sábado, 10 de abril de 2021

CAMILO ANUNCIA FLEXIBILIZAÇÃO DO LOCKDOWN

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o novo decreto de isolamento social no Ceará. As novas decisões entrarão em vigor a partir de segunda-feira, 12 de abril. As medidas foram tomadas em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus no Ceará, em que foram cuidadosamente analisados os indicadores da pandemia, com tendência de redução no número de casos da Covid-19, e as ações que o governo tem realizado no sistema de saúde do Estado.

A análise destes indicadores revelam uma tendência de redução no número de casos, mas o momento ainda é da manutenção dos cuidados, por isso, o novo decreto que permite reabertura de forma gradual alguns setores de atividades econômicas que estavam fechados, também traz medidas de restrições e toque de recolher - lockdown em determinados dias e horários.

As medidas no novo decreto entrarão em vigor, a partir de segunda-feira, 12 de abril. A abertura do comércio será feita de forma gradual e passarão a ter horários de funcionamento diferenciados. Já o toque de recolher ocorrerá de 20 horas às 5 horas da manhã. Nos finais de semana, haverá lockdown, ou seja, apenas  as atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. 

Segundo o governador, o estado ainda é de alerta, os números ainda preocupam, mas o Estado tem trabalhado incansavelmente nas duas linhas de frente da crise epidêmica, tanto no campo da saúde, na ampliação de leitos, aquisição e distribuição de vacinas e suprimentos, no somatório de esforços e estruturas sanitárias, quanto também na consolidação de medidas de apoio econômico às pessoas e setores em todas as áreas. O objetivo de manter o isolamento social e as medidas de restrições é baixar a curva epidêmica da Covid, zerar os números da letalidade causada pela doença e alcançar o nível de vacinação global, ou seja, que toda a população no estado do Ceará esteja imunizada. 

A alternância de horários tem o intuito de reduzir a pressão no transporte público das cidades, erradicando a propagação e a circulação do novo coronavírus e suas variantes.

O governador informou que o decreto será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado. Em sua rede social, informou alguns dos principais destaques e critérios desse novo momento de reabertura gradual dos setores. Essa reabertura ocorrerá da seguinte forma:

 - Com 25% da capacidade, comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), incluindo restaurantes seguindo esses horários;

- Escolas autorizadas a funcionar, com 35% da capacidade, a Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1o e 2o anos do Ensino Fundamental;

- Igrejas autorizadas com 10% da capacidade para atividades presenciais;

- Espaços públicos permanecerão fechados;

- Haverá toque de recolher diariamente das 20h às 5h. 

- O isolamento social rígido será mantido aos fins de semana. 

Ao concluir a informação do novo decreto, o Governador Camilo Santana voltou a destacar: "Reforço que a situação ainda é de alerta, com muita gente precisando de atendimento médico. Não podemos relaxar. Essa abertura gradual só poderá prosseguir com todos os cuidados sendo tomados. Vamos evitar aglomeração e sempre usar máscara."

O pronunciamento foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril, com transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado do governador, estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, que também trouxe importantes informações e demonstrativos da situação do quadro epidemiológico da Covid em todo o estado do Ceará.