quinta-feira, 31 de outubro de 2024

IDILVAN ALENCAR DEMONSTRAR INDIGNAÇÃO PELA REJEIÇÃO DA TAXAÇÃO DE GRANDES PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS


A Câmara dos Deputados concluiu ontem a regulamentação da reforma tributária, que agora segue para análise no Senado. Entre as medidas debatidas, estava a proposta de taxação de grandes fortunas, que foi rejeitada pela maioria dos deputados. A taxação seria aplicada anualmente a pessoas e empresas com patrimônio superior a R$10 milhões.

O deputado federal Idilvan Alencar, um dos parlamentares cearenses que votou a favor da proposta, manifestou sua decepção com o resultado. “Pautas que beneficiam os menos favorecidos, como a isenção do Imposto de Renda para professores, estão paradas, não são contempladas. Mas, quando se trata de beneficiar os ricos, a situação é completamente diferente”, afirmou o parlamentar.

Dos 22 deputados federais do Ceará, 16 participaram da votação, sendo oito votos a favor e oito contra a taxação. No placar geral, 262 votos contrários e 136 favoráveis.

CHAPA 20 PROMOVE EVENTO “FALA JOVEM ADVOCACIA” PARA ENGAJAMENTO E DIÁLOGO COM ADVOGADOS EM INÍCIO DE CARREIRA


Nesta quinta-feira (31/10), a partir das 18h, a Chapa 20, que disputa a eleição da OAB Sobral, realiza mais um evento importante para aproximar a advocacia jovem e discutir as pautas prioritárias para a categoria. O encontro ocorrerá no auditório do Complexo São Miguel e contará com a presença de advogados, estudantes de direito e lideranças da OAB.

Intitulado “Fala Jovem Advocacia”, o evento será conduzido pelo Dr. Fernando Júnior, conselheiro da Chapa 20, que vem promovendo iniciativas de apoio à jovem advocacia e incentivando o diálogo aberto entre advogados em início de carreira. O encontro reflete o compromisso da Chapa 20 em fortalecer a representatividade dos jovens advogados, promovendo capacitação, apoio e valorização para que possam trilhar uma carreira sólida e reconhecida.

Sob o slogan “Reconstrução com Experiência”, a Chapa 20 é liderada pelo Dr. Rafael Ponte e pela Dra. Raíssa Osterno, nomes de destaque e experiência na advocacia regional.

IVO GOMES RECEBE GESTORES DO TRT-CE PARA TRATAR SOBRE NOVA SEDE EM SOBRAL


Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, recebeu nesta quarta-feira (30/10) o atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Durval Vasconcelos, e a presidente eleita, desembargadora Fernanda Uchoa, para finalizar as tratativas de doação de um terreno para a nova sede do Tribunal em Sobral. “A intenção é abrigar melhor os sobralenses que procuram a Justiça do Trabalho e os colaboradores do órgão. É uma alegria poder contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade!”, afirmou Ivo Gomes em suas redes sociais.

DETALHE

A nova sede do TRT deverá ocupar terreno na Av. Mons. Aloisio Pinto, em frente ao Fórum Dr. José Sabóia, nas proximidades da Casa da Mulher Cearense e da Defensoria Pública do Estado.

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO QUE GARANTE PROTEÇÃO SOCIAL E ÓRFÃOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CEARÁ

Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na terça-feira (29/10), cinco projetos enviados pelo Governo do Estado, sendo dois de lei complementar e três de lei. Entre eles, destaca-se o projeto de lei 112/2024, que institui o programa Ceará Acolhe, voltado à proteção social de crianças e adolescentes que ficaram órfãos devido à pandemia de covid-19 no Ceará. 

De autoria do Poder Executivo, o Ceará Acolhe propõe ações para garantir direitos básicos, como a possibilidade de auxílio financeiro mensal até a maioridade para filhos e filhas que perderam os pais em razão da covid-19. A propositura conta com três emendas, sendo duas do deputado Renato Roseno (Psol) e uma da deputada Jô Farias (PT).

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

JOAQUIM DO QUINCA E CHARLYNE FREIRE INICIAM TRANSIÇÃO EM ALCÂNTARAS


Prefeito de Alcântaras, Joaquim do Quinca, ao lado da prefeita eleita, Charlyne Freire, e do seu vice Erivaldo Aguiar, deram inicio nessa semana ao processo de transição na gestão alcantarense. A ideia é passar para a nova prefeita uma radiografia completa do município nas áreas contábil e financeira, além das políticas públicas em andamento e os projetos que ficarão por atender aos anseios da população, e que não foram executados por falta de tempo.

Joaquim e Charlyne também vão cuidar juntos da festa do município, que acontece em meados de dezembro, e que deve ser marcada por inúmeras inaugurações de obras nos distritos de Ventura, Bonfim, Santa Rosa e Santa Bárbara. São areninhas, quadras poliesportivas, obras de urbanização, reinauguração de postos de saúde, dentre outros benefícios.

SOL, MAR E KITESURF: MACEIÓ COMEÇA A RECEBER ESTRANGEIROS


As reservas de hotéis e pousadas da Praia do Maceió, no litoral oeste de Camocim, já começaram a ser preenchidas, de forma mais frequente, por estrangeiros, principalmente oriundos do Velho Mundo. 

O que mais atrai esse público, formado em sua maioria por kitesurfistas, nos meses de novembro e dezembro, são ventos com rajadas de até 3okm/h, temperatura da água chegando a 27 graus, sensação térmica entre 27 e 35 graus, visibilidade de até 15km e altura das ondas entre 0,5m e 2,8m. 

Além de Maceió, os turistas aproveitam, por meio de passeios em veículos apropriados, opções vizinhas como Praia da Barrinha, Praia do Xavier, Praia dos Remédios, Lagoa Encantada, Lago das Cangalhas e a imensa Duna do Pôr do Sol. 

Isso equivale a menos da metade do que Camocim tem a oferecer de belezas naturais. 

Vale ainda conhecer as praias da zona urbana, a noite da Beira-Mar, além de destinos do seu litoral leste como Praia da Tatajuba, Praia do Guriú, Lago Grande e Lago da Torta. 

Tem Camocim para todos os gostos.

(Camocim Online)

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 13,22-30)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" Jesus respondeu: 24 "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'. 26 Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27 Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

LIRA DÁ A LARGADA À CANDIDATURA DE HUGO MOTTA COM PL, PP, REPUBLICANOS E MDB


O esperado anúncio do presidente da Câmara, Arthur Lira, à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta, à sua sucessão foi um anticlímax. Muito diferente daquele que havia imaginado lá atrás, quando anunciou que teria, sim, um nome à sua sucessão. Esperou um consenso que não veio. Por isso, começou na manhã de ontem (29)com uma explicação de que “seria apenas um posicionamento do deputado Arthur”, mas “alguns deputados fizeram questão de estar aqui”. Logo no início, citou o “voto de confiança”de 464 parlamentares”, recebido na última eleição e as reformas que liderou, ressaltando as palavras “diálogo e convergência”.

Lira, porém, não avançou o sinal ao dizer que Hugo Motta era um candidato de consenso, como foi dito pelo presidente do Republicanos, Marcos Pereira, ao lançar a candidatura do deputado paraibano em agosto. Ao contrário. Lira se referiu à “plena legitimidade” dos que se colocam nessa disputa. “Jamais caberia a mim, presidente da Casa “entre iguais” cercear as “legítimas pretensões” de quem quer que seja, ou “obstar o projeto político de outro parlamentar”. E, de quebra, ressaltou os dois adversários, Antonio Brito, do PSD, e Elmar Nascimento, como “amigos da vida”. Foi tanta explicação que, para muitos, é sinal de que nem tudo está cem por cento para Hugo Motta, a preços de hoje.

Lira ressaltou Motta como alguém que tem capacidade de juntar polos aparentemente antagônicos, “com diálogo, leveza e altivez”.  Ao lado de Lira, naquele momento, estavam, além de Motta,  integrantes do PL, do PP, do Republicanos e do MDB. No caso do MDB e do PP de Lira estavam os líderes Isnaldo Bulhões (AL) e Doutor Luzinho (RJ). Ou seja, ainda não há o consenso que Arthur Lira prometeu em agosto. Porém, é muita coisa. O presidente da Câmara tem muito peso nesta disputa. Mas explicou tanto que deu a entender a muitos políticos que o caminho até fevereiro não está totalmente pavimentado.


(Denise Rothenburg)

SOBRAL RECEBERÁ APRESENTAÇÕES DO SEGUNDO CIRCUITO DO 10° FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO CEARÁ


Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC está de volta! De 1° a 15 de novembro acontece o Segundo Circuito da edição comemorativa de 10 anos, com espetáculos em cinco cidades, com acesso gratuito.

Depois de realizar o Circuito Leste entre julho e agosto, que passou por Jaguaribe, Quixeré, Aquiraz e Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste, e Jijoca de Jericoacoara, na Costa do Sol Poente, de 1° a 15 de novembro acontece o Segundo Circuito do 10° FICC, passando por praças e equipamentos públicos de Fortaleza (1° a 5), Aquiraz (6), São Gonçalo do Amarante (8), Paracuru (9 e 10), Itapipoca (11 a 14) e Sobral (15).

Além da programação do Segundo Circuito, haverá o Circuito Paralelo com programação em rede com equipamentos culturais e festivais em cinco cidades: Fortaleza (Dias 3, 10 e 24), Maracanaú (8), Sobral e Trairi (16) e Juazeiro do Norte (22 e 23).


SOBRAL

A Margem Esquerda do Rio Acaraú vai irradiar diversão na noite de sexta-feira, 15 de novembro, com a programação do Festival Internacional de Circo do Ceará, a partir das 19h, na Concha Acústica. Entre as atrações, “Kalabazi”, da Cia. Tita8lou (Suíça), “Rascunho 37”, da Companhia Gravitá (São Paulo) e “Aimoko”, de Aimé Morales (Espanha).

ONDE E QUANDO:

  • Dia 15 (sexta-feira) – 19h – Local: Concha Acústica da Margem Esquerda
  • Dia 16 (sábado) – CIRCUITO PARALELO – 18h – Local: Teatro SESC Sobral.

OUTUBRO ROSA: APENAS 23% DOS MUNICÍPIOS POSSUEM MAMÓGRAFOS


Em todo território nacional, existem 6.420 mamógrafos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos podem ser encontrados em 1.306 Municípios, de um total de 5.569 cidades brasileiras. Além disso, apenas 206 Municípios podem realizar atendimento público especializado à população feminina que busca por médicos mastologistas. No Brasil, 344 especialistas são vinculados ao SUS e atendem nessas localidades. No mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer de mama, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), reforça a necessidade de investimento do governo federal em ações de saúde da mulher. 

Uma preocupação do Movimento Mulheres Municipalistas é o subfinanciamento do Ministério da Saúde tanto para o exame citopatológico (preventivo) como para a mamografia, o que faz com que os Municípios tenham que complementar os valores da tabela SUS, que são muito baixos. Atualmente o Ministério da Saúde paga R$ 45 por exame de mamografia e R$ 14,37 por exame citopatológico. Em algumas regiões, os Municípios chegam a complementar o valor da mamografia em até o dobro. Além disso, também custeiam o pagamento de consultas com especialistas e/ou o transporte para que as mulheres possam acessar os serviços especializados. 

Cabe destacar que a aquisição de equipamentos como mamógrafos compõe o atendimento de alta complexidade do SUS, sendo, assim, competência da União. Além disso, apesar do exame de mamografia ser de competência dos Estados, na atenção especializada, de forma compartilhada com os demais Entes, os Municípios acabam assumindo essa responsabilidade para garantir a integralidade do cuidado.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

BENIGNO JÚNIOR SERÁ O LÍDER DE EVENADRO NA CÂMARA DE VEREADORES


Uma pauta importante para o prefeito eleito Evandro Leitão será a articulação com a Câmara de Vereadores para consolidar uma maioria. Benigno terá que fazer um diagnóstico com as possibilidades de composição da base. Pode ser formado um bloco com os pequenos partidos e um blocão com as maiores legendas. Benigno, Eudes Bringel, Léo Couto e Adail Júnior já estão conversando com Evandro Leitão.

(Roberto Moreira)

DEZ DEPUTADOS FEDERAIS VIRAM PREFEITOS


Dez deputados federais foram eleitos prefeitos nas Eleições 2024. Abílio Brunini (PL-MT), em Cuiabá, Paulinho Freire (União-RN), em Natal, e Ricardo Silva (PSD-SP), em Ribeirão Preto. 

As vagas deles na Câmara serão ocupadas por Rodrigo Lugli (PL-MT), Carla Dickson (União-RN) e Ribamar Silva (PSD-SP), respectivamente. 

Também foram eleitos Alberto Mourão (MDB-SP), em Praia Grande (SP); Carmen Zanotto (Cidadania-SC), em Lages (SC); Benjamin de Oliveira (União-MA), em Açailândia (MA); Gerlen Diniz (PP-AC), em Sena Madureira (AC); Hélio Leite (União-PA), em Castanhal (PA); e Washington Quaquá (PT-RJ), em Maricá (RJ). Dois suplentes que assumiram mandato na Câmara nesta legislatura também foram eleitos. São eles: Naumi Amorim (PSD-CE), eleito prefeito de Caucaia (CE), e Márcio Corrêa (PL-GO), que venceu em Anápolis (GO). Como eles não exercem mandato atualmente na Casa, não haverá transferência de vagas no Congresso.

COMO PADRINHO, NIKOLAS FERREIRA AMARGA DERROTA EM BH E EM FORTALEZA

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado nas eleições de 2022, se tornou um padrinho político no pleito eleitoral deste ano. Conseguiu fazer vereadores com muitos votos, porém, no domingo (27/10), amargou derrota nas duas capitais onde marcou presença e atuou como cabo eleitoral no segundo turno.

O fracasso mais sentido foi em seu próprio reduto eleitoral: Belo Horizonte. Antes de ser deputado federal, o parlamentar foi vereador na capital de Minas Gerais. Apesar de todo seu esforço na campanha de Bruno Engler (PL) contra o prefeito Fuad Noman (PSD), o candidato do PL saiu derrotado das urnas.

Fuad havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, mas com o apoio de partidos de esquerda no segundo turno, reverteu a disputa, e foi reeleito prefeito com 53% dos votos válidos. Engler teve 46%.

Na semana da reta final da campanha de segundo turno, Nikolas chegou a acusar o prefeito reeleito de escrever um “livro pornográfico”. A obra “Cobiça” foi lançada por Fuad em 2020. O protagonista narra ter sido vítima de uma tentativa de estupro quando tinha 12 anos.

Posteriormente, a Justiça determinou que o deputado retirasse as acusações contra o prefeito que envolvessem o livro do ar por entender que houve “divulgação de informações descontextualizadas e inverídicas”.


Fortaleza é outra derrota para Nikolas

Além de ver seu candidato derrotado em Belo Horizonte (MG), Nikolas também chamou para si outro revés ao entrar publicamente na campanha para a prefeitura de Fortaleza (CE). Lá o candidato era um colega do mineiro na Câmara dos Deputados, o deputado André Fernandes (PL).

Nikolas viajou à capital do Ceará nos dias que antecederam o segundo turno e subiu no palanque de Fernandes, que apostava no colega parlamentar para angariar mais apoio nas urnas.

SUCESSÃO DA CÂMARA: CANDIDATOS INTENSIFICAM ARTICULAÇÃO APÓS SEGUNDO TURNO

A eleição para presidência da Câmara dos Deputados acontece apenas em fevereiro, mas a campanha está cada vez mais intensa. Os candidatos para suceder Arthur Lira (PP-AL) pretendem aproveitar o fim da disputa municipal para dar corpo às articulações políticas. Durante o período eleitoral, a Casa Legislativa ficou mais esvaziada, com os deputados focados nas campanhas nos próprios redutos.

A corrida pela cadeira de Lira tem como candidatos os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do Republicanos, Hugo Motta (PB). Todos tentam construir uma base sólida para disputar a presidência da Casa em 2025.

Com o fim das eleições municipais, os deputados federais devem retornar para Brasília (DF). Além disso, o presidente Lira marcou para esta terça-feira (29/10) uma sessão deliberativa presencial. A expectativa é de que o Congresso Nacional vote ainda nesta semana o projeto de lei complementar (PLP) que regulamenta as emendas parlamentares, por isso, os congressistas devem ficar pela capital federal.

A campanha de Antonio Brito deve focar, nos próximos dias, em buscar apoio de bancadas temáticas, como a da saúde, para construção da base. O líder do PSD também espera realizar um “corpo a corpo” com os deputados.

O desejo da campanha de Brito é angariar votos com uma campanha diferenciada dos demais candidatos, sem focar em viagens aos estados, e ganhar espaço no diálogo dentro da Câmara dos Deputados.

Elmar Nascimento ainda não tem estratégia definida para os dias que sucedem o segundo turno das municipais. O líder do União Brasil tinha no radar um jantar com deputados da base do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas nenhuma data foi marcada.

No final de semana, Hugo Motta esteve em Belém, no Pará, com o presidente da Câmara para participar das comemorações do aniversário do senador Jader Barbalho (MDB-PA). Também estiveram presentes o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), importante articulador político da campanha do líder do Republicanos. Como o Metrópoles adiantou, o líder do Republicanos deve se reunir com bancadas de partidos para negociar apoios.


A estimativa é de que o Republicanos oficialize a candidatura de Hugo Motta na terça-feira, mesmo dia em que o PP, de Arthur Lira, deve anunciar o apoio a candidatura do líder paraibano.

Busca pelo PT


O PT, segunda maior bancada da Câmara, está no centro da articulação dos candidatos à presidência da Casa. O anseio é de que o partido de Lula realize ao menos três reuniões no começo da próxima semana para deliberar a respeito da eleição para o substituto de Arthur Lira.

O líder do partido na Câmara, Odair Cunha (MG), chegou a anunciar que tinha sido debatido um nome de consenso para presidência da Câmara, e de que Hugo Motta está colocado como favorito. Apesar disso, ainda há deputados relutantes em apoiar o líder do Republicanos.

“O PT está discutindo qual é a tese que nós vamos decidir. Se nós vamos decidir pela manutenção e pela permanência no blocão ou se nós vamos produzir um novo bloco aqui na Casa. Essa é a discussão central. E nessa tese de permanência nós temos uma candidatura que significa a convergência dessas forças políticas. Que é o Hugo Mota”, indicou o deputado por Minas Gerais.

Odair Cunha, inclusive, chegou a se encontrar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para discutir a sucessão da Câmara dos Deputados. Juntos, os dois partidos possuem ao menos 160 parlamentares e buscam lugares na mesa da presidência e o comando de comissões importantes.

A bancada do PT na Câmara dos Deputados irá se reunir na quarta-feira (30/10) para discutir a eleição da Casa Legislativa. A expectativa é de que os parlamentares consigam chegar a um consenso para sucessão de Arthur Lira.

O presidente Lira também tem trabalhado para garantir um consenso ao redor de Hugo Motta. O líder alagoano ainda não formalizou oficialmente o apoio a candidatura do líder do Republicanos, mas tem se empenhado nos bastidores.

METROPOLES

AFASTADOS DO TJ-MS, DESEMBARGADORES NÃOS E APRESENTAM PARA COLOCAR TORNOZELEIRAS


Afastados dos cargos após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quinta-feira, cinco desembargadores do TJ-MS, suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de sentenças, ainda não se apresentaram para colocar dispositivos de monitoramento eletrônico. A informação foi confirmada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.

Além do afastamento do cargo, o STJ determinou aos desembargadores a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas. Um servidor do TJ-MS e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado também não colocaram tornozeleira.

ARTHUR LIRA DEVE ANUNCIAR APOIO A HUGO MOTTA PARA SUCESSÃO DA CÂMARA


Os partidos Republicanos e PP devem lançar oficialmente a candidatura de Hugo Motta, como candidato à sua sucessão na presidência da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Arthur Lira, também deve anunciar hoje (29), o apoio á candidatura de Hugo Motta, do Republicanos. Lira trabalha, também, para que o PT e o PL apoiem à candidatura de Motta.

Arthur Lira aguardava o fim do segundo turno das eleições municipais para se manifestar oficialmente. Lembrando que ele já havia sinalizado a aliados que apoiaria Motta. Elmar Nascimento, do União Brasil e Antonio Brito, do PSD, também estão na disputa pela presidência da Casa e não descartam se unir para vencer Hugo Motta.

APÓS ELEIÇÕES, CHEGA A DECISÃO SOBRE EMENDAS PARLAMENTARES


Terminada a eleição neste domingo, entra em campo a decisão sobre as emendas. Faltam R$ 11 bilhões a serem pagos, sendo R$ 4 bilhões em transferências, R$ 2 bilhões em emendas de bancada e R$ 5 bilhões em emendas de comissão. Até aqui, a proposta de transparência a ser votada no Parlamento trata apenas do futuro, ou seja, não há propostas para dar visibilidade ao que foi liberado até aqui. Entre os congressistas, prevalece a tendência de dizer ao Supremo Tribunal Federal que, se o ministro Flávio Dino quiser um foco de luz sobre o passado, terá que pedir ao Poder Executivo.

(Denise Rothenburg)

SUPERSALÁRIOS E BC: CONGRESSO VOLTA ÀS PAUTAS POLÊMICAS APÓS ELEIÇÕES


Congresso Nacional busca retomar nesta semana seu ritmo normal, após mais de dois meses quase paralisado. De agosto a outubro, tanto Senado como a Câmara tiveram um curto período de esforço concentrado e muitos dias de trabalhos semipresenciais, quando não são votadas pautas importantes. Temas polêmicos, que impactam diretamente o governo Lula, como os supersalários e a autonomia do Banco Central (BC), ficaram suspensos e devem voltar à discussão.

Passado o segundo turno das eleições municipais de 2024, a Câmara volta às atividades já com sessão marcada para esta terça-feira (29/10) de forma presencial. Entre os assuntos da pauta, estão os destaques, ou seja, as sugestões de mudança no texto do segundo projeto de lei (PL) da regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024 – que, entre outros pontos, institui o Comitê Gestor.

Também consta na pauta do mesmo dia o requerimento de urgência do projeto que amplia o alcance do vale-gás para abranger mais famílias. No fim de semana, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), definiu o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), como relator da proposta.

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 13,18-21)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 18 Jesus dizia: "A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19 Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos". 20 Jesus disse ainda: "Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21 Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

GOVERNADORA RAQUEL, A GRANDE VITORIOSA EM PERNAMBUCO


A governadora Raquel Lyra sai extremamente fortalecida das eleições municipais. Com a vitória de Severino Ramos, ontem, em Paulista, na disputa de segundo turno, o PSDB elegeu o maior número de prefeitos – 32, batendo o PSB, seu maior rival. Somando os prefeitos do PSDB com os de partidos aliados, Raquel soma 125 prefeitos, entre os quais três importantes na Região Metropolitana – Jaboatão, Olinda e Paulista.

No interior, passa a ter prefeitos aliados em cidades estratégicas, como a sua Caruaru, Salgueiro, Bezerros, Belo Jardim, Catende, Palmares, Surubim, Sertânia, Serra Talhada e Arcoverde. A vitória de Mirella, em Olinda, mesmo não sendo território tucano, tem também os digitais da tucana.

Raquel travou uma queda de braço com o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), em Olinda e Paulista. Foi para às ruas, fez carreatas e caminhadas, subiu no palanque de Mirella e Ramos, e saiu vitoriosa em ambas. São dois municípios estratégicos na Região Metropolitana, o que equilibra o jogo da sua sucessão estadual em 2026, diante da estrondosa vitória de João na capital.

Paulista passa a agora a ser gerida pelo PSDB. Ali, Raquel, com a vitória de Ramos, evitou a volta ao poder de Júnior Matuto, que não era um adversário qualquer. O próprio João, em vídeos e declarações ao longo da campanha em Paulista, tratou Matuto não apenas como um aliado, mas um político quase familiar, de relação bem próxima e antiga.

Já em Olinda, com Mirella, uma jovem promessa, que carregou o fardo do desgaste natural do prefeito Lupércio, por estar há oito anos no poder, Raquel colocou a cara na campanha para o tudo ou nada. Foi a vários eventos, deu o suporte que a aliada precisava, fez o discurso de que com ela prefeita Olinda seria tratada com mais atenção pelo Governo do Estado e ainda enfrentou o forte discurso ideológico.

Até Lula, através de vídeos na propaganda eleitoral, tentou dar uma forcinha a Matuto, em Paulista, e Vinicius, em Olinda, mas na prática mostrou que não tem mais força nem capital eleitoral para influenciar como cabo eleitoral. Raquel derrotou todas as lideranças de esquerda e da oposição juntas, principalmente em Olinda, onde João, Humberto Costa, Teresa Leitão e Luciana Santos se envolveram com mentes e corações.

É fato histórico que nem sempre quem elege mais prefeitos se fortalece para a briga estadual, o Palácio do Campo das Princesas, mas no caso de Raquel, que o PSB interpretou como a grande derrotada no primeiro turno, não se pode questionar que se fortaleceu para emplacar a sua reeleição em 2026.

(Blog do Magno Martins)

BOLSONARO TAMBÉM SAI BEM MENOR


Se Lula, com o poder nas mãos, saiu derrotado, o ex-presidente Bolsonaro também não tem o que comemorar. Seus candidatos perderam em Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Palmas e Belém. Seus dois ex-ministros perderam a disputa. As derrotas ocorreram em duas capitais do Nordeste. Em João Pessoa, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), perdeu para Cícero Lucena no segundo turno e no Recife, no primeiro turno, Gilson Machado foi derrotado por João Campos.

(Magno Martins)

CONSERVADORES VENCEM EM 28 DAS 51 CIDADES ONDE HOUVE SEGUNDO TURNO


Depois de emplacarem a maioria dos prefeitos no primeiro turno, partidos da centro-direita repetiram o feito e elegeram a maioria dos candidatos nas 51 cidades que hoje foram ao segundo turno da eleição municipal.

Os partidos conservadores elegeram 28 prefeitos neste domingo. 

Liderada pelo PL, a direita tradicional. Das 16 cidades em que a direita venceu, seis são da legenda de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro:

PL: 6 – Anápolis (Márcio Corrêa), Cuiabá (Abílio Brunini), Canoas (Airton Souza), Aracaju (Emília Corrêa), Guarulhos (Lucas Sanches) e São José do Rio Preto (Coronel Fábio Candido);
União Brasil – Goiânia (Sandro Mabel), Campina Grande (Bruno Cunha), Natal (Paulinho Freire), Ponta Grossa (Elizabeth Schmidt) eTaboão da Serra (Engenheiro Daniel). Em Jundiaí, Gustavo Martinelli venceu, mas o resultado está sub judice;
Republicanos: 3 – Barueri (Beto Piteri), Santos (Rogério Santos) e Sumaré (Henrique do Paraíso);
Novo: 1 – Taubaté (Sergio Victor).

Partidos da centro-direita triunfaram em 12 municípios:

PP: 4 – Imperatriz (Rildo Amaral), Campo Grande(Adriane Lopes), João Pessoa (Cícero Lucena), e Petrópolis (Hingo Hammes);
Podemos: 5 – Guarujá (Farid Madi), São Bernardo do Campo (Marcelo Lima), Limeira (Murilo Felix), Palmas (Eduardo Siqueira Campos) e Porto Velho (Léo);
PSDB:3 – Paulista (Ramos), Santa Maria (Rodrigo Decimo) e Caxias do Sul(Adiló).

Três partidos do centro tradicional venceram em 17 cidades:

PSD: 9 – Belo Horizonte(Fuad Noman), Olinda (Mirella), Caucaia (Naumi Amorim), Piracicaba (Helinho Zanatta) Uberaba (Elisa Araújo), Curitiba (Eduardo Pimentel), Ribeirão Preto (Ricardo Silva), Londrina (Tiago Amaral), São José dos Campos (Anderson Farias);
MDB: 7 – Aparecida de Goiânia (Leandro Vilela), Santarém (Zé Maria Tapajós), Belém (Igor Normande), Porto Alegre (Sebastião Melo), Diadema (Taka Yamauchi), Franca (Alexandre Ferreira) e São Paulo (Ricardo Nunes);
Avante: 1 – Manaus (David Almeida).

A esquerda saiu vencedora em apenas seis cidades:

PT: 4 – Fortaleza (Evandro Leitão), Camaçari (Luiz Caetano), Pelotas (Fernando Marroni) e Mauá (Marcelo Oliveira);
PDT: 2 – Serra (Weverson Meireles) e Niterói (Rodrigo Neves).

Emendas e onda conservadora explicam

A distribuição de emendas parlamentares e o aumento do conservadorismo ajudam a entender essas vitórias. “Esses partidos são maioria no Congresso e, por isso, contam com um número significativo de emendas”, afirma Fábio Andrade, cientista político e professor da ESPM. Este ano, deputados e senadores têm R$ 49,2 bilhões para enviar a seus redutos eleitorais. Nas prefeituras, esse dinheiro é investido em posto de saúde, asfalto, creche e segurança.

Brasil e o mundo estão mais conservadores. “Essa é uma tendência global, e o Brasil não está isolado do resto do mundo. Há um desgaste da política tradicional, e os partidos de esquerda curiosamente são vistos como os mais institucionalizados, por isso acabam tendo um rescaldo maior”, afirma Andrade.

Com informações de UOL

PREFEITOS DOS MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS DO CEARÁ


Fortaleza

Evandro Leitão (PT) 716.133 votos 

Caucaia

Naumi Amorim (PSD) 109.835 votos 

Juazeiro do Norte

Glêdson Bezerra (Podemos) 83.514 votos

Maracanaú 

Roberto Pessoa (União) 86.976 votos

Sobral

Oscar Rodrigues (União) 65.138 votos

Itapipoca 

Felipe Pinheiro (PT) 56.361 votos

Crato

André Barreto (PT) 37.092 votos

Maranguape

Atila Camara (PSB) 46.254 votos

Iguatu 

Roberto Filho (PSDB) 29.069 votos

Aquiraz  

Dr Bruno Gonçalves (PRD) 48.113 votos

TRÊS MINISTROS DE LULA SAEM COM VITÓRIAS NAS ELEIÇÕES DE 2024


Três ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeram aliados prefeitos em capitais do país nas Eleições Municipais de 2024. Todos eles conseguiram vitórias no segundo turno, realizado nesse domingo (27/10).

O titular de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), reelegeu o atual prefeito Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte (MG), de virada. Silveira foi o principal cabo eleitoral de Fuad, que viu o apoio de outro correligionário, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mais distante. Durante a campanha, Fuad evitou se associar a Pacheco, e o presidente do Senado também não se envolveu em nenhuma disputa eleitoral em Minas Gerais. O senador, inclusive, não votou nem no primeiro nem no segundo turno.

Fuad foi alçado à prefeitura após a renúncia do titular, Alexandre Kalil (então no PSD, hoje no Republicanos), em 2022. Kalil disputou, sem sucesso, o governo de Minas Gerais há dois anos.

O resultado coloca o PSD em uma posição de destaque, mas também complicada, visto que o presidente do partido, Gilberto Kassab, mantém um pé em cada canoa. Além dos três ministérios no governo Lula, ele é secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, na gestão do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na eleição presidencial de 2022, quando Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) nacionalmente, o petista levou Minas em votação apertada (50,20% x 49,80%). O ex-senador Alexandre Silveira coordenou a campanha do petista no estado e depois tornou-se ministro de Minas e Energia.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho (MDB), participou da vitória do deputado Igor Normando (MDB), de quem é primo, em Belém (PA). A eleição do emedebista é mais creditada ao irmão de Jader, o governador do Pará, Helder Barbalho. O resultado é importante porque a capital paraense vai sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e o PT tem todo o interesse em ter governos — tanto estadual quanto municipal — alinhados.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), conseguiu a vitória do deputado estadual Evandro Leitão (PT) em Fortaleza (CE). Na capital cearense, a eleição teve um gosto de disputa nacional, com o petista concorrendo contra o deputado federal André Fernandes (PL).

A eleição em Fortaleza representou uma derrota para o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que está em disputas com seu partido e com o irmão Cid. Apoiado por Ciro, o atual prefeito José Sarto (PDT) não conseguiu se reeleger e ficou de fora da disputa de segundo turno.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), trabalhou pela eleição da também petista Maria do Rosário em Porto Alegre (RS). Ela, porém, foi derrotada pelo atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), por 61,53% a 38,47%.

Ao fazer uma avaliação do resultado eleitoral, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, afirmou que o “campo democrático” obteve vitórias importantes no segundo turno. Além das vitórias em Fortaleza, Belo Horizonte e Belém, ele citou as conquistas de petistas em Camaçari (BA)Pelotas (RS) e Mauá (SP) e de aliados em Niterói (RJ) e Ribeirão Preto (SP).

Metropoles

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Lc 6,12-19)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos Apóstolos!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

ÚNICO DO PT EM CAPITAL, EVANDRO LEITÃO É ELEITO PREFEITO DE FORTALEZA


Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza. O petista obteve 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) marcou 49,62%  dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10 mil votos. Evandro garantiu 716.133 votos e André, 705.295.

Evandro foi apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) e por outras lideranças petistas, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o atual governador Elmano de Freitas. A ex-prefeita Luizianne Lins, na última semana, também declarou apoio, diminuindo a resistência interna no próprio partido.

Enquanto isso, André recebeu o suporte do ex-presidente Bolsonaro e de outros candidatos derrotados na Capital, como Capitão Wagner (UB) e Eduardo Girão (Novo).

Fortaleza, 4ª maior capital do Brasil, voltará para as maõs do PT, partido de Lula, em uma eleição acirrada que só foi definida no final da apuração, com vitória de Evandro Leitão, o único prefeito petista no Brasil em capitais. A última vez que o partido havia ganho uma eleição em Fortaleza foi em 2008, quando Luizianne conquistou a reeleição ainda no primeiro turno.

(FOCUS)

PSD E MDB VENCEM EM 05 CAPITAIS, PL EM 04 E PT EM UMA

Encerrado o segundo turno das eleições, já é possível verificar como ficou o quadro partidário nas capitais do Brasil. O Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) venceram em cinco das 26 capitais do Brasil, cada. As duas siglas obtiveram o melhor resultado, em relação às demais.

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu em quatros capitais, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu em uma, apenas.


O PT concorreu neste domingo em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), mas somente Evandro Leitão (PT) saiu vitorioso. Ele foi eleito prefeito na capital cearense, derrotando André Fernandes (PL). Em São Paulo (SP), o representante da esquerda, Guilherme Boulos (PSol), perdeu a disputa para o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu em quatros capitais, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu em uma, apenas.

O PT concorreu neste domingo em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), mas somente Evandro Leitão (PT) saiu vitorioso. Ele foi eleito prefeito na capital cearense, derrotando André Fernandes (PL). Em São Paulo (SP), o representante da esquerda, Guilherme Boulos (PSol), perdeu a disputa para o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Entre os demais partidos, o União Brasil venceu em quatro capitais, Progressitas (PP) em duas, Podemos em duas, Republicanos, PSB e Avante em uma, cada.

Os eleitores de 15 capitais retornaram às urnas neste domingo (27/10) para escolher os futuros prefeitos. Em outras 11, a eleição já havia sido decidida na etapa anterior da eleição. Após a confirmação de todos os resultados, a configuração partidária nas 26 capitais do Brasil ficou da seguinte forma:

Partido Social Democrático (PSD)

Belo Horizonte (MG): Fuad Noman (PSD)

Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD)

Florianópolis (SC): Topázio (PSD)

São Luís (MA): Eduardo Braide (PSD)

Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (PSD)

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Belém (PA): Igor Normando (MDB)

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)

Macapá (AP): Dr. Furlan (MDB)

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)

São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB)

Partido Liberal (PL)

Aracaju (SE): Emilia Correa (PL)

Cuiabá (MT): Abilio (PL)

Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PL)

Maceió (AL): JHC (PL)

União Brasil

Goiânia (GO): Mabel (União)

Natal (RN): Paulinho Freire (União)

Salvador (BA): Bruno Rei (União)

Teresina (PI): Silvio Mendes (União)

Progressistas

Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP)

João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP)

Podemos

Palmas (TO): Eduardo Siqueira Campos (Podemos)

Porto Velho (RO): Léo Barreto (Podemos)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Fortaleza (CE): Evandro Leitão (PT)

Republicanos

Vitória (ES): Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Recife (PE): João Campos (PSB)

Avante

Manaus (AM): David Almeida (Avante)

(METROPOLES)