncio das maiores legendas da Câmara em favor de Motta, Brito insiste que é candidato. Mas a campanha de Motta afirma que vai buscar diálogo com o partido do adversário, o que pode dar novos rumos à disputa.

influência de Kassab

A possibilidade de influência do presidente do PSD, Gilberto Kassab, nas questões internas da Câmara foi um dos fatores que colaboraram para o esvaziamento da candidatura de Elmar Nascimento (União Brasil) à Presidência da Casa, conforme líderes ouvidos por O Antagonista.

Como mostramos, Elmar desistiu de disputar a Presidência da Câmara contra Hugo Motta (Republicanos).

(O Antagonista)

OS MOVIMENTOS DE LULA RUMO A 2026


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tão interessado em maioria no Senado quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para isso, o petista pretende atrair adversários, tal e qual fez com o atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em 2021. Cogita, inclusive, chamar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para concorrer ao Senado e fazer o mesmo com outros nomes de centro país afora. A ideia é evitar que a extrema-direita conquiste espaço ali e coloque o governo em xeque. Já chega o fato de o atual governo ter que engolir o Centrão comandando as duas Casas do Parlamento, cenário do qual Lula não tem como escapar nos próximos dois anos e, talvez, nos quatro anos seguintes. Em relação a Eduardo Leite, só tem um probleminha: O governador gaúcho declarou recentemente que a “arrogância aproxima o bolsonarismo do petismo”. E não pretende deixar de ser candidato ao Planalto para limpar o caminho de Lula. Nesse ritmo, o plano de Lula construir uma bancada mais de centro-esquerda no Senado será mais difícil do que o de Bolsonaro em alavancar uma bancada de direita.

(Denise Rothenburg)

domingo, 3 de novembro de 2024

QUEM GANHA COM BRIGA?


Confusão é uma estrada de duas vias. Quem bate, não esquece; quem apanha, não cicatriza. Quem ganha com briga? Ninguém.

Milito na vida pública há mais de três décadas e meia. Já enfrentei adversidades, vitórias, alegrias e frustrações. Bati e levei. E quem ganhou com isso? Ninguém.

O conflito envolvendo os notáveis irmãos Ciro e Cid Gomes saiu das entranhas partidárias e familiares e se tornou público, percorrendo o estado de norte a sul. Do frio de Guaramiranga às tardes quentes de Icó.

Quem ganhou com isso? Talvez alguém, mas não os irmãos Ciro e Cid, os únicos governadores do Ceará, filhos de uma só mãe, a honrada professora Maria José, de Sobral.

Para quem achava que era apenas uma briga de irmãos após uma tertúlia de domingo, hoje observa, com perplexidade, uma disputa que não fez bem à nossa política. Que o digam as últimas eleições estaduais, que deixaram um rastro de discórdia que parece eterno.

Neste final de semana, o UOL nacional voltou a abordar o entrevero familiar e político. Na minha mocidade, participei de um grupo chamado “deixa disso”. Para quê? Para apartar confusões, reunir os litigantes com paz e amor, e continuar nosso jogo de travinha sob as frondosas tamarineiras.

Em Sobral, ao que parece, não há grupos de mediação de conflitos. Vou enviar nossa equipe, formada por Gago de Guiomar, Limão de Chico de Biri, Barim, Novo e Joãozito.

Se eles não resolverem, é sinal de que, como diria Paes de Andrade, há “forças estranhas” tirando proveito da peleja entre esses dois irmãos, filhos de Zé Euclides de Sobral.

(Por Fabrício Moreira da Costa)

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Mt 5,1-12a)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

CHRISTIANE LEITÃO É CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA OAB-CE


No  próximo dia 19 de novembro, advogados de todo o estado votarão para escolher a nova presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A eleição ocorrerá no Iguatemi Hall, em Fortaleza, e nas sedes das subseções, das 8h às 16h. Christiane do Vale Leitão, atual vice-presidente da OAB-CE e coordenadora das 115 Comissões Temáticas, lidera a Chapa 20 – “Pela OAB. Por você”.  Com formação em Direito pela Unifor e mestrado em Direito Constitucional, Christiane tem uma trajetória sólida de serviços prestados à advocacia cearense, incluindo sua atuação como presidente da Comissão da Mulher Advogada e secretária-geral da OAB-CE.  advogado Fábio Timbó, representando a Chapa 10 – “Reconecta OAB,” também está na disputa pela presidência.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA SELEÇÃO DE APLICADORES DA AVALIAÇÃO EXTERNA 2024.2


Secretaria da Educação de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) prorrogaram as inscrições para a seleção de candidatos para a aplicação da Avaliação Externa 2024.2 das escolas municipais de Sobral. As inscrições são gratuitas e os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de novembro, exclusivamente pela internet.

Ao todo, são oferecidas 114 vagas, distribuídas nas categorias: Aplicador da Avaliação de Língua Portuguesa e Matemática (70 vagas); Etiquetador e Digitalizador (8 vagas); Aplicador da Avaliação – Intérprete (1 vaga); Aplicador da Leitura Oral (10 vagas); e Aplicador de Linguagem e Matemática do Infantil V (25 vagas).

Os candidatos aprovados na seleção serão lotados a critério da Esfapege, respeitando a carga horária estabelecida e obedecendo rigorosamente à ordem crescente de classificação final, de acordo com as necessidades e conforme a especialidade para a qual foram aprovados.

Os candidatos aprovados para Aplicadores de Leitura Oral, posteriormente, poderão ser selecionados para participar do serviço de audição, até o limite de 12 vagas por ordem de classificação.

Os candidatos aprovados para Aplicadores de Leitura Oral, Aplicadores de Infantil V, Aplicadores de Língua Portuguesa, Matemática e Escrita, posteriormente, poderão ser selecionados para participar do serviço de correção das provas de escrita até o limite de 16 (dezesseis) vagas;

E os candidatos aprovados para os cargos de aplicadores, etiquetadores, aplicador/intérprete e aplicador de leitura oral ficarão responsáveis pela aplicação das provas da Avaliação Externa de 2024.2 do município de Sobral, sendo obrigatória a participação na capacitação não remunerada.

O resultado da análise curricular será divulgado no dia 6 de novembro, de forma virtual. Os candidatos desclassificados poderão interpor recurso por meio do endereço eletrônico avaliacaoexterna.esfapege@gmail.com, no dia 7 de novembro.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de novembro, no site da Secretaria da Educação de Sobral e no blog da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Lc 14,1-6)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2 Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3 Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: "A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?" 4 Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5 Depois lhes disse: "Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?" 6 E eles não foram capazes de responder a isso.


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

VAI DEMORAR A FECHAR


Os problemas internos que o PT enfrenta devem atrasar a definição do partido sobre quem apoiar para presidente da Câmara. E essa demora vem bem a calhar. Os petistas querem primeiro saber para que lado os ventos sopram. Afinal, a preços de hoje, a expectativa é de segundo turno. O pronunciamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), gesto que abriu a semana política em apoio ao candidato Hugo Motta (Republicanos-PB), já foi um sinal de que o sonhado consenso não aconteceu e está longe de ocorrer. Nesse sentido, as pressões vão crescer para que se feche logo a chapa, com os cargos da Mesa Diretora. Porém, os petistas sempre poderão dizer que esse movimento só será possível quando a legenda se organizar internamente.

Vale lembrar: Em conversas reservadas, muitos petistas se arrependeram de ter seguido direto para o apoio a Lira, em 2023, quando Lula estava recém-eleito. O que moveu o partido na direção do deputado do PP lá atrás foi o 8 de janeiro. Já havia marola demais para deixar o todo-poderoso presidente da Câmara irritado. Além disso, o centro estava unido. Agora, está totalmente dividido e, numa votação secreta, nem os partidos que já anunciaram a Motta têm garantidos os votos. Ainda haverá muito bastidor antes de um dos três candidatos conseguir levantar a taça da vitória.

(Denise Rothenburg)

IMPEACHMENT DE LULA POR “PEDALADA” TEM DESTINO CERTO COM LIRA


O  pedido de impeachment protocolado pela oposição por causa de uma suposta pedalada fiscal do governo Lula não será submetido ao plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O PT oficializou o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos), apadrinhado por Lira para substituí-lo no comando Casa a partir de 2025. E, claro, Lira não quer perder o apoio do partido, que conta com 68 deputados.

Nos últimos meses como presidente da Câmara, Lira quer foco na aprovação do Orçamento e no desbloqueio das emendas parlamentares. Nesse sentido, ele não tocou no pedido de impeachment, pois qualquer movimentação nesse sentido levaria a uma paralisação do Congresso. Além disso, o presidente da Casa dispõe de uma boa relação com Lula e quer mantê-la após deixar o cargo.

A oposição na Câmara deu entrada em um pedido de impeachment apontando a existência de crime de responsabilidade por uma suposta manobra fiscal, conhecida como “pedalada”. O governo teria feito o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio por meio do programa Pé de Meia sem previsão orçamentária ou autorização do Congresso.

O autor do pedido de afastamento, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), afirmou: “A lei impõe a obrigatoriedade do Poder Executivo submeter, anualmente, ao crivo do Congresso o montante destinado a esse incentivo. Apesar dessa exigência, o Governo Federal procedeu ao pagamento dos beneficiários desde março do presente ano, sem que tais valores tenham sido previamente incluídos na Lei Orçamentária Anual”.

O artigo que obriga a vinculação dos repasses do Pé de Meia à aprovação de uma lei específica com previsão orçamentária chegou a ser vetado por Lula. O veto, no entanto, foi derrubado pelo Congresso, e a exigência está em vigor.

(Metropoles)

TRE DO CEARÁ FECHA EM ALTA AS ELEIÇÇOES DESTE ANO


Merece elogios o trabalho realizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, e toda sua equipe. O pleito no Estado – de primeiro e segundo turno, este em Fortaleza e Caucaia, serviu para mostrar a competência profissional dos envolvidos e, principalmente, reforçar a certeza de que as urnas eletrônicas são confiáveis.

Em seu balanço de fim de eleições, o presidente do TRE destacou a importância dessa ferramenta para a celeridade da apuração dos votos. O resultado final foi divulgado, com 100% de seções totalizadas, em menos de duas horas após o fechamento das urnas.

“A urna eletrônica é segura e é um dos sistemas de votação mais eficientes do planeta. Desde a criação desse equipamento, a Justiça Eleitoral nunca constatou algum caso concreto de fraude”, garante o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Fonte: Blog do Eliomar