Arquidiocese de Fortaleza apresentou, nesta quarta-feira (6), o plano operacional do evento. Com o tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança”, a caminhada será realizada na próxima sexta-feira, 15 de agosto. Desde 2015, a manifestação em homenagem a Nossa Senhora da Assunção é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
“Foi criado para que as pessoas sintam em sua vida essa proteção que vem do alto, de Deus; que também nos dá essa possibilidade de adquirir para nós a proteção daqueles que intercedem. É um símbolo para dizer que nós somos protegidos pela bênção que vêm do alto e também pelo véu da Virgem Maria”, comentou Dom Gregório, arcebispo de Fortaleza.
Pela primeira vez, a caminhada contará com um espaço reservado para pessoas com deficiência (PCD). A novidade foi anunciada pela primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, que também destacou a revitalização da estátua e da Praça Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, a serem entregues no dia 13 de agosto.
“A gente precisa ter um olhar para a inclusão em todos os espaços. Então, a Prefeitura de Fortaleza está organizando essa ala da inclusão para receber as pessoas com deficiência; os nossos idosos; as nossas crianças, com um cuidado, com um trajeto da inclusão dentro da Caminhada com Maria”, afirmou a primeira-dama.
Em 2025, a caminhada começa às 14h, com concentração no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguirá até a Igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga. Ao final do trajeto, haverá a coroação de Nossa Senhora e, pela primeira vez na programação, apresentações da Banda Missionário Shalom e da Irmã Kelly Patrícia. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pela rádio e pelas redes sociais.