A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta semana, o Projeto de Indicação que institui a Política Estadual de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas. A propostra visa a criação de rotas ciclísticas e áreas de proteção ao ciclismo de competição no Estado. O texto é de autoria da deputada Juliana Lucena (PT), segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
No Poder Legislativo, Juliana Lucena representa o município de Limoeiro do Norte, reconhecido como a capital cearense da bicicleta por meio de uma lei de sua autoria. Para a parlamentar, a criação de rotas ciclísticas e áreas de proteção ao ciclismo de competição visa fomentar a Política Estadual de Incentivo ao Ciclismo. Juliana também destaca o aspecto ambiental da medida: menos carros nas estradas significam menos poluição.
“A ação, notadamente, caminha junto com a mobilidade urbana da capital do Ceará, reconhecida mundialmente pelo uso de bicicletas, inclusive por meio de programas como as ciclofaixas espalhadas por todo o território”, enfatiza a deputada.
Juliana ressalta que o Estado é berço de inúmeros atletas de ciclismo e triatlo, destacando a importância de apoiar e proteger esses esportistas.