segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COMISSÃO REALIZA HOJE EM ACARAÚ AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA BANCÁRIA

A Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira (23/09), a partir das 9h, na cidade de Acaraú, audiência pública para discutir o projeto de lei estadual de segurança bancária, nº 174/13 , que tramita na Casa. O debate será realizado na Câmara dos Vereadores.  
A audiência foi requerida pelo deputado Antonio Carlos (PT), autor do projeto, devido aos constantes assaltos ocorridos em agências bancárias, principalmente no interior do Estado. Apenas em 2013, foram registrados 65 ataques a bancos no Ceará, sendo apenas um em Fortaleza, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Em 28 dessas ações, houve o uso de explosivos.
Além de Acaraú, outras cidades cearenses receberão audiências sobre o tema. São elas: Iguatu, no dia 30 de setembro, a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Comerciantes do município; Crato, no dia 4 de outubro, a partir das 9h, na Câmara dos Vereadores; e Morada Nova, no dia 14 de outubro, às 9h, também na Câmara dos Vereadores.
Outro problema a ser tratado nos debates é a demora para a reativação das agências. Em entrevista à rádio FM Assembleia, o presidente da Comissão de Defesa Social, deputado Delegado Cavalcante (PDT), destacou que a população não pode ficar prejudicada pelos ataques.  
“As agências são explodidas e o banco demora a restabelecer o atendimento”, afirmou. Segundo ele, os habitantes de Morada Nova – cidade que teve a agência do Banco do Brasil explodida com a ação de criminosos no último dia 17 de junho – precisam se deslocar até Limoeiro do Norte para realizar transações. “Isso está trazendo um transtorno muito grande não só em Morada Nova, mas nas outras cidades que passam por isso”, ressaltou Cavalcante.