sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PROCURADORIA GERAL VISITA SANTANA DO ACARAÚ PARA INVESTIGAR AMEAÇAS

Estiveram ontem (08) na Promotoria Pública de Santana do Acaraú, o NUSIT (Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência) criado pelo Ministério Público para garantir a segurança de Promotores de Justiça do Ceará. A missão começou seus trabalhos na quinta (08). A Procuradora Geral de Justiça, Socorro França lidera a comissão. O Promotor de Justiça da comarca, Igor Pereira Pinheiro vem sendo alvo de ameaças. Há suspeitas de que teriam partido do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, preso em 28 de junho desse ano, na operação caça-fantasmas, acusado de fraudar licitações no município de Santana do Acaraú.
Na semana passada Moita pediu para falar com Igor. O Promotor foi na delegacia onde o empresário está preso e recebeu do ex-prefeito a garantia de que jamais tinha partido dele ameaça alguma.
Coincidência ou não, na última sexta-feira, a esposa do promotor recebeu um telefonema. A pessoa do outro lado da linha perguntou se “o castigo” estava lá. Em seguida, acrescentou que o castigo iria chegar.
A missão do NUSIT no Fórum de Santana do Acaraú, estiveram presentes a Procuradora Geral de Justiça, Perpétua Socorro França, o Corregedor Geral do Ministério Público, Mauricio Carneiro (Santanense), o coordenador do NUSIT, José Wilson Sales, o Coordenador do PROCAP, Luiz Alcântara, e mais dois promotores.
Segundo a Procuradora Geral a visita à cidade de Santana do Acaraú faz parte das ações do Ministério Público no Estado, referente a apuração dos Promotores que estão em situação de risco. “É importante ressaltar que quem pretende mexer com um Promotor, deve estar consciente de que não vai mexer só com um, mas com todos os promotores do Estado, pois, somos unos e indivisíveis.” Enfatizou França.

Por Manoelzinho Canafístula