quinta-feira, 28 de maio de 2009

Herbert Rocha deixa a SEMACE

O superintendente da Semace, Herbert Rocha, anunciou, ao final da reunião ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), a sua saída da pasta. Será a terceira mudança no primeiro escalão de Cid Gomes. A primeira, ainda no primeiro ano de gestão, foi a saída de Artur Bruno (PT) da Secretaria da Ação Social. Há pouco mais de um mês, a economista Silvana Parente deixou o Planejamento.
O arquiteto assumiu a Semace com tarefas pré-definidas e com meta de implementá-las em um ano. Entre elas, a realização do primeiro concurso da Semace. O projeto, que cria 122 cargos no órgão, está tramitando na Assembleia. Outra tarefa é o zoneamento econômico-ecológico do litoral. A idéia é proteger o sistema de dunas sem impedir a instalação de usinas eólicas. Um marco regulatório para essa atividade econômica. O decreto está pronto. Outro tarefa com decreto já assinado: coleta seletiva de papel nos órgãos públicos estaduais, com a proibição de compra de papel branco, copos e sacolas plásticas. Uma espécie de dever de casa para dar o exemplo.
Herbert Rocha fica no cargo até o fim da semana do meio ambiente, que começa segunda-feira (01). Seu acerto com o governador era o de ficar na pasta somente até o fim do primeiro ano de gestão. Acabou permanecendo por dois anos e meio.
A polêmica e má explicada ação da Polícia Federal que o prendeu em outubro de 2008, junto com os dirigentes dos órgãos ambientais federal e municipal (Fortaleza) ocorreu justamente no momento em que se preparava para deixar o cargo. De lá para cá, passaram-se mais oito meses. Herbert trabalhou com Cid Gomes na Prefeitura de Sobral e foi indicado para dirigir a Semace na cota pessoal do governador. Fonte:Fábio Campos