quinta-feira, 30 de agosto de 2012

STF: MAIORIA CONDENA CUNHA E GRUPO DE VALÉRIO

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 2, condenar o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), na tarde noite de ontem (29), por corrupção passiva (receber vantagem indevida) e peculato, no processo do mensalão. Ainda falta o voto de um ministro, o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, que votará nesta quinta (30).
Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil no ano de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar a agência de Marcos Valério. Além de condenar Cunha, a maioria também decidiu pela condenação de Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz por corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) e peculato em relação aos desvios na Câmara.
As penas para os réus que vierem a ser condenados só serão conhecidas ao final do julgamento. Até agora, os dez ministros deram seus votos em relação apenas ao item três da denúncia da Procuradoria Geral da República, sobre desvio de verbas na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil, primeiro dos sete tópicos que serão analisados pelo Supremo.