O Núcleo de Comunicação do Governador eleito Camilo Santana (PT) que toma posse amanhã, 1° de janeiro, já está montado. No comando do time estará Chagas Vieira, que assumirá o cargo de assessor especial de Comunicação, tendo Ana Cristina Cavalcante, como coordenadora de Imprensa e Tiago Cafardo, porta-voz do Governo. O fotógrafo ofial será Carlos Gibaja.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA OFICIALIZA RENÚNCIA DE CAMILO SANTANA
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, sob o comando do presidente Zezinho Albuquerque (Pros), oficializou, nesta quarta-feira (31/12), a renúncia ao mandato de deputado estadual por parte do governador eleito Camilo Santana (PT). O mandato de Camilo como deputado se estenderia até 31 de janeiro de 2015, o que o levou a renunciar para assumir o cargo de governador nesta quinta-feira (01/01/2015).
Na ocasião, Camilo Santana agradeceu aos componentes da Mesa Diretora e a outros deputados pelo período em que atuou como parlamentar, firmando ainda compromissos com os cearenses a partir de 2015. “Vou procurar, com energia e lealdade servir ao povo do Ceará”, destacou Camilo, assegurando a continuidade de ações iniciadas pelo governador Cid Gomes (Pros).
Em nome dos deputados presentes, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, retribuiu as declarações do governador eleito. “Para tudo aquilo que vai fazer pelo bem dos cearenses, o governador Camilo não terá dificuldades nesta Casa”, assegurou Zezinho.
Também participaram da reunião os deputados estaduais Sérgio Aguiar (Pros), Lucílvio Girão (SD), Ferreira Aragão (PDT), Ely Aguiar (PSDC), Dr. Sarto (Pros), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Presente à Assembleia, o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) acompanhou a atividade.
PRESIDENTE DILMA FINALIZA REFORMA MINISTERIAL
A presidente Dilma Rousseff anunciou, há pouco, Mauro Luiz Iecker Vieira como o novo ministro das Relações Exteriores em seu segundo mandato.
Faltavam ainda 14 ministros para serem nomeados, 13 deles foram mantidos em seus cargos. Com o novo anúncio, a Dilma conclui a reforma ministerial.
A presidente agradeceu a dedicação do atual ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e informou que o embaixador assumirá a embaixada brasileira nos Estados Unidos. Mauro Vieira é embaixador em Washington desde 2010.
Veja os ministros que foram mantidos hoje em seus cargos:
Aloizio Mercadante Oliva – Casa Civil
Arthur Chioro – Saúde
Eleonora Menicucci de Oliveira – Políticas para as Mulheres
Guilherme Afif Domingos – Micro e Pequena Empresa
Ideli Salvatti – Direitos Humanos
Izabella Teixeira – Meio Ambiente
José Eduardo Cardozo – Justiça
José Elito Carvalho Siqueira – Segurança Institucional
Luis Inácio Adams – Advocacia Geral da União
Manoel Dias – Trabalho e Emprego
Marcelo Côrtes Neri – Assuntos Estratégicos
Tereza Campello – Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Thomas Traummann – Comunicação Social
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA FAZ BALANÇO DA LEGISLATURA FALA DA VITÓRIA DE CAMILO
Diário - Presidente, com a experiência de vários mandatos que o senhor tem, qual a expectativa para a composição da Assembleia a partir do próximo ano?
Zezinho - Nós já estamos há tanto tempo na Casa, e a cada deputado que chega a renovação acontece e a Assembleia continua. Acho que vai ser a mesma coisa dessa Legislatura passada. É claro que vai chegar uma turma muito nova de 24 deputados, mas a Legislatura que passou foi muito boa.
Diário - E em relação às outras? Que avaliação você faria daquela que encontrou no primeiro mandato para esta que está saindo agora?
Zezinho - A Assembleia está mais aparelhada fisicamente, com técnicos e funcionários. Temos canal de TV, emissora de rádio, Universidade, Casa do Cidadão, Procon, Inesp, Centro de Altos Estudos. A Assembleia está cada vez mais fazendo parceria com o Ceará.
Diário - Os deputados que deixam esta Legislatura mostraram certa fadiga. Plenário vazio, as comissões não estão atuando como se esperava. Faltou estímulo para o deputado ser mais atuante?
Zezinho - O que eu vejo é que o governo de Cid Gomes começou a trabalhar muito, fez muito, transformou o Estado do Ceará em diversas áreas: na Educação, Saúde e Infraestrutura. Isso fez com que a oposição diminuísse. Durante oito anos, praticamente, a oposição não existia na Assembleia. A própria oposição elogiava. Por conta da maneira do Cid governar mudou muito o Estado do Ceará. São grandes investimentos de todos os tamanhos no Estado. Temos o Cinturão das Águas, o Centro de Eventos. Tivemos o problema do Aquário, mas está sendo construído. Ele fez mais de 110 escolas profissionalizantes. Foi um Governo realizador em todos os pontos e isso fez com que a oposição ficasse sem argumentos para fazer oposição. E aí surgiram alguns fatos, três ou quatro, que realmente a oposição explorou como a segurança, que é um grande desafio, mas estamos tentando resolver.
Diário - As comissões da Assembleia, hoje, são muito bem aparelhadas fisicamente, mas elas não motivam a participação. Por quê?
Zezinho - Nós temos muitos debates nas comissões técnicas. Temos audiências públicas,. E todos os setores da sociedade estão procurando a Assembleia. Para a isonomia do Tribunal de Justiça foram mais de vinte anos; os cargos e carreira da Assembleia foram mais de 20 anos; a Defensoria Pública procurava independência, e tudo aconteceu. Tivemos quantas mensagens de pedido de empréstimo? E tudo isso passou pelas comissões. Centenas de projetos de Lei. Agora, se você disser que os deputados precisam se aprofundar nas matérias que vão para o plenário, aí é outra coisa. Têm deputados que gostam de tratar só do assunto da educação, e outros do combate à seca, do Interior do Estado.
Diário - O senhor falou na oposição ao Governo Cid Gomes , dizendo que o Governo foi realizador e por isso a oposição não tinha espaço para falar. Será verdade isso ou existe também um certo desinteresse de membros da situação em discutir?
Zezinho - Não. Porque antes nós tínhamos grandes reclamações dos deputados de que nem requerimentos eram respondidos. E nós levamos os secretários para a Casa. Como a grande maioria tem acesso permanente às mensagens do Governo, eles tomavam conhecimento antes que as matérias chegassem na Casa.
Diário - Ainda sobre as comissões, o Diário do Nordeste mostrou que muitas matérias ficaram somente para a próxima Legislatura. Como fica essa questão da aprovação das matérias? Depende apenas do deputado?
Zezinho - Não. Às vezes eu entro com um projeto, e tenho a preferência. Depois eu entro com projeto similar ao que o deputado entrou. Depois vamos somar os dois projetos em um só para votar. E fica aquela discussão de anular um ou outro. Mas foram votados centenas de projetos na Casa
Diário - Então não é por falta de trabalho nas comissões?
Zezinho - Não, as comissões se reúnem, principalmente, quando são assuntos mais polêmicos. Quando tem assunto polêmico a Assembleia participa cada vez mais.
Diário - Os deputados têm recursos especificados para montarem suas assessorias. Além disso, a Assembleia tem um corpo técnico que oferece subsídios para esses deputados. Eles utilizam corretamente essas assessorias?
Zezinho - Nós temos deputados que têm assessorias competentes. E tem um ou outro deputados que não utiliza a assessoria da Assembleia Legislativa, que está preparada. Mas têm as assessorias de gabinete e lá quem manda é o deputado. Ele é quem deve achar qual é a melhor assessoria.
Diário - Ao longo desses dois últimos anos o senhor lançou movimentos de mobilização estadual. E o primeiro deles foi o da defesa da construção da Refinaria no Ceará. Mobilizou todo o Estado, e a Refinaria não veio. Qual foi o resultado dessa mobilização?
Zezinho - Nós andamos muito pelo Ceará, e as pessoas não sabiam o que era uma Refinaria e nem o que ela representa economicamente para o Ceará. Quando mostramos o que ela representava para o Estado do Ceará, e fizemos um projeto para que as pequenas empresas tomassem conhecimento, as pessoas começaram a telefonar, a querer participação, que esse projeto fosse até seu Município. Eu acredito que a Refinaria ainda vem, e na política é assim, quando se mobiliza as pessoas, as coisas acontecem. Nós temos a Siderúrgica que é um fato. Já tem 12 mil funcionários, e ninguém acreditava na Siderúrgica. A Refinaria vai vir sim, e o que queremos é apressar para que venha o mais rápido possível.
Diário - Essa mobilização resultou em algum documento para a Petrobras e o Governo Federal?
Zezinho - Nós temos um grupo que se reúne mensalmente com a Petrobras, pessoas do Governo do Estado, da Secretaria de Infraestrutura, e às vezes até com o governador Cid Gomes para tratar desse assunto.
Diário - Outra mobilização feita foi em relação à questão das drogas. Qual foi o resultado dessa ação?
Zezinho - Nós trouxemos o comentarista esportivo Walter Casagrande quando tinha cerca de 2 mil pessoas lá no Crato, não cabia mais gente. As pessoas queriam ouvir a palestra do Casagrande, e nós andamos no Interior. Nós temos grandes problemas, e o Poder Público tem que enfrentar de frente a questão das drogas.
Diário - Esses dois eventos, a mobilização pela Refinaria e o trabalho contra o uso das drogas foram trabalhos que aproximaram a Assembleia da sociedade. Mas a Assembleia ainda é de certa forma distante da sociedade. Há algum outro projeto de mobilização para os próximos dois anos?
Zezinho - A Assembleia fez o Pacto pelo Pecém, o Pacto Pelas Águas, e agora estamos com esse problema de chuvas, estamos há três anos sem chuvas normais, e precisamos nos preocupar agora com o problema da seca. Precisamos levar a Assembleia para discutir mais perto da população esse problema de seca, se não vier um bom inverno. E continuar esses dois grandes projetos: a "Refinaria Já!" e o "Ceará sem Drogas". Temos que continuar esses três projetos, porque quando mobilizamos, as pessoas vêm com ideias. Nós abrimos espaço para a Assembleia conversar com as pessoas, e a Assembleia mudou muito. Ela está hoje muito mais perto das pessoas do Interior do Estado. A Assembleia está indo discutir os problemas do Interior do Estado, e isso vai acontecer agora em 2015.
Diário - Hoje, três meses depois da indicação do candidato que iria suceder Cid Gomes, no qual o senhor também concorria, qual a avaliação que você faz daquele momento no Estado?
Zezinho - Nós tínhamos um trabalho com os deputados estaduais, e alguns amigos acharam que eu poderia ser o candidato, como alguns outros amigos que tiveram o privilegio de terem sua candidatura ser conhecida por seus grupos. Mas quando se trabalha com um grupo temos que escolher o que é melhor para o grupo. E aconteceu que o melhor nome naquele momento foi o do Camilo. Graças a Deus ganhamos a eleição, e esperamos que ele dê continuidade ao trabalho do governador Cid Gomes, lançando novos projetos e novas ideias. O Ceará cresceu acima do Brasil nesses últimos anos. Nós não tínhamos uma escola profissionalizante e já temos 110 e o governador Cid Gomes já deixa dinheiro em caixa para mais 25. Nós temos hoje três hospitais gerais no Interior do Estado. Já lançou o da Região do Jaguaribe, inclusive, foi uma solicitação nossa. Eu disse ao governador que as pessoas estavam cobrando um hospital para a região do Jaguaribe. Quando (o governador) estava inaugurando uma policlínica lá ele falou que iria fazer um estudo para inauguração do hospital de Jaguaribe. Eu me senti muito realizado.
Diário - Depois da escolha do nome do Camilo, o senhor disse que era político do Legislativo. Isso é um pensamento que fica para sempre ou mudará?
Zezinho - Eu me sinto bem no Legislativo. Eu poderia prestar serviço maior no Executivo, mas eu sou homem do Legislativo. Foi conversado para eu ficar como vice-governador, e achei melhor permanecer na Assembleia.
Diário - Além da vaga de vice, também teria sido ofertado ao senhor vaga de senador e o senhor não aceitou.
Zezinho - Em conversa com vários amigos, eles chegaram, de repente, dizendo que eu era o melhor cotado para vice e a senatoria. Mas eu disse que queria ficar no Legislativo. E foi assim que aconteceu.
Diário - Qual o futuro do grupo político do qual o senhor pertence? E levando em consideração que o governador do Estado será a partir do dia 1º de janeiro um integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), que embora tenha sido aliado de Cid Gomes desde 2006, tem várias tendências, e uma delas faz oposição declarada ao governador Cid Gomes?
Zezinho - As pessoas que votaram no Camilo votaram no projeto do PROS, que é um partido que tem como lideres Cid e Ciro Gomes. As pessoas votaram no candidato do Cid Gomes, porque o Camilo era como o deputado Zezinho Albuquerque, desconhecido pela maioria da população do Estado do Ceará. As pessoas votaram em candidato do PT, mas também no candidato do governador Cid Gomes, onde as pesquisas demonstravam que em algumas cidades o seu Governo tinha 80% de aceitação. O Camilo já tinha sido secretario do Desenvolvimento Agrário e de Cidades, e o governador sabe que ele pode fazer um grande trabalho. Nosso partido vai continuar no comando do Cid e Ciro porque são dois homens públicos do Brasil. O Cid foi convidado para ser ministro da Educação, e o Ciro já foi ministro, candidato a presidente da República, secretário do Saúde, prefeito e governador. Esse grupo, que é o maior do Estado do Ceará, elegeu governador de outro partido, Isso é importante, porque nós não estamos tratando de questão partidária, mas sim daquele que pode melhor governar o Estado do Ceará para os próximos quatro anos. E graças a Deus a população entendeu que era o candidato do governador Cid Gomes e da maioria da Assembleia, que era maioria dos prefeitos, e está aí. Tenho certeza que ele vai dar continuidade ao que o Cid fez com novas ideias.
Diário - Qual o reflexo dessa eleição de 2014 para 2016, quando o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, provavelmente tentará reeleição, tendo no Estado um governador do PT, partido no qual existe uma ala que também pode lançar a candidatura própria ?
Zezinho - Roberto Cláudio foi eleito sendo apoiado por quase nenhuma parte do PT. Tinham várias pessoas, que hoje estão no Governo que faziam oposição ao Roberto Cláudio. O prefeito vai fazer dois anos de Governo, e sabemos como ele pegou o Governo, sem querer falar mal de qualquer administração. Eu tenho conhecimento do que não foi feito, e do que ele está fazendo. São mais de 70 postos de saúde funcionando com tudo, são viadutos, a limpeza da cidade melhorou. Ele está reorganizando a Prefeitura de Fortaleza. Com esses dois anos que tem, eu tenho certeza que população vai querer o Roberto Cláudio na Prefeitura por mais quatro anos.
Edison Silva/Miguel Martins
Editor /Repórter - Diário do Nordeste
INFORME DO SAAE SOBRAL
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral SAAE informa aos seus usuários que o funcionamento das atividades do SAAE nesse período festivo.
- Atendimento presencial e através do telefone 0800.283.0195 (sede /centro) - até quarta-feira (31/12), das 8h às 14h, retornando as atividades, normalmente, na segunda-feira, (05/01), a partir das 8h; Nesse período, as demais atividades continuarão em pleno funcionamento, em regime de escala plantonista.
Plantão SAAE Sobral
Usuários, caso neste período de paralização ocorram alguma intercorrência nos serviços de água e esgoto, entrem em contato:
- Gerência de Água: (88) 3677 5757
- Gerência de Esgoto: (88) 3677 5755
O SAAE Sobral deseja a todos os sobralenses um Feliz 2015
SAAE Sobral - 53 anos cuidando da sua saúde
HEMOCE DE SOBRAL CONVOCA DOADORES DE SANGUE
O Hemoce Norte, preocupado com a queda em seu estoque de sangue, apela para a
compreensão e o espírito de solidariedade da população da zona Norte. A
preocupação aumenta, principalmente, com a proximidade da festa da virada do
ano. Neste período, habitualmente, acontece um número maior de episódios
violentos, havendo a necessidade de um maior volume de bolsas de sangue para os
procedimento cirúrgicos realizados nos hospitais.
- São requisitos para
ser um doador de sangue: Estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter
entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Doadores menores
de 18 anos devem apresentar Termo de Consentimento.
SERVIÇO
Hemoce de Sobral
Rua: Jânio Quadros,
s/n- Bairro Santa Casa
Sobral/CE - Fone: (88) 3677.4624 / 3677.4627
MASSAPÊ EXEMPLO DE DESTACADA GESTÃO
Outra administração da Região Norte do Ceará que fecha seus primeiros anos em alta, é a do jovem prefeito de Massapê, Antonio José Albuquerque (Pros). Com a grande responsabilidade e expectativa, por ser filho de um dos mais habilidosos políticos do Estado, o deputado Zezinho Albuquerque (Pros) o jovem gestor surpreendeu aliados e até mesmo adversários políticos.
Com um trabalho inicial voltado para criação de projetos inovadores, e logo depois a construção de caixa para a a celebração de parcerias com a União e Estado, o jovem prefeito Antonio José Albuquerque (Pros) já demonstra real condição de concluir demandas que historicamente eram apenas "peças" para construção de discursos políticos.
FORQUILHA E COREAÚ FECHAM SEGUNDO ANO DE ADMINISTRAÇÃO EM ALTA
Prefeitos Gerlásio Loiola (Forquilha) e Érica Cristino (Coreaú)
A juventude administrativa, vontade de acertar e responsabilidade com o que é público foram ingredientes para alguns gestores de forma destacada concluirem seus primeiros dois anos como prefeitos, de pequenas cidades do Ceará. As administrações de Forquilha e Coreaú, com os jovens prefeitos Gerlasio Loiola (PT) e Érica Cristino (Pros) respectivamente, são alguns exemplos de boas práticas implementadas.
Focados no administrar de forma responsável e na construção de projetos viáveis, ambos os prefeitos da Zona Norte, finalizam o primeiro biênio a frente de suas prefeituras, qualificados administrativamente e respaldados também no quesito político.
LEI DA À EX-GOVERNADORA O DIREITO DE NOMEAR ASSESSORES PESSOAIS POR QUATRO ANOS
A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) terá poderes para
nomear livremente, a partir de 1º de janeiro, quatro servidores para
ajudá-la em atividades de apoio pessoal pelos próximos quatro anos. Terá
também à sua disposição um carro oficial para seus deslocamentos. Essas
regalias estão previstas em uma lei estadual sancionada no último dia
18, atendendo a um projeto de lei enviado por ela em novembro.
Seis
dias antes, Roseana já havia sido beneficiada por uma pensão vitalícia
no valor de R$ 24 mil por ser ex-governadora. Ela ainda tem direito a
outros R$ 23 mil por ser funcionária aposentada do Senado.
A nova
lei que se refere à equipe de apoio para Roseana altera uma legislação
de novembro 2006, sancionada pelo então governador José Reinaldo Tavares
(PSB), adversário político da família Sarney. Essa norma já assegurava a
ex-governadores a possibilidade de contar com uma equipe pessoal para
assessorá-los após o término do mandato.
Anteriormente, dos cinco
assessores que poderiam ser nomeados, apenas um poderia ser indicado sem
qualquer restrição. Outros quatro deveriam ser obrigatoriamente dois
policiais civis, um motorista pertencente aos quadros da Polícia Militar
ou Corpo de Bombeiros, e um quarto, ajudante-de-ordens.
GOVERNADOR E VICE TOMAM POSSE AMANHÃ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O governador eleito Camilo Santana e a vice-governadora Izolda
Cela serão empossados no próximo dia 1º de janeiro, às 9 h, em
solenidade no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A sessão
solene será presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (Pros),
presidente do Poder Legislativo, em cumprimento ao disposto no artigo 86
da Constituição Estadual.
De acordo com a coordenadora do Cerimonial da Assembleia, Teresa
Borges, foram distribuídos 500 convites para o evento e credenciados 150
profissionais da imprensa, entre repórteres, cinegrafistas e
fotógrafos. Os assentos do plenário foram reservados para as autoridades
e parentes do futuro governador e vice-governadora. Os demais
convidados ficarão nas salas contíguas ao plenário e mezanino, ou
acompanharão a solenidade a partir de telões instalados no Auditório
Murilo Aguiar e salas de comissões técnicas.
Após a abertura da sessão pelo presidente Zezinho Albuquerque, será
executado o Hino Nacional e, em seguida, o futuro governador e sua vice
prestam compromisso de posse. Concluídos os procedimentos protocolares, a
palavra será facultada a Camilo Santana. A solenidade será encerrada
com a execução do hino do Ceará, interpretado por Aparecida Silvino e
Marcos Lessa.
A PALAVRA DO DIA
Evangelho (Jo 1,1-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se
fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória
que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele,
João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que
vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
GOVERNO DILMA REDUZ O VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO PARA 2015
O salário mínimo de R$ 790,00 foi aprovado na votação do relatório final da Lei Orçamentária para 2015 pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
A presidente Dilma Rousseff, no entanto, resolveu mudar e reduzir o valor do mínimo para R$ 788,00 a partir de janeiro de 2015. Um decreto alterando o valor foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira. Atualmente o salário mínimo tem o valor de R$ 724.
A decisão de Dilma, no entanto, ainda deve ser apreciadas pelo Congresso Nacional, que só retomará as atividades a partir de 1º de fevereiro.
(Com Agências)
TAMANHO DO PT NO GOVERNO CAMILO
O deputado federal José Guimarães articulou espaços para o PT.
“Com secretariado anunciado ontem por Camilo Santana, o PT irá sair de dois para quatro no número de deputados do partido na Assembleia Legislativa. O POVO apurou que, entre deputados convocados e licenças, partido deverá ter, além de Moisés Braz e Elmano de Freitas, também Rachel Marques e Dr. Santana na Casa.
O “reforço” ocorre após convocação dos deputados David Durant (PRB), Mirian Sobreira (Pros), Ivo Gomes (Pros) e Osmar Baquit (PSD) para o secretariado de Camilo. Com a saída deles, assumiriam, pela ordem da coligação proporcional governista, os deputados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PSD) e Dedé Teixeira (PT).
Como Dedé também foi indicado secretário (Desenvolvimento Agrário), fica aberta vaga para Rachel Marques. Já o próximo na fila, Dr. Santana, assumirá – conforme O POVO apurou – em vaga aberta por Professor Teodoro, que deverá se licenciar para tratar de questões de Saúde.
Não são só os primeiros suplentes petistas que se “saem bem” com os nomes indicados por Camilo. Com a saída de Guilherme Sampaio, assumirá na Câmara Municipal o vereador Dr. Vicente (PT). Ele integra grupo do deputado estadual Francisco Pinheiro (PT) – que não conseguiu se reeleger neste ano.
Apesar do “incremento” na Assembleia, partido terá de lidar com volta Fernando Hugo na Casa. Atualmente, o deputado é dos mais ferrenhos opositores ao PT no Estado, com críticas constantes ao partido e ao governo Dilma Rousseff (PT).
Contrariando expectativas, nenhum deputado federal eleito neste ano foi convocado para o secretariado de Camilo. A informação é má notícia para Vicente Arruda (Pros), que é 1º suplente da coligação governista.
(O POVO)
CID GOMES DIZ QUE ANUNCIARÁ NOVO PISO PARA PROFESSORES
Convidado para ocupar o Ministério da Educação no novo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já tem uma lista de prioridades que deverá por em prática nas primeiras semanas de janeiro. Gomes esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, e parte da equipe do governo federal.
"Conversei com o Paim sobre algumas questões postas no calendário do Ministério. Na primeira semana depois da posse, será divulgado o reajuste do piso dos professores. Na segunda, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na terceira e quarta, abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)", afirmou ao Broadcast Político.
De saída do governo estadual e de mudança para Brasília, Cid Gomes destaca como principal meta como ministro da Educação o debate sobre uma revisão da grade curricular do Ensino Médio. "Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais", ressaltou.
A ideia, entretanto, já vem sendo trabalhada pelo ministro Henrique Paim, um dos defensores da flexibilidade do currículo de modo que o estudante não precise repetir o ano toda vez que for reprovado por uma ou duas disciplinas. No cerne das discussões dentro do governo, está a tentativa de se evitar a evasão escolar.
O futuro ministro da Educação, que toma posse no dia 1º de janeiro, também defendeu a redução do período de alfabetização. "Acredito que a alfabetização pode ser feita até os 7 anos e não 8, como é hoje". No encontro que teve com a presidente Dilma no início do mês, quando foi convidado para o Ministério, a petista reforçou o pedido de atenção à ampliação da oferta de vagas em tempo integral.
NOTA DE FALECIMENTO
Com tristeza que noticiamos o falecimento, acontecido hoje (29), do amigo de Faculdade Luciano Feijão, o advogado e Inspetor da Guarda Civil Municipal, José Ribamar Fontenelle Filho, 44 anos. Seu corpo está sendo velado na capela do Cemitério Jardim Eterno, na BR 222, onde acontecerá a missa de corpo presente as 16h, seguido de sepultamento.
A todos os familiares nossas mais sinceras condolências.
PREVIDÊNCIA: DILMA TEME CARIMBO 'ESTELIONATO ELEITORAL'
A maior preocupação do governo com as mudanças no seguro-desemprego e em pensões por morte anunciadas ontem era bater na tecla de que não são medidas que reduzem direitos, mas corrigem distorções. Após hesitar durante dias, temendo o caráter impopular do pacote, Dilma Rousseff concordou com a adoção das medidas, mas instruiu auxiliares a dar exemplos didáticos de como as regras alteradas permitiam abusos e repetir que só futuros beneficiários serão afetados.
O temor do Planalto era que, de novo, as medidas fossem interpretadas como estelionato eleitoral, uma vez que Dilma passou a campanha dizendo que Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) mexeriam em direitos trabalhistas e previdenciários, se fossem eleitos.
APÓS REQUALIFICAÇÃO, PRAÇA DO BOSQUE SERÁ ABERTA AO PÚBLICO HOJE
Será entregue à população nesta terça-feira (30) após obras de requalificação, a Praça Duque de Caxias (Praça do Bosque). A solenidade de reinauguração será a partir das 19h e terá a presença do Governador Cid Gomes e do Prefeito Veveu.
Com as obras de requalificação, a Praça do Bosque passa a ter um espelho d’água e área de recreação, com brinquedos e mesa de jogos de tabuleiro. O espaço conta, ainda, com equipamentos de ginástica e uma iluminação especial que destaca os jardins e passeios.
A obra teve investimento de R$1.346.184,57 em recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Pólos Regionais (Programa Cidades do Ceará II) do Governo do Estado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com as obras de requalificação, a Praça do Bosque passa a ter um espelho d’água e área de recreação, com brinquedos e mesa de jogos de tabuleiro. O espaço conta, ainda, com equipamentos de ginástica e uma iluminação especial que destaca os jardins e passeios.
A obra teve investimento de R$1.346.184,57 em recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Pólos Regionais (Programa Cidades do Ceará II) do Governo do Estado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
ZONA NORTE BEM REPRESENTADA NO PODER LEGISLATIVO CEARENSE
Com a recondução - merecida - do Presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) ao comando do legislativo cearense, para o Biênio 2015-2016, após a eleição do próximo dia 02 de fevereiro, a Região Norte ficará mais uma vez bem representada. Além do filho de Massapê, Zezinho Albuquerque (Pros) na Presidência, o deputado Sérgio Aguiar (Pros) também filho da Zona Norte, da cidade de Camocim, deseja ser reconduzido a Primeira Secretaria da Casa.
O TAMANHO DE SOBRAL NO GOVERNO CAMILO
Além de posição estratégica e força política de Izolda Cela (Pros) como vice-governadora do Estado, o governo Camilo Santana (PT) contará também com os sobralenses Ivo Gomes (Secretário de Cidades) e Pe. Zé Linhares (Conselho Estadual de Educação). Assim como o Cariri, a terra do ainda governador Cid Gomes (Sobral) foi contemplada com três importantes posições do futuro governo petista.
O TAMANHO DO CARIRI NO GOVERNO CAMILO
O Cariri, terra do governador eleito Camilo Santana (PT) foi contemplado com três Secretarias. O Secretário da Casa Civil, Alexandre Lacerda Landim e Hugo Figueiredo novo secretário de Planejamento (Seplag) são cotas pessoal de Camilo. Já o Secretário Josbertini Virgínio Clementino, que é da cota do PDT, continuará à frente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Além de sua qualificação, o novo Chefe da Casa Civil, Alexandre Landim é amigo pessoal de Camilo e padrinho de um dos filhos do governador eleito. Os três têm relação com o Cariri.
O TAMANHO DO PROS NO GOVERNO CAMILO
Secretaria de Relações Institucionais (SRI) – Danilo Serpa
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Mauro Filho
Secretaria de Cidades (Cidades) – Ivo Gomes
Secretaria de Políticas Sobre Drogas – Mirian Sobreira
Secretaria do Turismo (Setur) – Arialdo Pinho
ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA APRECE ACONTECE DIA 30 DE JANEIRO
Por meio de edital, datado de 29 de dezembro de 2014, a Aprece está convocando todos os representantes de seus municípios associados, nos termos dos artigos 22, 24, 41 a 59 de seu Estatuto Social, para comparecerem à sua Assembleia Geral Ordinária, no próximo dia 30 de janeiro. O encontro, que acontecerá no Auditório do Banco do Brasil (Avenida Santos Dumont, nº 2889), a partir das 8h:30, objetiva realizar a eleição da nova diretoria executiva da Aprece, além de apreciar a prestação de contas anuais e o Relatório do Conselho Fiscal.
O pedido para o registro das chapas, cujo modelo pode ser obtido AQUI, deverá observar o disposto nos artigos 42 a 49 do Estatuto, sendo encaminhado ao Presidente da Comissão Eleitoral, no endereço da Aprece: Rua Maria Tomásia, 230, Bairro Aldeota, Fortaleza-Ceará, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, a partir da data da publicação. O prazo final para registro de chapa se encerra no dia 19 de janeiro, conforme o artigo 44 do Estatuto.
Confira os demais documentos referentes ao PROCESSO ELEITORAL DA APRECE.
GOVERNO DILMA ENDURECE ACESSO A BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
A presidente Dilma Rousseff encaminhará ontem (29) para o Congresso uma Medida Provisória (MP) com ajustes nas despesas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social. O anúncio foi feito no fim da tarde desta segunda-feira pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que coordenou uma reunião sobre o tema no Palácio no Planalto. As mudanças atingem o abono salarial, o seguro-desemprego, o seguro-desemprego dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxilio-doença. Mercadante afirmou que os direitos dos trabalhadores serão preservados. As mudanças não serão retroativas, atingindo apenas os beneficiários de agora em diante. O governo estima uma economia de R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015.
Para o recebimento do abono salarial, a carência para o recebimento do benefício passa a ser de seis meses, em vez de um mês, como é atualmente. Além disso, o pagamento passa a ser proporcional aos meses trabalhados, a exemplo do que ocorre com o 13o salário.
O pagamento do seguro-desemprego, por sua vez, também terá ampliado o período de carência. No lugar dos atuais seis meses, o trabalhador terá de trabalhar no mínimo 18 meses para receber pela primeira vez o benefício. Na segunda solicitação, será preciso ter trabalhado ao menos um ano. E, da terceira solicitação em diante, seis meses.
No caso da pensão por morte, o trabalhador terá de ter contribuído para a Previdência por dois anos para que seus dependentes tenham direito ao auxílio. Hoje, basta um mês de contribuição. A exceção é morte por acidente de trabalho ou por doença relacionada ao trabalho. O beneficiário tem que ter comprovado casamento ou união estável por no mínimo dois anos para receber a pensão do parceiro falecido. E o pagamento passa a ser proporcional: 50% mais 10% por dependente, até atingir os 100% da pensão.
Já o auxílio-doença terá a seguinte alteração: a empresa que emprega o trabalhador terá de pagar um mês de salário do funcionário afastado por esse motivo. Só depois desse período é que a Previdência passa a arcar com a remuneração do profissional afastado. Hoje, a Previdência se responsabiliza a partir de 15 dias de afastamento. Todos os benefícios serão disponibilizados na internet, a exemplo do que acontece com o pagamento do Bolsa Família.
DILMA CONFIRMA NOMES DE MAIS SETE MINITROS
O Palácio do Planalto, através da Secretaria de Comunicação Social, anunciou ontem (29) os nomes de sete novos ministros para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Ela confirmou os nomes para as pastas de Transporte, Integração Nacional, Secretária Geral, Desenvolvimento Agrário, Relações Institucionais, Comunicações e Previdência.
Agora, do total de 39 ministros, o Planalto já anunciou os nomes de 24 – faltam outros 15, a serem divulgados até a próxima quinta (1º), quando Dilma tomará posse para o segundo mandato.
Nota do Palácio do Planalto:
NOTA OFICIAL
A presidenta Dilma Rousseff anunciou novos nomes do seu ministério.
São eles:
Antonio Carlos Rodrigues (Transporte);
Gilberto Occhi (Integração);
Miguel Rossetto (Secretária Geral);
Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário);
Pepe Vargas (Relações Institucionais).
Ricardo Berzoini (Comunicações);
Carlos Gabas (Previdência)
A presidenta agradeceu a dedicação dos ministros:
Francisco Teixeira (Integração),
Garibaldi Alves (Previdência Social)
Gilberto Carvalho (Secretaria Geral)
Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário),
Paulo Bernardo (Comunicações);
Paulo Sérgio Passos (Transportes),
Ricardo Berzoini (Relações Institucionais),
A posse dos novos ministros será realizada no dia 1º de janeiro.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República
EM SOBRAL: VENDE-SE UM HOSPITAL
O Hospital Dr. Estevam Ponte, com quase 40 anos de serviços prestados à zona Norte, está à venda. A defasagem dos financiamentos referentes aos procedimentos do SUS, pagos pelo Governo, e o descaso dos gestores públicos da saúde fazem mais uma vítima. O Hospital Dr. Estevam de Sobral, próximo de completar 40 anos de serviços prestados ao município e toda zona Norte, está à venda. Conforme o médico e vereador, Dr. Estevam Ponte Filho, em entrevista a um programa de rádio local, no último sábado, dia 27, o hospital resistiu até aonde pode, mas a situação financeira está insustentável. Para não desativar definitivamente, tão importante equipamento à assistência da população mais carente, a decisão dos diretores proprietários foi a de vender o Hospital Dr. Estevam, que segundo o vereador está em “coma”.
Ainda conforme o médico, três grupos empresariais do ramo da saúde já manifestaram o interesse em adquirir o hospital, entretanto as negociações são mantidas em sigilo. A situação de lamúria e penúria vivida pelo Hospital Dr. Estevam, e que pode ser assumido pela iniciativa privada, onde, provavelmente, o “pobre” não terá acesso, é a prova do descaso dos gestores da saúde nas três esferas públicas: federal, estadual e municipal. Neste caso, podemos até indagar, já sabendo a resposta.
Por quê a Prefeitura de Sobral e de tantos outros municípios não socorreram o hospital? Por quê o Governo do Estado não socorre o hospital? Do Governo Federal nem se pergunta nada, pois sabe-se que os financiamentos pagos por alguns procedimentos, principalmente os de emergência, são ridículos. A resposta que todos sabem: não há interesse nem compromisso, seja pela parte do Prefeito(s) ou do Governador, em financiar ou ajudar hospitais do porte Dr. Estevam. Os motivos, só estes gestores podem revelar. Por fim, só resta lamentar.
Por quê a Prefeitura de Sobral e de tantos outros municípios não socorreram o hospital? Por quê o Governo do Estado não socorre o hospital? Do Governo Federal nem se pergunta nada, pois sabe-se que os financiamentos pagos por alguns procedimentos, principalmente os de emergência, são ridículos. A resposta que todos sabem: não há interesse nem compromisso, seja pela parte do Prefeito(s) ou do Governador, em financiar ou ajudar hospitais do porte Dr. Estevam. Os motivos, só estes gestores podem revelar. Por fim, só resta lamentar.
Fonte: Blog Encontro com a Saúde
A PALAVRA DO DIA
Evangelho (Lc 2,36-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)