O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), com o apoio do Governo do Estado, implantou neste mês de agosto um novo sistema de transferência digital de veículos. A iniciativa marca um avanço na modernização dos serviços públicos, proporcionando maior agilidade, praticidade e segurança aos motoristas cearenses. A nova ferramenta permite que comprador e vendedor, ambas pessoas físicas e habilitadas no Estado, realizem boa parte do processo de forma on-line, sendo exigida a presença física apenas na etapa de vistoria veicular, que permanece obrigatória.
O serviço permite registrar a intenção de venda, comunicar a transação, pagar taxas, agendar a vistoria, emitir a autorização de estampagem (em caso de mudança de placa) e obter o novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). Após a aprovação da vistoria e o pagamento, o documento é liberado em poucos minutos. A tecnologia utilizada inclui reconhecimento facial e autenticação digital, garantindo alto nível de segurança e validação das informações com o mesmo padrão utilizado por instituições financeiras.
A plataforma está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, o que permite mais flexibilidade para o cidadão. O novo modelo reduz significativamente o tempo e a burocracia em comparação ao processo presencial.
O serviço pode ser acessado pelo site do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br) ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS.