quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CONTAS DE IVO GOMES EM 2018 SÃO APROVADAS: VITÓRIA DO EX-PREFEITO E DERRORA DE OSCAR RODRIGUES

 

Contrariando a expectativa criada nos bastidores da política local, o prefeito Oscar Rodrigues não conseguiu os votos necessários para desaprovar as contas de governo do ex-prefeito Ivo Gomes referentes ao exercício de 2018.

Durante semanas, rodas de conversa em Sobral apontavam para uma articulação forte da base governista na câmara municipal, que teria como meta reprovar as contas do antecessor. No entanto, na sessão desta terça-feira (30/9), o resultado foi diferente do esperado: Ivo saiu vitorioso e Oscar amargou mais uma derrota política.

O parecer da Comissão de Finanças, Justiça e Redação — formada pelos vereadores Mário Vicktor, Micheline Ibiapina, Marlon Sobreira e Pastor Laerti — havia recomendado a desaprovação, divergindo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que se manifestara pela aprovação, com ressalvas.

No plenário, 12 vereadores votaram pela desaprovação: Alan Veras, Apóstolo Jander, Chico Jr, Johnson, Micheline, Marlon, Mário Victor, Quariguasi, Sidcley, Romano, Pastor Laerte e Fransquinha. Outros 8 parlamentares se posicionaram contrários à desaprovação: Ajax Cardozo, Aleandro Linhares, Camilo Motos, Carlos do Calisto, Junim do Povo, Karine Ribeiro, Pamella Nara e Paulão, garantindo a manutenção do parecer do TCE. A vereadora Socorro Brasileiro, em recuperação de saúde, não compareceu à sessão.

Para que as contas fossem reprovadas, seriam necessários 14 votos — o equivalente a dois terços dos 21 vereadores que compõem a Casa Legislativa. Como esse número não foi alcançado, prevaleceu a aprovação, confirmando uma vitória de Ivo Gomes e um revés significativo para o atual prefeito.


(Via Sobral em Revista)

ENCONTRO DE CID E CIRO GOMES: ESPECULAÇÕES SOBRE A REAPORXIMAÇÃO DOS IRMÃOS

Senador e ex-ministro posaram para foto durante festa em homenagem a Tasso Jereissati. Foi a primeira aparição pública dos dois juntos depois de anos de rompimento político.

Na última sexta-feira, 26, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PSB-CE) se reencontraram em público depois de longa temporada de afastamento. Os dois participaram da festa Sereia de Ouro, promovida pelo Grupo Verdes Mares, que homenageou o senador Tasso Jereissati (PSDB). O evento reuniu políticos, empresários e lideranças cearenses, e trouxe à tona olhares curiosos sobre o relacionamento entre os irmãos.

Durante a cerimônia, Ciro e Cid trocaram um cumprimento rápido e posaram para foto. Aliados próximos afirmam que não houve conversa significativa, dada a natureza do evento, com grande público e atividades paralelas. “Foi um cumprimento rápido, nada mais”, disse um aliado, sob reserva. Para outros, o gesto pode ser o primeiro sinal de aproximação, deixando no ar o que poderá vir a seguir.

A tensão entre os irmãos se intensificou a partir de 2022, quando Ciro concorreu à Presidência da República pelo PDT e recebeu apoio tímido de Cid e aliados, gerando acusações públicas. Nos anos seguintes, o racha se aprofundou com disputas pelo controle do PDT no Ceará, que provocaram a saída de dezenas de prefeitos, incluindo Ivo Gomes, irmão mais novo e ex-prefeito de Sobral, e desgastaram a relação familiar. No final de 2024, Cid se filiou ao PSB com parte desses prefeitos, provocando críticas duras de Ciro. Indagado pelo PlatôBR, em agosto, sobre a relação com Cid, Ciro foi enfático: “Não tem relação”.

A relação dos irmãos com Tasso Jereissati é antiga. Ciro entrou na política pelas mãos de Tasso, eleito governador do estado em 1986 pelo PMDB (atual MDB). Depois, os dois mudaram para o PSDB e foram aliados em projetos políticos e administrativos. Desde então, tiveram momentos de parceria e divergência, incluindo apoios cruzados em eleições estaduais e federais, mas sempre mantiveram presença central na política do estado.

(PLATOBR)

CAGECE TROCA EXPERIÊCIA COM A COMPESA SOBRE PPPS DO SANEAMENTO

 

O diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, esteve reunido com o presidente da Companhia de Água e Esgoto de Pernambuco (Compesa), Douglas Nóbrega, e com o diretor de Parcerias da empresa, Ricardo Torres, para conhecer de perto a experiência da Parceria Público-Privada pernambucana, em operação há 12 anos.

O encontro reforça a estratégia do Governo do Ceará de buscar referências bem-sucedidas para acelerar a universalização do saneamento no Estado. A Cagece já conduz a maior PPP do setor no Ceará, responsável por ampliar a rede de esgotamento sanitário em 24 municípios e investir mais de R$ 6 bilhões até 2033.

Ao compartilhar práticas e resultados, as duas companhias buscam aperfeiçoar seus modelos de gestão, ampliar a cobertura de serviços e garantir mais qualidade de vida para a população. Como diria Edson Queiroz, “ensinando e aprendendo”.

FUX ATENDE PEDIDO DO CONGRESSO E ADIA MUDANÇA EM NÚMERO DE DEPUTADOS PARA 2030

 

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou um pedido do Congresso e determinou nesta segunda-feira que o número de deputados federais por estado será mantido nas eleições de 2026. Uma eventual mudança ocorrerá somente a partir de 2030. A decisão atende a um pedido do Congresso, feito na manhã desta segunda.

A determinação de Fux será submetida aos demais ministros do STF, em uma sessão extraordinária do plenário virtual.

Em 2023, o STF determinou que o Congresso deveria redefinir, de acordo com a população atual, o número de deputados a que cada estado tem direito. O prazo para os parlamentares realizarem a alteração era de dois anos, até junho de 2025.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Lc 9,57-62)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57 enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: "Eu te seguirei para onde quer que fores". 58 Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça". 59 Jesus disse a outro: "Segue-me". Este respondeu: "Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai". 60 Jesus respondeu: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus". 61 Um outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares". 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.