quinta-feira, 27 de maio de 2010

MESÁRIOS PARA ELEIÇÕES 2010

Você já pensou em ser mesário voluntário nas eleições? Essa é uma boa dica para quem pensa em contribuir com a “festa da democracia”. Como se isso não bastasse, os trabalhadores têm direito a uma série de vantagens. Universitários, por exemplo, podem converter o trabalho em crédito de atividades extra-curriculares.
Veja abaixo quais as vantagens, restrições e as atividades dos mesários.
Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho que forem trabalhar nas seções eleitorais têm direito a dois dias de descanso. O mesmo ocorre com quem irá ajudar na apuração dos votos. E mesmo que o empregado trabalhe nas eleições durante as suas férias, na volta ao trabalho ele terá direito aos dias de folga.
VOLUNTÁRIOS

Os interessados devem se cadastrar pela internet no site do TRE do seu estado. A convocação deve ser feita pelo juiz eleitoral em edital divulgado até 60 dias antes das eleições.
RESTRIÇÕES
a) Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau;
b) Menores de 18 anos não podem ser mesários;c) Quem for convocado e não puder trabalhar pode apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que vai avaliar cada caso;
O prazo para se inscrever para mesário voluntário termina em 18 de junho. Os aceitos e também os convocados para trabalhar serão avisados até 3 de agosto. As inscrições devem ser feitas nos tribunais eleitorais de cada estado e a parceria entre justiça e universidade depende de convênio.