sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

A ESPERANÇA DE UM TEMPO DE CONQUISTAS RESSURGE COM A POSSE DOS NOVOS GESTORES DE COREAÚ

Analisando a manifestação do eleitorado nas eleições municipais, historicamente, Coreaú é uma das cidades do interior cearense em que se a realidade que prevalece é a de que prefeitos não renovam mandatos. Foi o que também aconteceu com o último prefeito Carlos Ronner, assim como outros ex-prefeitos, que, embora tendo desenvolvido bom trabalho, com uma administração que alcançou elevado índice de aprovação por parte da população, mas que na historicidade dos pleitos eleitorais, o resultado das urnas não incidiu nos mesmos índices, revelando uma diferente tendência de comportamento e manifestação numa maior e legítima exigência do eleitorado.

Mas na eleição de 2020, mesmo numa disputa polarizada, a insatisfação do povo coreauense com a administração municipal de Carlos Roner, já era vista de longe, pela falta de sintonia e produtividade que melhor aproximasse eleito e o verdadeiro e maior signatário do poder democrático: o povo de Coreaú. Em face desta supremacia, em 15 de novembro, os coreauenses elegeram o prefeito Edezio Sitonio e sua vice Érika Cristino, derrotando, assim, Carlos Ronner.

O resultado das urnas comprovou e homologou a manifestação do eleitorado que conferiu a Edezio Sitonio e Carlos Ronner uma maioria de 579 votos.

Em 1º de Janeiro de 2021, cumprindo determinações e protocolo da legislação eleitoral, sob a égide da Constituição Brasileira de 1988 e da Lei Orgânica Municipal de Coreaú, prefeito, vice-prefeita e vereadores de Coreaú tomaram posse de seus cargos, conforme os resultados das urnas em 15 de novembro de 2020 com a eleição dos novos representantes para os poderes Executivo e Legislativo Municipal. 

Desde então, Edézio Sitonio, Érika Cristino, assim como os vereadores eleitos de Coreaú, conforme aconteceu com todos os eleitos já empossados para os cargos eletivos em 2021, passaram a assumir o compromisso democrático, na incumbência de representar e melhorar a qualidade de vida dos 23.239 habitantes de Coreaú, que conta atualmente também com um eleitorado de 18.775 votantes.