quarta-feira, 3 de julho de 2024

SOBRAL SEDIA EVENTO SOBRE CAPACITAÇÃO E ENFRENTAMENTO AO TRABALHO ESCRAVO



Foi realizado, nesta segunda-feira (01/07), o Seminário de Capacitação, Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Escravo No Ceará, organizado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com o apoio das secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS).


Após a mesa de abertura, o evento seguiu com três mesas: a primeira, intitulada "Panorama sobre o trabalho escravo: conceito; como identificar; como denunciar", teve como expositores Christiane Nogueira e Virgínia Neves, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), e Gilberto Frota, auditor fiscal do Trabalho de Sobral.


A segunda mesa teve a apresentação do Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo e Pós-Resgate, com Wesley Aguiar, Jalmi Teles e Vládia Mourão, técnicos da Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos

Humanos na Secretaria dos Direitos Humanos do estado.


Por fim, Edno Moura, procurador do estado do Piauí, apresentou a experiência na atuação na Cadeia Produtiva da Carnaúba no Piauí, projetos desenvolvidos.


O evento teve a presença do secretário Bruno Gomes (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), da secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, de representações de organizações sociais que atuam com a pauta (Comissão Pastoral da Terra - CPT), de servidores municipais de várias secretarias e representações de outros municípios da Região Norte.

PREFEITURA DE SOBRAL INAUGURA TRÊS NOVAS OBRAS E ENTREGA TÍTULOS DE MORADIA NO DISTRITO DE BONFIM NESTA SEGUNDA-FEIRA (01/07)



A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), entregou, na noite desta segunda-feira (01/07), três importantes equipamentos à população do distrito de Bonfim: a nova Praça Manoel Calixto Aragão, o novo Ginásio Coberto Maurocélio Rocha Pontes e o Miniestádio Lucas Alves Rodrigues que, juntos, somam um investimento de mais de R$ 736 mil, com recursos provenientes do tesouro municipal.


“Precisamos estar sempre lutando para que a gente vá resolvendo, ajustando e melhorando a vida das pessoas. Esse sempre foi o meu compromisso, proporcionar à população acesso a esses tipos de equipamentos públicos que estão sendo entregues hoje, de qualidade, bem executados e para todas as faixas etárias”, disse o prefeito Ivo Gomes.


Na ocasião, também aconteceu a entrega dos títulos de propriedade de casas para 77 famílias, realizada pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), após a demarcação urbanística e legitimação fundiária.


“A gente está aqui hoje entregando o papel das casas e dando segurança para essas 77 famílias, concedendo propriedade sobre suas casas. Essa é uma ação que traz alegria para todos nós. Eu espero que esse trabalho tão importante e necessário seja continuado, de pensar habitação para além da moradia, trazendo benefícios sociais em todo o seu entorno”, explica Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Jo 20,24-29)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João


— Glória a vós, Senhor.


24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei." 26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

ELEIÇÕES 2024: CONFIRA AS PRINCIPAIS DATAS DO PLEITO DE OUTUBRO

 calendário das Eleições Municipais 2024, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024, traz todas as datas e os prazos relativos ao pleito. No documento, é possível consultar o período em que o cadastro eleitoral estará fechado, o prazo para registro de candidaturas, o dia de início da propaganda eleitoral e muito mais.


Confira, abaixo, os principais prazos que ainda estão por vir para partidos políticos, federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores.

Realização das eleições 

  • As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). 
  • O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
  • A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. 
  • 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos. 

Fechamento do cadastro eleitoral 

  • Até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, a transferência e a revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral (JE) e no Autoatendimento Eleitoral na internet. 

Convenções partidárias e registros de candidatura 

  • De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 
  • Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agostopara registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Candidaturas femininas e de pessoas negras 

  • Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.

Vedação às emissoras de rádio e TV 

A partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística:

  1. transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
  2. veicular propaganda política;
  3. dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral;
  4. veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente a candidata, candidato, partido, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
  5. divulgar nome de programa que se refira a candidata ou candidato escolhido em convenção.

Propaganda eleitoral  

  • O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
  • 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido. 

Outras vedações 

  • Emissoras de rádio e TV ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato a partir de 30 de junho
  • Já a partir de 6 de julho (3 meses antes do 1º turno), ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como participação em inauguração de obras públicas.

Horário eleitoral gratuito em TV e rádio

  • A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. 
  • Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro

Quantitativo de eleitoras e eleitores por município 

  • Em 20 de julho, o TSE divulgará, na internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município. Com os dados, será possível calcular o limite de gastos e o número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para a prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais. 

Prestação parcial de contas 

  • Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).
  • A divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, o CPF ou o CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados, será feita no dia 15 de setembro.

Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas 

  • Até 16 de setembro, os sistemas eleitorais e os programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras deverão estar lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE, em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.

Prisão de eleitores 

  • A partir de 21 de setembro (15 dias antes do 1º turno), candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito. 
  • Já eleitoras e eleitores não poderão ser presos a partir de 1º de outubro (5 dias antes do 1º turno), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto. 

Transporte de armas e munições 

  • De 5 a 7 de outubro (um dia antes e até um dia depois do 1º turno), fica proibido a colecionadoras, colecionadores, atiradoras, atiradores, caçadoras e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.
  • Em razão da possibilidade de 2º turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional. 

Prestação de contas 

  • Candidatas, candidatos e partidos devem encaminhar à JE as prestações de contas de campanha referentes ao 1º turno até 5 de novembro. O envio é feito via SPCE.
  • Dia 5 de novembro é também o prazo para que candidatas, candidatos e partidos que disputaram o 2º turno informem à JE, via SPCE, as doações e os gastos que tenham realizado em favor de candidatas e candidatos eleitos no 1º turno.
  • Já as prestações de contas tanto do 1º turno quanto do 2º turno devem ser feitas até 16 de novembro, também via SPCE, incluindo-se todos os órgãos partidários que efetuaram doações ou gastos com candidaturas do 2º turno, ainda que não concorrentes. 

Justificativa eleitoral 

  • Eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa, até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos portais do TSE e dos TREs na internet.
  • Já a ausência no 2º turno da eleição deve ser justificada até 7 de janeiro de 2025.

REGRAS E RESTRIÇÕES PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS COMEÇAM A VALER NESTA SEMANA


As principais restrições previstas pelo calendário eleitoral começam a valer a partir deste mês de julho para impedir que os candidatos às prefeituras e câmaras municipais usem a máquina pública para influenciar a corrida.

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, e o segundo será no dia 27 do mesmo mês. Porém, só municípios com mais de 200 mil eleitores têm votação em dois turnos, caso nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos na primeira rodada.

Já no próximo sábado, 6, três meses antes do pleito, a nomeação, contratação e demissão – mesmo por justa causa – de servidores públicos passa a ser restringida. As exceções são as nomeações e indicações de cargos comissionados e as contratações emergenciais para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.

É neste sábado, também, que os políticos ficam proibidos de fazer transferências de recursos do governo federal a estados e municípios. Novos pagamentos ficam suspensos, mas o dinheiro ainda pode ser enviado para obras que já estejam em andamento ou para casos de calamidade pública.

Passam a valer, na mesma data, as regras de publicidade estatal. Propaganda institucional de projetos do governo está proibida, assim como a presença de políticos na inauguração de obras ou lançamento de programas. Já os pronunciamentos oficiais em rádio ou TV, além da divulgação de candidaturas definitivas, só podem acontecer com permissão da Justiça Eleitoral.

PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE DOS PROFISSINAIS DA COMUNICAÇÃO


As condições de saúde física e mental dos profissionais da área de comunicação estão sendo agravadas nas últimas décadas, corroboradas pelas atuais organizações do trabalho e pela ausência de normas específicas. Essa foi uma das constatações de audiência pública promovida pelo Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional nesta segunda-feira (1º). No debate, foram apontados problemas que, segundo os participantes, são recorrentes e significativos, como flexibilização dos direitos trabalhistas, baixa remuneração, pressão e jornadas exaustivas.

De acordo com o conselheiro José Antônio de Jesus da Silva, que requereu a audiência e a presidiu, os problemas relatados como frequentes para os jornalistas também acontecem com radialistas, cinegrafistas e outros profissionais da comunicação.

— O ambiente de trabalho nos adoece, nos enfraquece, nos pressiona. A gente precisa discutir no Congresso Nacional o impacto que essas pressões nos trazem no dia a dia — afirmou Silva.

terça-feira, 2 de julho de 2024

SENADO ANALISA PEC QUE FLEXIBILIZA DÍVIDAS DAS PREFEITURAS

Plenário do Senado deve analisar na sessão desta terça-feira (2), a partir das 14h, proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece medidas para aliviar as contas dos municípios. O texto reabre o prazo para que as prefeituras parcelem dívidas com a Previdência Social e define limites para o pagamento de precatórios — valores devidos pelo poder público decorrentes de sentenças judiciais — pelos municípios. Será a primeira de cinco sessões de discussão antes do primeiro turno de votação.

Essa proposta (PEC 66/2023) foi apresentada no ano passado pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), que afirma na justificação do documento que a dívida previdenciária dos municípios em 2022 era de R$ 190,2 bilhões.


O texto recebeu uma versão alternativa (um substitutivo) de seu relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Carlos Portinho (PL-RJ). Ele estendeu até 31 de julho de 2025 o prazo para adesão ao parcelamento das dívidas previdenciárias. No texto original, a data-limite era 31 de dezembro de 2023.

Com relação aos limites para pagamento de precatórios, Portinho incluiu limites diferenciados de acordo com as dívidas dos municípios, enquanto Jader previa em sua proposta original limite de 1% da receita corrente líquida apurada no ano anterior.

Imposto de Renda

Outro projeto de lei que está na pauta do Plenário do Senado — mas com previsão para ir a votação já nesta terça-feira — é o PL 2.200/2022, que permite a pessoas físicas propor projetos esportivos que possam ser beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte, ou seja, que sejam aptos a receber recursos por meio de renúncia fiscal.

Essa proposta teve origem na Câmara dos Deputados. Carlos Portinho também foi relator dessa matéria, quando ela foi analisada na Comissão de Esporte do Senado (CEsp).

Agricultura Urbana

Outro item que pode ir a votação no Plenário do Senado nesta terça-feira é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 182/2017, que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana, objetiva ampliar a segurança alimentar das populações urbanas vulneráveis, propiciar a ocupação de espaços urbanos ociosos e promover a agricultura familiar, entre outros pontos.

O texto teve origem na Câmara dos Deputados. No Senado, o texto já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), sob relatoria do senador Beto Faro (PT-PA), e na Comissão de Meio Ambiente (CMA), sob relatoria do senador licenciado Wellington Fagundes (PL-MT).

Hospitais universitários

Também pode ir a votação nesta terça-feira o PLP 72/2024, projeto de lei complementar do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) que inclui no cálculo do gasto mínimo constitucional em saúde as despesas de custeio e investimento em hospitais universitários federais. Essa matéria foi analisada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), onde recebeu parecer favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

PEC dos tribunais

Ainda durante a sessão plenária desta terça-feira ocorrerá a primeira discussão da PEC 26/2022. Essa proposta de emenda à Constituição, que teve origem na Câmara dos Deputados, cria regras para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais estaduais de Justiça dos estados. Entre outras medidas, a PEC prevê que a eleição será por maioria absoluta e voto direto e secreto. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), o texto recebeu parecer favorável do senador Weverton (PDT-MA).

PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE ALCÂNTARAS É ALVO DE ATAQUE MISÓGINO DE ADVERSÁRIOS POLÍTICOS

Charlyne Freire e aliados: ex-secretária de Educação é pré-candidata com apoio da situação. Crédito: Divulgação

Os positores Eliésio Fonteles e Daniel Plamovir arremataram um conjunto de lingerie num leilão da Igreja e enviaram à adversária, que também estava presente na festa

Charlyne Freire (MDB), pré-candidata à prefeita em Alcântara, foi alvo de ataque misógino por parte de adversários políticos. Pré-candidatos pelo PT, Eliésio Fonteles e Daniel Plamovir arremataram um conjunto de lingerie num leilão beneficente, realizado pela paróquia da localidade de Sítio Prata, no último dia 22. As peças foram enviadas à Charlyne, que também estava no local.

Ex-secretária de Educação do município, Charlyne Freire é apoiada pelo atual prefeito, Joaquim do Quinca. A provocação elevou os ânimos de simpatizantes, mas foi criticada até por aliados de Eliésio. O caso repercutiu em blogs da região, com críticas à dupla. Charlyne pediu a seus apoiadores para que acalmassem os ânimos. “Os verdadeiros homens e mulheres de Alcântaras não aceitam e nem merecem atos misóginos e de assédio moral.”, declarou Charlyne. Nas redes sociais, a pré-candidata recebeu apoio e solidariedade após o ataque. 

IGREJA

O caso levou o Padre Lucione Queiroz de Holanda, de Alcântaras, a tomar uma medida para evitar ataques do tipo. Em comunicado enviado aos coordenadores de capelas no município, o pároco pediu que “evitem colocar nos leilões da festa de sua capela qualquer prenda relacionada com peças íntimas feminina”. O religioso repudiou o caso, por atacar “qualquer respeito à dignidade das pessoas”. “Ontem, na festa da Lanchinha, não teve este produto no leitão, porém foi perguntado aos membros da festa se tinha, pois desejavam arrematar de novo”, diz a nota, sem citar quem teria procurado pela peça. “Peço portanto, que caso venham a receber tal objeto para festa o mesmo seja colocado nos bingos e não mais nos leilões”, conclui o texto.

(Blog do Roberto Moreira)

ASSEMBLEIA TERÁ SESSÕES HÍBRIDAS E RETORNO PRESENCIAL DAS COMISSÕES TÉCNICAS A PARTIR DE AMANHÃ



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá sessões híbridas a partir desta terça-feira (02/07), a partir das 9h, será de forma híbrida, presencialmente e por videoconferência.


Segundo presidente da Casa, Evandro Leitão, cada parlamentar receberá um link para participação virtual, “para aquele ou aquela parlamentar que desejar participar nesse formato assim possa fazer”, disse. Em razão da reforma no Plenário 13 de Maio, as sessões presenciais e as reuniões das comissões técnicas foram transferidas para o Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes (anexo II) da Casa.


Em relação ao funcionamento dos gabinetes, serão fornecidas orientações mais detalhadas sobre o acesso na segunda-feira (01/07). “Terei até sábado um posicionamento completo da equipe que está inspecionando todo o sistema elétrico da Assembleia Legislativa em nosso prédio central”, adiantou o presidente.


O deputado também informou que a servidora que foi encaminhada ao hospital após inalar fumaça durante o incêndio que atingiu o plenário da Casa Legislativa já saiu da UTI e está na enfermaria, em plena recuperação.

59 SEMINÁRIO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SOBRAL REUNIU EDUCADORES E GESTORES DE QUATRO ESTADOS BRASILEIROS



A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 27 e 28 de junho (quinta e sexta-feira), a 59ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que contou com a participação de educadores, gestores e especialistas em educação dos estados de São Paulo, Pará, Rondônia e Ceará.


Na quinta-feira (27/05), os participantes do seminário assistiram a três palestras: a primeira foi “A Experiência Educacional de Sobral - 25 anos” e foi realizada pelo secretário da Educação, Herbert Lima, que apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal, como a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas públicas de Sobral.


Em seguida, os participantes tiveram a palestra “A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral”, ministrada pelo diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes; e a palestra "O processo avaliativo desenvolvido pela Casa da Avaliação Externa do Município de Sobral", ministrada pela gerente da Avaliação Externa de Sobral, Lúcia Balica.


Já na sexta-feira (24/05), os participantes do Seminário conheceram o Centro de Educação Infantil Sergio Barbosa e as escolas Yêdda Frota; e Teodoro Soares, onde puderam vivenciar na prática como funcionam os processos educacionais de Sobral. Além disso, eles visitaram ainda a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa e a sede da Brinquedoteca do Didi.

SANTA CASA DE SOBRAL CELEBRA ANIVERSÁRIO DE PACIENTE INTERNADO EM UTI



Sabendo da importância da humanização no atendimento hospitalar e sendo ela um dos valores de sua identidade institucional, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebrou, na sexta-feira (21/06), o aniversário do paciente Ideocleciano Alves, de 32 anos, natural de Bela Cruz. Internado há três meses no hospital e atualmente recebendo cuidados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele foi surpreendido com uma festa de aniversário organizada pela equipe assistencial em parceria com o serviço de Terapia Ocupacional.


A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do hospital para proporcionar momentos de alegria e humanização aos pacientes em recuperação. Na ocasião, foi exibido um vídeo especial enviado pelos filhos de Ideocleciano. As mensagens carinhosas e os votos de recuperação rápida emocionaram não só o paciente, mas também toda a equipe assistencial presente. Além disso, a esposa e uma das filhas do paciente estiveram presentes.


"Proporcionar momentos de alegria e conexão familiar é uma das formas encontradas pela instituição para contribuir com a recuperação e o bem-estar dos pacientes", pontuou a terapeuta ocupacional, Rillary Farias.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SOBRAL INICIA INSCRIÇÕES PARA SUPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA PROFESSORES NESTA SEGUNDA-FEIRA (01/07)



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação (SME), inicia, nesta segunda-feira (01/07), as inscrições para a suplementação de carga horária em carência temporária (edital nº 11/2024) de professores para as escolas públicas municipais de Sobral. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, até domingo (07/07).


A suplementação de carga horária, de 20 para 40 horas semanais, dependerá de comprovada necessidade de profissional do magistério, para suprir carência identificada em unidade escolar do sistema municipal de ensino. A lotação em carga horária suplementada será efetivada na Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas (COGEV) da SME, devendo qualquer alteração de lotação da carga horária ampliada ser realizada exclusivamente pela referida coordenadoria.


O resultado preliminar será divulgado no dia 16 de julho (terça-feira) e os recursos poderão ser interpostos no dia 17 de julho (quarta-feira), por e-mail encaminhado para ampliacaodefinitiva@edu.sobral.ce.gov.br. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 23 de julho (terã-feira), no Diário Oficial do Município (DOM). O início da ampliação da carga horária começará a contar no semestre de 2024.2.


Se o candidato convocado para ser ampliado, por qualquer motivo que seja, não puder assumir a lotação suplementar, a Secretaria da Educação procederá com a chamada dos demais candidatos classificados, obedecendo a ordem de classificação.


Edital: https://drive.google.com/file/d/1mX9ZXnCmUZu6zQJVFmLyJAy8b-InIzwe/view?usp=sharing


Inscrições: https://selecao.sobral.ce.gov.br/inscricao/inicio/selecao:945

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Mt 8,23-27)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 23 Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24 E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!" 26 Jesus respondeu: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?" Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Os homens ficaram admirados e diziam: "Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

A PRIMEIRA DISPUTA DE IZOLDA CELA TERÁ SUPER PALANQUE


ex-governadora Izolda Cela disputou duas vezes como vice do então governador Camilo Santana. Agora, será candidata a prefeita de Sobral. Terá que pedir votos, conversar com eleitores e participar de debates. Pela ética e o preparo que tem na vida pública, é a favorita, além de contar com apoios importantes e uma ampla aliança, com os principais líderes políticos e pensadores no seu palanque. Ela ainda não sabe quem são os adversários, mas promoverá um bom debate. “A boa política transformou Sobral. Espero seguir contribuindo”, disse Izolda, com a simplicidade de sempre.

(Blog do Roberto Moreira)

EDINARDO FILHO SERIA REELEITO, SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, EM FORQUILHA


O prefeito Edinardo Filho (PSB) tem ampla vantagem sobre Gerlásio Play (PT).

A pesquisa foi realizada pela Camminus Pesquisa e Marketing e registrada no TRE sob o número CE-08561/2024. O levantamento ouviu 521 eleitores pessoalmente, entre os dias 21 e 22 de junho.

ESCOLA NOTA 10: 574 ESCOLAS PÚBLICAS COM MELHORES RESULTADOS NO SPAECE 2022/2023 SÃO PREMIADAS

Governo do Ceará realizou a 13° edição do prêmio com a participação de 12 mil pessoas no Centro de Eventos



Para celebrar as conquistas de educadores e estudantes cearenses, o governador Elmano de Freitas entregou, nesta sexta-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Prêmio Escola Nota Dez às 574 escolas públicas cearenses que se destacaram nos anos de 2022 e 2023. Também estiveram presentes a vice-governadora Jade Romero; a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; prefeitos(as), secretários(as) municipais de Educação e educadores.


A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao final dos 5º e 9º anos, a partir do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Pelo Prêmio Escola Nota Dez, até 150 unidades de ensino com os melhores resultados em cada série de avaliação recebem R$ 2.000 por cada aluno avaliado.


Das 574 unidades de ensino que receberam o Prêmio de 2022/2023, 386 escolas foram contempladas com uma premiação, 149 escolas agraciadas com duas premiações, e 39 escolas condecoradas com três premiações. Ao todo, são entregues 801 premiações.


Ainda de acordo com o Spaece aplicado no ano passado, 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluíram o ano letivo em 2023 alfabetizadas. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), o Ceará é o único estado brasileiro a ter mais de 80% das crianças sabendo ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O governador Elmano de Freitas destacou o investimento para apoiar municípios e professores para que as crianças cearenses sejam alfabetizadas na idade certa. Só por esses dois anos de Prêmio Escola Nota Dez, são cerca de R$ 63 milhões aportados, considerando também o valor de R$ 1.000 de apoio por aluno às unidades que não alcançam o topo da avaliação. “Nós temos que nos orgulhar, temos que ter a premiação, mas temos que chegar a 100% das crianças alfabetizadas na idade certa até 2030″.

Esse incentivo às escolas premiadas como a Raimunda Duarte, que fica localizada em Horizonte, alcança estudantes como Rafaela Arruda, de 14 anos, que cursa o 9° ano.


“Acredito que vou ter um futuro brilhante por conta disso. A escola nos oferece um apoio imenso, além do ensino que é muito bom. Tem atividade, simulados no meio da semana, reforços escolares, grupos de estudo”, exemplifica Rafaela.


Edinete Arruda, 45, revisora na indústria têxtil e mãe de Rafaela, ressalta o valor da escola pública. “Nós, as famílias, temos que estar sempre muito próximo à escola. É um orgulho ver a evolução da minha filha, a oportunidade que o Estado dá para as crianças”.


Para Ana Lígia Carvalho, diretora da escola onde Rafaela estuda, o prêmio abre novas oportunidades para estudantes e a comunidade escolar, da portaria à gestão. “É uma satisfação dividir essa conquista com a equipe. Nosso trabalho passa pelo porteiro, merendeira, a equipe inteira prepara o dia a dia dos alunos”, explica.


De acordo com o Spaece 2023, 285 mil alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 3.695 escolas públicas participaram da avaliação. Os números, reforça a titular da Seduc, Eliana Estrela, demonstram que o Regime de Colaboração entre estado e municípios permanece forte.

“O Ceará é referência no regime de colaboração no Brasil e em outros países. Sou muito grata a essa importante mobilização que nós temos, principalmente aos professoras e professores que acreditam na escola pública, nas crianças, dedicando-se para que elas tenham um futuro mais justo”, afirma.


O secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, também evidencia a importância dessa pactuação. “O reconhecimento é importante não só pela constatação da recomposição da aprendizagem após período pandêmico, mas também pela consolidação de uma série de habilidades, especialmente no processo de alfabetização. O Spaece é importante para orientar os gestores na condução das políticas públicas”, defende.


Destaque consolidado em educação, Sobral conquistou 32 premiações em 2023. Além disso, 47 escolas do município conquistaram o título de Escola Nota Dez. O município também superou a média estadual no Spaece em 2023, além de conquistar o melhor resultado de sua história na avaliação.


Escola Nota Dez


A premiação foi entregue, com base em 2022, para 374 escolas públicas, das quais, 150 obtiveram os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 se destacaram no 5º ano, além de 74 escolas mais bem avaliadas no 9º ano do Ensino Fundamental (EF).


Com referência à avaliação em 2023, foram agraciadas 426 escolas, sendo 150 com os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 do 5º ano e 126 escolas de 9º ano. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas.


A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e melhoria dos resultados da escola apoiada.


Recomposição das aprendizagens


Os esforços do Governo do Ceará, em parceria com as redes municipais de ensino, visando à recomposição das aprendizagens, promoveram melhora do cenário ainda em 2022, reduzindo para 15,4% o percentual de crianças não alfabetizadas e elevando para 84,6% a taxa alfabetizadas ao término do 2º ano, de acordo com o Spaece. Em 2023, 97,1% dos alunos nesta etapa de ensino estavam alfabetizados. Em 2007, esse percentual era de ape

nas 39,8%.


Critérios da premiação


Em geral, para conquistar a premiação, todas as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Mt 8,18-22)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 18 Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19 Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". 20 Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". 21 Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". 22 Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.