A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi uma das quatro do País que tiraram nota máxima de avaliação de transparência na divulgação de informações, segundo levantamento da Transparência Internacional Brasil divulgado nesta quarta-feira (25) sobre o Poder Legislativo de todos os estados do país. Além do CEará, apenas Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul pontuaram no máximo.
"Esse resultado mostra o compromisso que temos com a máquina pública e com a transparência. Nosso objetivo é fazer para e com a população. Ou seja, escutando sempre as demandas do povo. E ao termos responsabilidade com gastos, temos mais possibilidades de realizações", destaca o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, diretamente da Assembleia Itinerante em Icapuí, Litoral Leste do Ceará.
Evandro destacou diversas iniciativas que a Assembleia do Ceará tem tomado nesse sentido, como o projeto Assembleia Mais Transparente, o novo Portal da Casa, com destaque para a transparência, além do reforço na atuação da ouvidoria. "O Alece 2030 faz condução de políticas públicas pros próximos dez anos e as Assembleias Itinerantes, que já estão na sexta edição desta gestão à frente do Parlamento, também aproximam o Parlamento do cidadão", acrescenta.
E essas ações foram levadas em consideração na avaliação, pois a instituição usou 62 indicadores que mediram mecanismos e práticas de transparência, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à participação popular, como o uso de cotas parlamentares; viagens oficiais com dinheiro público; salários pagos aos servidores e aos deputados, entre outros pontos.
"Estamos em um momento de trazer cada vez mais esta reflexão ao País, para que da mesma forma como temos visto o Estado do Ceará avançar, possamos vivenciar num futuro breve a consolidação dos sistemas de controle das políticas públicas, inerente a todas as instâncias de poder. E essa será a vitória de toda a nossa sociedade, pois isso se reverte em políticas públicas eficazes. É uma luta de quem faz política séria, e é uma luta de todo cidadão brasileiro que sonha com o nosso país funcionando para se tornar avançado, justo e igualitário", defende Evandro.