O Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT), se mostrou contrário à privatização do Parque Nacional de Ubajara, que recentemente entrou na lista do Programa Nacional de Desestatização (PND). A fala do parlamentar, criticando a ação do Governo Federal, aconteceu durante reunião remota da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (15): “Não se pode privatizar o Parque Nacional de Ubajara, não é repartição pública”, diz Romeu Aldigueri.
O Deputado, que já foi superintendente do Ibama no Ceará e prefeito do município de Granja, destacou com críticas a ação do Ministério do Meio Ambiente e solicitou à Casa a realização de Audiência Pública para debater o assunto. “Como é que vai privatizar? sem ouvir as prefeituras locais, as câmaras de vereadores, o comércio local, os cearenses. Não é assim, nós estamos falando de meio ambiente, não estamos falando de uma repartição pública, de privatizar um aeroporto”, criticou.
O Parque, localizado na região norte do Estado, atualmente é considerado Patrimônio Público Nacional, e conta com 8 mil hectares divididos em três municípios cearenses: Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. Aldigueri destacou que, enquanto superintendente do Ibama, realizou trabalhos de proteção e ampliação da área do parque, que passou de 500 para 8 mil hectares.
“O que nós estamos vendo hoje é uma vergonha mundial em relação ao meio ambiente… Nós temos que repensar isso ou vamos ter retaliações internacionais gravíssimas. O Brasil está retroagindo na questão de proteção ambiental”, ressaltou.