O diretor de Extensão Tecnológica do Centec, Hermínio Lima, reforça que deseja alcançar as pessoas que mais precisam de capacitação. “Nossos cursos são para pessoas mais necessitadas, que estão desempregadas, em busca do primeiro emprego ou que precisam de alguma qualificação profissional, além dos Ensinos Fundamental e Médio. Infelizmente, temos muitas pessoas com nível superior se inscrevendo, mas elas não são o nosso foco e isto complica a nossa organização”, explica.
As formações possuem carga horária de 40 horas e as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, de 26 de abril a 07 de maio, em diferentes horários. Desta vez, estão sendo ofertadas as seguintes capacitações: assistente administrativo, ferramentas digitais, eletricidade com segurança, negociação e vendas, liderança, eletricidade básica para mecânica de motos, leitura e interpretação de projetos de edificações e prevenção e controle de verminoses em ovinos e caprinos. Só é permitido que cada pessoa se inscreva em um curso por vez.
Podem participar pessoas com idade a partir de 16 que residem no Ceará e possuam renda mensal de até um salário-mínimo ou que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância. Além disso, é necessário atender aos pré-requisitos específicos de cada curso, como escolaridade mínima, equipamentos obrigatórios e acesso à internet. É necessário possuir celular compatível para assistir as aulas ou notebook/computador com acesso à internet. Os cursos são ministrados através do Google Meet e Google Classromm.